Individualismo: problema irreversível?

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Tema: Coletivo x Individualismo

Segundo Zygmunt Bauman, sociólogo polonês, “Não são as crises que mudam o mundo, e sim como reagimos a ela”. Sob tal ótica, diante da falta de coletivismo na sociedade, é inegável como o Brasil propende-se a respostas negativas, visto que vigora uma concepção adepta ao individualismo, tendo como efeito, problemas que impossibilitam a convivência, saudável, em sociedade.

Em primeiro plano, é axiomático que a supervalorização dos interesses próprios agrava a problemática. De acordo com Nicolau Maquiavel, escritor Renascentista, o homem em busca de suas ambições, não percebe o mal que pode gerar. De maneira análoga, tendo em vista a aglomeração em redes de suprimento a fim de acumular recursos defronte à pandemia, é inegável que o auxílio mútuo e a empatia – capacidade de se colocar no lugar do outro – não são prioridades para grande parte dos brasileiros que objetivam se precaver, mesmo que seja necessário prejudicar outros.

Em consequência do supracitado, é notório os problemas que tais atos podem provocar no convívio em sociedade. Acerca disso, mesmo Pitágoras, matemático da Antiga Grécia, tendo afirmado que o mundo se trata da harmonia de contrários, é perceptível que esse panorama quebra esse equilíbrio. Por conseguinte, é evidente que, hodiernamente, o fruto dessa disparidade se apresenta tanto na falha obtenção de recursos básicos, provida daqueles que não identificam os produtos nos supermercados,  quanto na inatividade da população diante ao quantitativo de pessoas que perderam seu emprego e precisam de auxílio nesse cenário tão complicado, o qual urge a participação dos envolvidos.

Depreende-se, portanto, a premência de medidas a fim de mitigar esse impasse. Destarte, cabe ao Ministério da Educação, por intermédio da alteração da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), aplicar a adição de uma nova frente, obrigatória, na matéria de Sociologia, a qual tratará especificamente os resultados negativos do individualismo e a importância do trabalho em equipe para relações saudáveis dentro da sociedade. Quiçá, assim tal hiato reverter-se-á, desenvolvendo uma nação tanto participativa quanto solidária; e enfim,  fazendo “jus”, deveras, àquilo que fora apregoado por Bauman.

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3 Correções

  1. Em primeiro lugar congratulo-o por sua riqueza vocabular! Excelente texto!
    No primeiro parágrafo apenas um erro de plural na frase de Bauman, provavelmente erro de digitação
    acredito que a forma correta de escrita seria “são notórios os problemas”,
    No terceiro parágrafo trecho: ” é notório os problemas que tais atos podem provocar no convívio em sociedade. Acerca disso, mesmo Pitágoras, matemático da Antiga Grécia, tendo afirmado que o mundo se trata da harmonia de contrários, é perceptível que esse panorama quebra esse equilíbrio.”. está um pouco confuso, o “mesmo pitágoras… tendo afirmado” traz um pouco a ideia de oposição, e a frase acaba sendo aditiva.
    “o fruto dessa disparidade se apresenta tanto na falha obtenção de recursos básicos, provida daqueles que não identificam os produtos nos supermercados” , a frase ficou um pouco confusa, quem provê( proporciona) as disparidades? são as próprias pessoas que não identificam (encontram) os produtos? sugeriria a mudança do verbo prover, ou do termo identificam
    A Conclusão é muito bem elaborada, de longe uma das melhores que já vi!!

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  2. Nota 01 – 180 – demonstra excelente domínio da norma padrão, apresentando pouquíssimos ou nenhum desvio gramatical leve e de convenções da escrita.
    Nota 02 – 180 – desenvolve muito bem o tema proposto, explorando os principais aspectos.
    Nota 03 – 160 – seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, o que configura autoria.
    Nota 04 – 200 – demonstra pleno domínio dos recursos coesivos, articulando as partes do texto sem apresentar inadequações na utilização desses recursos.
    Nota 05 – 200 – elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.

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  3. Oi Felipe, ótimo texto! Sugeriria, ao fim de cada parágrafo de desenvolvimento, adicionar um período de conclusão (“Dessa forma/modo…”), fazendo a síntese das ideias do parágrafo/ indicando suas reverberações na sociedade/ retomando a citação/ antecipando uma possível proposta de intervenção, etc. No segundo parágrafo, o uso de “esse panorama quebra esse equilíbrio” pode levar a uma ambiguidade (muito comum quando utilizamos pronomes demonstrativos em redações), então sugiro que evite o uso. Proposta de intervenção est;a boa e bem detalhada, bem como a circularidade está bem feita Nota: 920

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