Estudante

Indígenas brasileiros na contemporaneidade (ENEM)

  • 1

A série “Anne With an e” apresenta, explicitamente, os desafios recorrentes enfrentados pela população indígena, no qual são representadas as inúmeras tentativas de busca para garantir os direitos essenciais que o país fornece. No entanto, os esforços adotados para assegurar sua integração na sociedade contemporânea ainda é uma dificuldade, visto que, a perpetuação da desigualdade racial e social precariza os valores morais da cidadania indígena.

Mediante ao elencado, percebe-se que a partir do descobrimento do Brasil os costumes adotados pelos índios são desrespeitados, visto que, as falhas tentativas de mudanças culturais desfavoreceram a participação do índio na sociedade. Desse modo, o direito de acesso à segurança, estabelecido pela Constituição brasileira de 1988, se torna ineficaz.

Ademais, a falta da participação efetiva do índio na política faz com que seus direitos não sejam reivindicados e, dessa forma, a ausência de moradia e de acesso à oportunidades de trabalho gera a crescente desigualdade social e, consequentemente, o grupo indígena é incluído no Índice de Gini, que retrata a precarização omitida na sociedade.

Em suma, é imprescindível que o Governo Federal utilize do poder legislativo para criar leis específicas em relação à inclusão do povo indígena na política, por meio da escolha de um líder que participará, efetivamente, de reuniões exclusivas para os direitos dos índios. Dessa forma, a reivindicação por sua liberdade cultural, e acesso aos seus direitos essenciais se torna fundamental para a inclusão dos índios na contemporaneidade e, desse modo, garante o asseguramento do respeito em relação aos seus valores morais e culturais.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, vou corrigir sua redação por parágrafos, ok?
    1-A série “Anne With an e” apresenta, explicitamente, os desafios recorrentes enfrentados pela população indígena, no qual são representadas as inúmeras tentativas de busca para garantir os direitos essenciais que o país fornece. No entanto, os esforços adotados para assegurar sua integração na sociedade contemporânea ainda é uma dificuldade, visto que, a perpetuação da desigualdade racial e social precariza os valores morais da cidadania indígena.
    * Gostei muito da sua introdução, apenas considero que se tivesse referenciado um pouco mais a série, ficaria melhor. *
    2-Mediante ao elencado, percebe-se que a partir do descobrimento do Brasil os costumes adotados pelos índios são desrespeitados, visto que, as falhas tentativas de mudanças culturais desfavoreceram a participação do índio na sociedade. Desse modo, o direito de acesso à segurança, estabelecido pela Constituição brasileira de 1988, se torna ineficaz.
    * Bom uso de conectivos e referencias, parabéns*
    3- Ademais, a falta da participação efetiva do índio na política faz com que seus direitos não sejam reivindicados e, dessa forma, a ausência de moradia e de acesso à oportunidades de trabalho gera a crescente desigualdade social e, consequentemente, o grupo indígena é incluído no Índice de Gini, que retrata a precarização omitida na sociedade.
    * Novamente apresentou boas referencias*
    4-Em suma, é imprescindível que o Governo Federal utilize do poder legislativo para criar leis específicas em relação à inclusão do povo indígena na política, por meio da escolha de um líder que participará, efetivamente, de reuniões exclusivas para os direitos dos índios. Dessa forma, a reivindicação por sua liberdade cultural, e acesso aos seus direitos essenciais se torna fundamental para a inclusão dos índios na contemporaneidade e, desse modo, garante o asseguramento do respeito em relação aos seus valores morais e culturais.
    *A sua P.I tem uma boa base, mas falta detalhamento. É importante destacar mais de um agente, e especificar quem é esse agente. Qual parte do governo federal? Além disso, a sugestão de criar leis deve ser sugerida com cuidado, visto a burocracia legislativa vigente no Brasil. É importante citar mais de uma medida para atenuar a problemática também, e especificar o porque ela atenuaria a questão. *

    • 2
  2. Olá , Iana!! Espero que esteja bem!!
    Quero trazer algumas considerações pessoais que são muito importantes….
    Começando pela estrutura VISUAL de sua redação, ela apresenta desproporcionalidade . Seus parágrafos de introdução e conclusão são bem maiores que os de argumento. Isso demonstra ao leitor que você teve dificuldade de argumentar ,que no caso,aconteceu . Traga mais detalhes e profundidade aos seus argumentos .
    Por um aspecto geral você teve alguns erros em concordância e regência verbal,além do uso correto da vírgula . Vale ressaltar do uso indevido e repetição do conectivo “desse modo” . Nesse contexto o conectivo a ser utilizado expressa ADIÇAO . (poderia substituir por “além disso”).
    Desde já queria te parabenizar pelo bom texto e te desejo sucesso!!
    nota simbólica: 730 pts

    • 1
  3. 1. Seu primeiro parágrafo foi bem desenvolvido. Sinti, apenas, a falta de uma frase conclusiva, para finalizar sua introdução.
    2. No segundo parágrafo, você cita a Constituição de 1988 sem citar o que e e qual a finalidade em relação a problemática.
    3. No terceiro parágrafo, apresenta erros de pontuação, fazendo com que este não tenha contexto – sem início, meio e fim.
    4. No último parágrafo, além de erros gramaticais, apresenta erros de pontuação. Também sinta a falta de uma frase introdutória.
    Obs: Necessita corrigir a escrita, trabalhar mais a problemática e desenvolver o repertório-cultural citado no 2° e 3° parágrafos.
    Em suma, avaliaria sua redação com: 720.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 160

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.