INCLUSÃO E EXCLUSÃO SOCIAL NO BRASIL

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A constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5º, o direito à igualdade como inerente a todo cidadão brasileiro. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática quando se observa a exclusão social no Brasil, dificultando, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a ánalise dos fatores que favorecem esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a exclusão. Nesse sentido, persiste a falta de inclusão social, onde negros, deficientes, homossexuais e as pessoas de classe baixa são os mais afetados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do “contrato social”, já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a igualdade, o que infelizmente é evidente no país.

Ademais, é fundamental apontar o preconceito como impulsionador da exclusão social no Brasil. Segundo o instituto de pesquisas do Datafolha, 30% dos brasileiros dizem ter sofrido preconceito por classe social e 26% por religião. Diante de tal exposto, é notório os dados alarmantes, o que infelizmente é evidente no país. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o poder Judiciário, crie por meio de investimentos, mais programas de conscientização e inclusão social, assim como o Bolsa Família. Tais programas trarão a igualdade de direitos para todos os indivíduos  que necessitam de apoio da população para grupos igualitários.  Assim, se consolidará uma sociedade mais igualitária, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.

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2 Correções

  1. Oi, tudo bem?
    INTRODUÇÃO: Boa introdução. Ótimo uso da Constituição Federal ( lembre de escrever com letra maiúscula). Não citou as duas teses aqui, mas colocou nos dois tópicos frasais, então está ok. Tente não usar gerúndio, como “quando” e “dificultando”.
    EXEMPLO: ” Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase na prática AO OBSERVAR a exclusão social no Brasil, O QUE DIFICULTA, deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise (atenção no acento) dos fatores que favorecem esse quadro.

    D1: Boa citação de John Locke, mas você poderia ter argumentado um pouco mais. Por qual motivo o Estado não cumpre a sua função? Falta de investimentos? Passividade governamental? E as pessoas de classe baixa, a exclusão delas seria, talvez, pq elas moram, algumas vezes, em cidades que são “esquecidas” pelo Governo? E os deficientes, seria por causa do capacitismo que se observa cada vez mais na sociedade? Percebe como essas informações, ou outras, poderiam deixar o texto mais argumentativo?

    D2: Desenvolvimento sem argumentação. Você só jogou um dado estatístico no texto e partiu para o fechamento, Ficou expositivo. O seu dado estatístico trazia religião, poderia ter citado a intolerância religiosa e argumentar a partir disso.

    CONCLUSÃO: Todos os 5 elementos estão presentes. Ótima retomada do D1 no final.

    C1: 160 ( erros de ortografia e vírgula)
    C2: 160 ( o repertório do D2 não foi usado corretamente)
    C3: 140 ( o que foi pontuado no D1 e D2)
    C4: 160 (repetições de palavras e de conectivos)
    C5: 200 ( completa)

    Nota Final: 820

    Você escreve bem. Continue!

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  2. Gostei bastante da sua redação ;não sou professora mais eu lendo em primeira parte me senti prendida ao seu texto! Parabéns que venha nota 1000. Espero que conquiste oq almejava se esforçando, pq eu particularmente gostei demaaaaaais da sua redação, achei completa em todos os aspectos. A proposta de intervenção tá muito boa, parabéns!

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