Inclusão e exclusão social

  • 0

Na série da Netflix eu nunca, podemos ver claramente a exclusão social das personagens principais, Kamala, Fabíola e Elenor, que começam o ano tentando ter alguma chance de serem populares, o que leva a Kamala a por muita coisa em risco. Fora da ficção, muitos adolescentes tem arriscado muitas coisas para obeterem reconhecimento, fazendo coisas que comprometem até mesmo a saúde dos indivíduos.

No ano de 2018, surgiu entre os adolescentes o desafio do desodorante, que consistia em inalar o aerosol pela maior quantidade de tempo que conseguisse. Para muitos era uma brincadeira inocente e quem não fazia era um “chato” até que a brincadeira começou a causar mortes. Uma moda entre os adolescentes matou pessoas que, provavelmente, fizeram isso para não serem consideradas chatas e serem incluídas nas coisas.

Ainda nesse mesmo pensando, um probelma que infelizmente ainda existe entre nós é a bulimia e a anorexia, na maioria das vezes causadas por influência da mídia na qual mostra o um corpo magro e curvilíneo. As pessoas, em sua maioria mulheres, que estão acima do peso, ou não tem o corpo padrão, são automaticamente consideradas feias, e isoladas. Isso faz com que as mesmas procurem formas de emagrecer, com dietas loucas e desenvolvendo doenças mentais como as mencionadas .

Visto os fatos apresentados, a busca interminável pela inclusão social tem acabado com vidas. Diante disso, o ministério da saúde deveria trazer as escolas palestras ensinando os perigos da inalação de substâncias químicas e os problemas de se submeter a modas, as psicopedagogas das escolas, sob direção do ministério federal de psicologia, deveria começar um projeto nas escolas ajudando aqueles que tenham qualquer tipo de problema mental, a mídia, como grande influenciadora, deveria começar a glamourisar também pessoas com diferentes tipos de corpos para que as mesmas não sejam consideradas feias pelo seu peso. Com tais medidas, a exclusão social e a saúde dos brasileiros vai melhorar e a inclusão social vai aumentar.

Compartilhar

3 Correções

  1. A princípio, já na introdução, Você erra quando faz uso de primeira pessoa. nas redações para o Enem, costuma-se utilizar a terceira pessoa sempre, não dando espaço para a utilização de primeira pessoa.
    faz-se muito uso de termos coloquiais, como, por exemplo, “coisas”.
    O segundo parágrafo, que deveria dar início ao desenvolvimento, parece que é um parágrafo introdutório, sem ligação com parágrafo anterior.
    o parágrafo de conclusão estaria perfeito, Porém não tem conexão com o restante do texto e, por isso, não tem cabimento.

    • 1
  2. A Pandemia freará a desumanidade
    Tendo em vista, um cenário pandêmico, é notório que as desumanizações das relações humanas sejam relativas a tais atitudes comportamentais cidadãs, devido ao ver o mundo e saber assim como agir sobre ele, como é perceptível a falta de empatia e de solidariedade nas relações sociais que levam o indivíduo a situações precárias do cotidiano, como mencionado por Thomas Hobbes matemático e filósofo inglês “O homem é o lobo do próprio homem”. Perante essa situação faz-se necessário discorrer sobre o tema que tem como atual.
    A priori a tecnologia se sobressaiu no meio, as relações sociais se estabeleceram, fazendo com que as redes se tornassem essenciais no cotidiano, tendo como as entrevistas, reuniões de emprego, aulas, dentre outros. Porém, com o uso mais frequente da tecnologia o índice de desumanidade aumenta cada vez mais, pois, ao navegar pela web é evidente as banalizações, críticas, cancelamentos e um menor ato de amor, respeito e reciprocidade com o próximo. Assim é óbvio que a tecnologia tem se tornado mais ampla e agressiva.
    Atualmente, observa-se que, apesar das relações humanas serem atingidas com a pandemia, muitos indivíduos frearam a essência humana devido a um vírus alastrador e também desumano que veio para destruir lares e famílias, mas não se deve colocar a culpa toda na doença enquanto, o homem continua sendo lobo. O vírus está no meio para mostrar que ninguém é melhor, e que ninguém vive sozinho, uma pessoa desumana é uma pessoa sem coração.
    A partir destes pontos levantados sobre um cenário caótico, a pandemia não freará tais mudanças, o que fará de fato os indivíduos mudarem serão as visões de mundo e os comportamentos já existentes. Portanto, torna-se necessário um debate sobre o assunto propriamente dito, em casa, nas escolas, universidades, professores, profissionais de qualquer área, pais ou responsáveis, com crianças ou jovens.

    • 0
  3. Bom dia..
    Sua redação apresenta uma introdução que mais parece uma sinopse sobre a serie, e não uma citação para desenvolver sua tese. Seus parágrafos de desenvolvimento apresentam argumentos pouco desenvolvidos, que na minha opinião, não combinam entre si, e que ainda conseguem fugir do tema algumas vezes. Sua conclusão não apresentou uma proposta de intervenção bem elaborada, adicionou informações inexistentes e também se distanciou do tema.
    Acho que seria interessante você programar sua redação antes de fazer ela, elaborando os argumentos e as informações que você vai utilizar em cada parte do texto. Acredito que isso também iria ajudar a melhorar a falta de coesão e coerência presente no seu texto atual.
    Boa sorte…

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.