- INCLUSÃO DOS DEFICIENTES FÍSICOS.
Como diz Platão “O importante não é viver, mas viver bem”. Segundo o filósofo, a qualidade de vida ultrapassa a própria existência. No Brasil, a inclusão dos deficientes é um problema persistente ligado diretamente a falta de acessibilidade. Diante disso, vale analisarmos as causas consequências e possíveis solução a este desafio.
Em primeira análise, destacamos a falta de acessibilidade nas ruas em prol dos deficientes, por exemplo, muitas calçadas não tem o formato necessário para um cadeirante o que dificulta sua locomoção. Contudo, esse alcance em vias privadas não é responsabilidade da prefeitura, mas sim dos donos da casa. Diante disso, não é somente acessibilidade, mas também empatia. Segundo dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informou que 6,7% da população tem algum tipo de deficiência. É inadmissível, que o deficiente não tenha seus direitos como cidadão sendo preservados e mais muitas às vezes vira motivo de risos como é o caso dos anões que tem sua imagem na mídia sendo vinculada a um personagem de humor pelo seu tamanho.
Em segundo plano, temos as consequências psicológicas que isso gera, sem contar que essas limitações de acesso é um problema na inclusão desses indivíduos uma vez que a escola não disponibiliza no seu quadro de funcionários profissionais especializados para atender o deficiente, Além do que, a estrutura de muitas escolas não é projetada para esses indivíduos . Infelizmente, mesmo tendo leis que deveriam assegurar uma assistência a essas pessoas o país não está se desenvolvendo a fim do bem estar de todos os cidadões, um exemplo disso são os prédios, hotéis que na sua grande maioria não estão adaptados para atender essa parcela da sociedade.
Portanto, a inclusão desses indivíduos está ligada ao acesso que a sociedade vai lhe ofertar. Políticas públicas em prol dessas pessoas devem ser feitas, por meio de manutenção em prédios governamentais e a mídia como propulsora poderia vincular a imagens de diferentes tipos de deficientes , Com a finalidade de mostrar a população que a limitação desse indivíduo não tira sua capacidade. Só assim, teremos a qualidade de vida descrita por Platão.
herminioramos
a princípio notei que você sabe desenvolver muito bem um texto, aceitando e colocando em prática muitas características de um texto dissertativo. Absorveu algumas informações fora do contexto e pôs na sua obra, algo bem ousado, afinal das contas não vimos aqui nenhuma fonte ou enunciado que nos possa ir contra você, mas como já dito anteriormente, você se sai muito bem nos termos que requerem desenvolvimento, encachando um parágrafo ao outro, e sem perder ou descentralizar sua ideia.
-Dizia Platão. (No passado)
-Sua citação inicial não condiz com o seu tema.
-As calçadas são de responsabilidade da Prefeitura e não dos donos da casa. A calçada e a rua são de responsabilidade do orgao publico.
-Seu problema é a acessibilidade e suas consequencias certo. Mas você também traz o bulling no segundo parágrafo e outras. O texto ficou confuso e com opiniões pessoais.
Geraldo157
Olá, na sua introdução seria bom se você deixasse claro sua tese, pois, o que foi desenvolvido por você foi apenas um detalhamento do tema sem deixar clara a tese a ser defendida durante a redação. em segundo lugar sua argumentação no D1 é direcionada a problemas no setor privado e não na sociedade oque cria uma lacuna na hora de resolver os problemas propostos e tambem durante seu D1 vc apresentou causas demais para tal problema tendo resolvido na proposta de intervenção todas de maneira mto rasa.]
No D2 a falta de elementos coesivos atrapalha a interpretação do texto sendo constantemente interrompido durante a leitura graças aos erros coesivos e uso excessivo de pontos e vírgulas.
A proposta de intervenção embora bem desenvolvida apresenta falta de 1 elemento, no caso o meio pelo qual a ação será tomada.
Espero ter ajudado acredito que sua nota ficaria por volta de 700.
Geovana18
Sua redação no geral ficou muito boa. Parabéns! Porém notei 2 pequenos pontos em que você pode melhorar:
1-“essas limitações de acesso é um problema” aqui temos um erro de concordância
2- o plural de cidadão não é “cidadões” mas sim cidadãos.
Recomendo estudar um pouco mais de gramática e ortografia. Mas continue treinando!
majucampos
Olá, a sua argumentação no geral é boa, explora algumas áreas bem legais, no entanto há períodos muito longos (por exemplo no terceiro parágrafo), isso cansa o leitor por parecer uma informação “infinita”. Há alguns erros na ortografia básica também como “cidadões”, esses erros podem descontar uma boa parte da sua nota. “Segundo dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informou que 6,7% da população tem algum tipo de deficiência.” nesse caso, o correto seria: ‘Segundo dados do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) 6,7% da população tem algum tipo de deficiência’. Quanto a sua proposta de intervenção, falta um pouco de desenvolvimento, as ideias são muito rasas.