Regente

Inclusão digital: desafios e metas no Brasil contemporâneo.

  • 0

Com o avanço da tecnologia proporcionado pelo processo de globalização, o cenário tecnológico tem ganhado cada vez mais destaque na utilização de vários segmentos sociais. Com o notável advento e modernização dos meios de comunicação, as camadas mais pobres da sociedade brasileira, muitas vezes não tem acesso à informações concretas. Nesse contexto, são representados como base do problema, a omissão do Governo no que se refere ao melhor investimento em programas destinados a população e a distribuição desigual de renda. Nesse sentido, a inclusão digital é uma meta a ser desenvolvida e cumprida no Brasil.

Nesse contexto, a inclusão digital de forma ampla e notável no país é dificultada, sobretudo, pela falta de um melhor investimento em programas desenvolvidos pelo Governo que visem estruturar a base da sociedade. Sem uma base estruturada, sendo a mesma representada pela saúde e educação, as inovações tecnológicas que demandam um maior investimento são desfasadas. De acordo com dados do IBGE, aproximadamente 40% das famílias brasileiras não possuem ao menos um aparelho celular na sua casa, e vivem em situações de vulnerabilidade. Nesse sentido, é possível afirmar que são de grande importância o desenvolvimento de projetos e/ou programas que partam do Governo no que se refere à sustentação da base social da população.

A desigualdade da distribuição de renda, é sem dúvida um fator que leva o Brasil à se transformar em um país subdesenvolvido. A grande dificuldade é compreender que a inclusão digital, não é somente aumentar às vendas (capital), mais sim, que a inclusão digital está ligada a doação de uma nova cultura social, afirma pesquisas do IBGE. Ou seja, o surgimento do novo cenário tecnológico, possibilitou a expansão Industrial no mundo e uma qualidade de vida com altas expectativas. Todavia, esses fatore atuam em um fluxo contínuo e favorecem a formação de problemas sociais com dimensões cada vez maiores.

Nesse contexto, fica evidente que ações são necessárias para transformar o cenário brasileiro. Portanto é dever do Governo Federal em parceria como o Ministério de justiça, atuar através de um melhor investimento destinado aos municípios mais carentes, que abordasse como base, a expansão de uma infraestrutura de melhor qualidade e uma melhor interação com o mundo tecnológico, destinados a população. Além, da criação de programas que através das redes sociais visem reverter o quadro da distribuição desigual de renda, presente nos municípios com baixa infraestrutura, vindo com o objetivo expandir à harmonização de uma vida social estruturada. Com isso, a inclusão tecnológica não será exclusa da sociedade, o que terá como resultado a sustentação de uma população desenvolvida.

 

 OBS: Se puderem corrijam de acordo com as competência do ENEM.                                                    Obrigada e boa noite =)

 

> Na folha deu exatamente 30 linhas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, excelente redação.

    C1: 160
    Você errou no uso de duas crases, e cometeu dois erros de concordância, em número, além de que colocou a palavra “justiça”, em “Ministério da justiça”, com letra inicial minúscula.
    C2:200
    C3:200
    C4:160
    Alguns períodos não fora iniciados por conectores.
    C5:200

    Total: 920.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.