Iniciante

Inclusão Digital

  • 1

O escritor Yuval Noah Harari, reflete, no seu livro ‘’21 Lições para o Século 21’’, que a internet e outros avanços tecnológicos, que se prometiam uma ferramenta de eliminação de barreiras entre países e classes, podem estar ampliando o abismo da desigualdade. Por essa óptica, nota-se que a falta de inclusão digital aumenta ainda mais as desigualdades sociais no Brasil. Seja na questão prática, como emprego e estudos, ou na questão dinâmica, como na formação de opinião e desenvolvimento da sociedade. Logo, cabe uma análise detalhada sobre o quadro afim de revertê-lo.

Na conjuntura atual, o cidadão que não tenha pleno acesso a rede mundial de computadores será prejudicado na busca por emprego, geração de renda extra, acesso a informação e até mesmo nas formas alternativas de lazer. Segundo Jean Piaget, o pai do construtivismo: “o que vemos muda o que sabemos. O que sabemos muda o que vemos.” Nessa interação dialética, a falta de inclusão digital afeta negativamente a qualidade de vida e as interações sociais de parte dos brasileiros. Essas premissas prescindem idade e classe social.

Além disso, a formação dos cidadãos do século XXI está diretamente ligada a internet, por seu acesso rápido as novas informações e notícias. De acordo com a pesquisa da TIC Domicílios, realizada em 2019, 47 milhões de brasileiros não tem acesso a internet. Com isso, cidadãos são excluídos de debates políticos, filosóficos, sociais e ficam restritos do mundo. Nesse ínterim, os altos custos com aparelhos eletrônicos e pacotes de dados são os principais limitadores para democratização do acesso,  segundo a própria pesquisa.

Portanto, medidas se fazem necessárias para resolver o impasse e democratizar o acesso a plataformas virtuais para toda sociedade. Para tal, o Ministério do Desenvolvimento, por meio de parcerias entre municípios e empresas privadas,  deve liberar internet para as localidades mais carentes, com o intuito de incluir a todos no mundo digital. Dessa forma, haverá a eliminação de barreiras entre países e classes, como lamentado na retórica de Harari.

Compartilhar

1 Correção

  1. O escritor Yuval Noah Harari, reflete (não há esta virgula)

    que a internet e outros avanços tecnológicos, que se prometiam uma ferramenta de eliminação de barreiras entre países e classes, podem estar ampliando o abismo da desigualdade. Construção confusa (relata que a internet e outros avanços tecnológicos visavam, por meio da Globalização, a eliminação do distanciamento geopolítico entre as nações, mas que, na prática, não acontece efetivamente no Brasil)

    entre países e classes, podem estar ampliando
    desigualdades sociais no Brasil. Seja na questão prática
    ligada a internet (erro de pontuação – não há ponto final)

    Sua argumentação está muito superficial. Tente aprofundar a reflexão

    conclusão incompleta – Faltou a finalidade

    nota 680

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.