Iniciante

Inclusão de autistas no Brasil

  • 1
  • Segundo dados da OMS (organização Mundial de Saúde), cerca de 70 milhões de pessoas sofrem de TEA(transtorno do espectro autista). Todavia, mesmo com um índice tão elevado, poucos são os investimentos em pesquisas sobre a doença. Dessa maneira, a inclusão de indivíduos autistas torna-se escassa, devido o desconhecimento sobre tal problemática e a falta de uma educação inclusiva, acarretando o preconceito social.
    A priori, cabe salientar que como dito pelo teórico Aristóteles, o homem é um ser social, por isso, deve viver em sociedade, entretanto, para os portadores de TEA essa tarefa torna-se árdua devido ao déficit na política de inclusão dos mesmos. Ademais, até os dias atuais, mesmo com o grande avanço tecnológico, pouco se sabe sobre a doença e os diagnósticos são imprecisos. Tal fato se dá, devido a falta de investimentos do governo em pesquisas sobre o autismo, levando a sociedade a discrimir esse grupo por não saber lidar com tal célula e suas necessidades especiais.
    Posteriori, a educação, sendo um pilar da sociedade, tem como obrigação educar, promover a interação, tolerância e respeito. Sendo assim, cabe a mesma apresentar o tema, onde debates escolares possam ser promovidos para que as crianças entendem e possam a vir a aceitar as diferenças presentes no meio. Além disso, como dito pelo patrono da educação, Paulo Freire, a inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades, salientando a carência da prática da humanidade e respeito ao próximo. Dessa maneira, a inclusão se faz necessária para que desde cedo as crianças entendem sobre as diferenças e as formas de lidar com as mesmas.
    Diante dos fatos supracitados, a inclusão de autistas se faz a partir da educação da sociedade e de políticas governamentais voltadas ao benefício desse grupo. Assim, cabe ao Estado investir em pesquisas sobre o transtornos neuropsiquiatricos,, oferecendo tratamentos e diagnósticos gratuitos; ademais, a conscientização da sociedade deve ser feita mediante redes sociais e canais televisivos, propagando informação, tolerância e respeito. Além disso, a inserção de políticas de inclusão nas escolas faz-se necessária para que o preconceito seja disseminado, promovendo uma vida em sociedade com respeito e harmonia aos autistas.
Compartilhar

1 Correção

  1. Olá,
    Você escreve bem e domina a coesão em sua redação, tem alguns erros que notei mas são poucos, primeiro na introdução você deve fazer um encaminhamento argumentativo, onde você vai da um “spoiler ” sobre os desenvolvimentos , você poderia ter colocado assim por exemplo ( Nesse sentindo, convém analisarmos as principais causas e possível solução para esse impasse) e assim nos desenvolvimentos você iria falar sobre o causa da exclusão dos autistas e na conclusão você iria falar sobre a proposta de intervenção. Na conclusão você deve citar a finalidade também ou seja qual o fito da sua proposta de intervenção?
    Eu te indico também retomar a sua contextualização na última linha pois o texto vai ficar mais coeso e assim você pode aumentar sua nota pode poderia ter colocado assim ( Posto isso, as 70 milhões de pessoas que sofrem com de TEA ( transtorno de aspecto autista) serão incluídas na atividades sociais). Espero ter ajudado ❤🥰 QUALQUER DÚVIDA PODE ME CHAMAR NO WPP 988372207

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.