Na contemporaneidade o conceito de incivilidade está adjunto do conceito de infração. É cada vez mais perceptível a dificuldade de discernir um do outro. O caráter egocêntrico do homem do homem é o principal causador dessa confusão, que gera diversas perturbações na ordem da sociedade.
É na socialização primária, ocorrida no ambiente familiar, que aprendemos os valores e as normas de convivência em sociedade, necessárias para a coexistência harmoniosa de todos. Contudo, muitas pessoas praticam incivilidades no dia a dia, as quais colocam em risco essa relação. Ocupar assentos preferenciais, furar filas, jogar lixo no chão e não recolher a sujeira de animais de estimação, são alguns exemplos de incivilidades, que colaboram com a criação de comunidades desrespeitosas, e podem acarretar na realização de infrações mais graves. logo para uma coletividade concomitar harmonicamente, mostra-se necessário o respeito mútuo, e a adesão dos valores sociais, éticos e morais.
As infrações realizadas no cotidiano também afetam a ordem da coletividade. A contar da compra de produtos piratas, que promovem o tráfico de drogas e armas, até infrações de trânsito, as quais colocam a vida de muitos em perigo, afirmando o caráter egocêntrico do homem. Geralmente confundida com incivilidades, as infrações são, muitas vezes, desconsideradas como grave, ocasionando em danos irreparáveis para as vítimas. Nota-se, portanto, a falta de empatia e o individualismo nas decisões tomadas, que afetam negativamente os arredores.
Infere-se, que no momento atual pensamos unicamente em nós mesmos e não no coletivo. Portanto, é imprescindível que o Ministério da Educação ofereça, por meio de palestras e atividades no ambiente escolar, o ensinamento dos valores sociais e as consequências das incivilidades e infrações, com o objetivo de formar pessoas mais empáticas que pensem na comunidade. Porque, como dizia Mahatma Gandhi: ” Temos que ser a mudança que queremos ver no mundo.”
victorEmmanuel
—-Introdução meio curta, eu adicionaria mais um argumento para melhorar o texto.
—-você repetiu muito incivilidade, além disso, no primeiro D você acabou no final dando uma solução para o problema abordado. Eu entendi que estratégia você usou, foi apenas para finalizar o texto de forma harmônica, mas isso tá parecendo uma proposta de intervenção, sem agente é claro.
—-Na conclusão, agente, ação, meio e finalidade feitos. FALTOU DETALHAMENTO.
—-Vou concordar com o outro comentário aí, você não pode finalizar com uma citação.
ARIELCOSTA
Parabéns, gostei bastante do seu texto e vou colocar meus pontos a seguir. Notei certa ausência de pontuanção, como: vírgulas e dois pontos, então sugiro, caso tenha dificuldade nessa parte da gramática, revisar esse ponto. Também, reparei na citação de Mahatma Gandhi para encerramento de conclusão, oq não pode ser feito de maneira alguma, pois a conclusão é exclusivamente para retomada da tese e medida de intervensão ( como modo, agente, quando/ de que maneira será feito + detalahamento). Ou seja, só adicione informações de forma coesa na introdução ou desenvolvimentos. E por fim, percebi a falta de argumentos de autoridade , como: nomes de matérias, documentários ou citações de especialistas. Isso, para a banca, deixa seu texto pobre e sem credibilidade,porque não tem onde se basear. Entretanto, no geral o seu esqueleto de redação está bom e só precisa de alguns ajustes.