Incentivo à leitura no Brasil

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A escola literária romântica do século xv foi marcada pelo amor, os textos eram publicados, em sua maioria, nos jornais e folhetins, tendo um intuito secundário de democratizar o acesso à leitura e o seu incentivo. Entretanto, embora medidas como a citada tenham sido feitas ainda no passado a falta de estímulo familiar e a má atuação governamental auxiliam no ato de negligenciar a leitura. Logo, evidente que o hábito de ler não pode ser negado, pois, abre portas para a imaginação, enriquece o vocabulário e desperta o pensamento crítico.
Primeiramente, cabe ressaltar que a família é essencial para persuadir na leitura. Além disso, a sociologia prega que estamos cercados por instituições sociais, a qual o ciclo familiar é a primeira que a criança tem contato e passa mais tempo, que a influenciará bastante. Essa instituição, então, é a principal responsável por incentivar seus membros a ler, pois, é a primeira que eles têm acesso, além de estarem em constante convite. Dessa forma, a escola não fica com toda a responsabilidade capas parentes do aluno.
Ademais, o estado também tem culpa em não incentivar a leitura. Paralelamente, segundo o instituto pró-livro o brasileiro lê apenas 2,43 livros por ano. Com isso, vê-se os reflexos da precária educação brasileira, que é dever do Governo, o qual o hábito de ler da população é, infelizmente, negligenciado, bem como seu estimo, pois, embora haja propagandas e incentivo estatal isso não se faz produtivo quanto a influenciar o surgimento de um novo público leitor, visto que o Brasil ler muito pouco. Sobre tal óptica, é necessário ações governamentais mais eficientes.
Portanto, para que haja mais incentivo à leitura no Brasil, urge que o Governo crie mais bibliotecas públicas, com livros interativos para pais e filhos, bem como invista em todos os gêneros textuais para todas as idades, com intuito de estimular o ato de ler. Sendo pelo meio de verbas do Estado e doações, com finalidade de democratização do acesso à leitura assim como tinha os textos românticos do século xv.

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4 Correções

  1. embora medidas como a citada tenham sido feitas ainda no passado –> falta vírgula

    Introdução -> 2 benefícios da leitura e 2 causas para o desestímulo à leitura.

    a sociologia prega que estamos cercados por instituições sociais, (das quais) o ciclo familiar[…] –> Competência 1

    persuadir à leitura –> Erro de grafia
    seus membros a ler –> lerem
    além de estarem em constante convite –> convite? Como assim?
    Dessa forma, a escola não fica com toda a responsabilidade capas parentes do aluno. —> capas?
    segundo o instituto pró-livro –> vírgula
    o qual o hábito de ler da população é —> Na qual
    o Brasil ler muito pouco -> lê

    Deveria ter falado disso no desenvolvimento, que você falou na introdução –> Logo, evidente que o hábito de ler não pode ser negado, pois, abre portas para a imaginação, enriquece o vocabulário e desperta o pensamento crítico.

    Não pode colocar algo na introdução que você não aprofunda no desenvolvimento.

    Portanto, para que haja mais incentivo à leitura no Brasil(finalidade), urge que o Governo (agente) crie mais bibliotecas públicas(ação), com livros interativos para pais e filhos(detalhamento), bem como invista em todos os gêneros textuais para todas as idades, com intuito de estimular o ato de ler. Sendo pelo meio de verbas do Estado(meio) e doações, com finalidade de democratização do acesso à leitura assim como tinha os textos românticos do século xv.

    C1: 120
    C2: 200
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200

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  2. introdução :
    Começou com uma alusão histórica, porem faltou uma ligação com á atualidade. A estrutura esta bem dividida com o tema, tese e linhas gerais.

    desenvolvimento :
    Exemplificou bem com estatísticas e argumentos de autoridade.

    conclusão
    Houve uma retificação com a introdução ( tema e a tese ) , assim como sugestões de soluções de problemas.

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  3. Intrudução: acho que faltou um pouco de ligação entre o passado e a atualidade e faltou apresentar os argumentos (sobre a responsabilidade da família e do estado) . Não tem vírgula depois do “pois”.
    D1: Tenta usar só um “que” por parágrafo no máximo. O primeiro período não me parece necessário. Não se usa “ciclo familiar” nesse caso, “ambiente familiar” encaixaria melhor. O último período também não é necessário, não tinha falado sobre escola antes então não faz sentido
    D2: Ficou bom, só tem alguns erros de pontuação como a do “pois” que eu falei antes. “Visto que o brasileiro le muito pouco”. “Sobre tal ótica”, sem o “p” mudo.
    Conclusão: Muito boa!

    No geral o seu texto tá muito bom! Só toma mais cuidado com repetição e vírgula.

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  4. A escola literária romântica do século xv foi marcada pelo amor, os textos eram publicados, em sua maioria, nos jornais e folhetins, tendo um intuito secundário de democratizar o acesso à leitura e o seu incentivo. Entretanto, embora medidas como a citada tenham sido feitas ainda no passado a falta de estímulo familiar e a má atuação governamental auxiliam no ato de negligenciar a leitura. Logo, evidente que o hábito de ler não pode ser negado, pois, abre portas para a imaginação, enriquece o vocabulário e desperta o pensamento crítico.

    ÓTIMA INTRODUÇÃO. CONTEXTUALIZOU, APRESENTOU O TEMA E A TESE.

    Primeiramente, cabe ressaltar que a família é essencial para persuadir na leitura. Além disso, a sociologia prega que estamos cercados por instituições sociais, a qual o ciclo familiar é a primeira que a criança tem contato e passa mais tempo, que a influenciará bastante. Essa instituição, então, é a principal responsável por incentivar seus membros a ler, pois, é a primeira que eles têm acesso, além de estarem em constante convite. Dessa forma, a escola não fica com toda a responsabilidade capas parentes do aluno.

    MUITO BOM SEU D1. O TERMO ALÉM DISSO FOI USADO ERRADO, VOCÊ PODERIA TER USADO UM CONECTIVO DE CONTINUIDADE COMO, NESSE SENTIDO.

    Ademais, o estado também tem culpa em não incentivar a leitura. Paralelamente, segundo o instituto pró-livro o brasileiro lê apenas 2,43 livros por ano. Com isso, vê-se os reflexos da precária educação brasileira, que é dever do Governo, o qual o hábito de ler da população é, infelizmente, negligenciado, bem como seu estimo, pois, embora haja propagandas e incentivo estatal isso não se faz produtivo quanto a influenciar o surgimento de um novo público leitor, visto que o Brasil ler muito pouco. Sobre tal óptica, é necessário ações governamentais mais eficientes.

    NÃO FICA LEGAL VC FALAR DIRETAMENTE QUE O ESTADO TEM CULPA, FALE INDIRETAMENTE.

    Portanto, para que haja mais incentivo à leitura no Brasil, urge que o Governo crie mais bibliotecas públicas, com livros interativos para pais e filhos, bem como invista em todos os gêneros textuais para todas as idades, com intuito de estimular o ato de ler. Sendo pelo meio de verbas do Estado e doações, com finalidade de democratização do acesso à leitura assim como tinha os textos românticos do século xv.

    PROPOSTA COMPLETA

    MUITO BOA SUA REDAÇÃO! APRESENTA COESÃO, COERÊNCIA, PROPOSTA, ARGUMENTAÇÃO E REPERTÓRIOS.
    C1-160
    C2-200
    C3-200
    C4-200 CUIDADO COM OS CONECTIVOS
    C5- 200
    960

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