Importância dos Blocos Transnacionais nas relações internacionais

  • 0

-Após o fim da Guerra Fria, e do mundo Bipolar, uma nova ordem mundial surgiu nesse período, cuja concepção é baseada na colaboração entre países no campo internacional, concretizada por meio de blocos econômicos. Do contrário de dois blocos ideológicos regerem as relações internacionais (Socialismo x Capitalismo) da guerra fria, multiplas alianças, com suas respectivas particularidades e modos de funcionamento, são objetos de estudos para os profissionais do campo das relações internacionais.

-Primeiramente, deve-se ressaltar que o fim da União Soviética caracterizar a vitória do Capitalismo, e afirmar os Estados Unidos como única superpotência, não resultou num monopólio desse país em todo o mundo, sendo observado o surgimento e fortalecimento de blocos econômicos, oriunda da reunião de países com um propósito comum de protagonismo das relações internacionais, seja no campo econômicos, político, comercial e etc. Exemplos como a NAFTA, que reune os EUA,Canadá e México e União Européia , são casos concretos de integrações regionais que fortalecem as relações entre seus países membros, diminuindo assim possíveis discrepâncias entre os países.

-No caso do Brasil, apesar de também participar de blocos transnacionais, com destaque para o Mercosul, não possui o mesmo grau de desenvolvimento que suas contrapartes Europeias e Norte-Americanas, ainda que na sua composição preveja a adoção de uma moeda única para seus países membros, evidenciando assim a existência de divergência de seus países membros, e um impedimento desses países terem papel de maior relevância no contexto de internacional, onde a colaboração entre países mostra-se imprescindível.

-Contudo, com o intuito de valorizar a América Latina no cenário geopolítico internacional, na medida em que seus respectivos países possam se fortalecer econômicamente, é necessário que o Brasil, como potência regional na América Latina, e por intermédio do Ministério de relações exteriores, executem ações com países vizinhos para fortalecimento do Mercosul, e de outros blocos que contemplem a América Latina como um todo, valorizando temáticas como economia, infraestrutura, defesa e etc.

Compartilhar

2 Correções

  1. Redação com uma boa escrita, porém com uma grande extensão de palavras.Pois redação é de 25 à 30 linhas.
    Uma observação não termine a escrita com “etc” pois dar a entender que você tem mas assunto a se dizer. O texto não está com objetividade,fala se de muito assunto mas não foca exatamente ao meu ver no assunto principal da importância dos blocos transnacionais nas relações internacionais.

    • 2
  2. C1: 160 – Demosntra bom domínimo da modalidade escrita forma da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
    C2: 120 – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
    C3: 120 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacioandos ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
    C4: 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
    C5: 40 – Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.

    TOTAL: 640 pontos

    Sugestão: faça um projeto de redação com uma tese bem apontada, argumentos para defender sua tese e intervenções que atendam diretamente aos argumentos do seu texto. Reescreva o texto com atenção à cada competência e poste aqui para você ver como seu texto evolui com mais atenção. De forma geral, você é bem articulado, mas o texto é bem vago.

    C1 * erros pontuais
    L3: [multiplas] – múltiplas
    L6: [caracterizar] – caracteriza
    L10: [são] – é
    L13: [Europeias e Norte-americanas] – europeias e norte-americanas

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.