Iniciante

Importância do coletivo em prol de uma harmonia social (correção no estilo do enem se puderem)

  • 0

Teoricamente, uma nação em que a estrutura de governo consiste na democracia, deveria atender as necessidades da maioria a fim de uma sociedade mais igualitária, mas, na prática isso não ocorre, consequentemente, ocasionando em uma abundante desigualdade social.

No Brasil, a desigualdade social atinge principalmente as mulheres e negros, oriundo de uma sociedade conservadora em que há muito, era caracterizado como machista e racista. Apesar dos direitos conquistados por esses grupos, o dano causado nesse período ainda possuí sequelas, algumas delas são: Salários distintos entre homens e mulheres que ocupam a mesma função, que ainda permanecem em algumas organizações conservadoristas; E situações de miséria e saneamento básico precário, evidentes em maiorias das favelas e periferias brasileiras.

O motivo dessa desigualdade, é explicada pela intensa negligência governamental em que nos encontramos. Políticos narcisistas, desviam milhões em dinheiro público para sanar desejos próprios, assim, atrasando significativamente o investimento em obras públicas necessárias para a sociedade.

A vista disso, entende-se que, com a falta estrutural da nossa sociedade, pessoas ricas continuarão ricas, mas por outro lado, maioria das pessoas pobres, continuarão pobres, com chances mínimas de ascensão social. A maneira de reverter essa situação, é conscientizando o voto das pessoas nas eleições, por intermédio de manifestações nas ruas para que tenham visibilidade, a fim de estimular o senso crítico da população em relação aos seus candidatos, para que assim, evitemos ao máximo colocar indivíduos com intenções maliciosas no poder.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de dizer que o seu texto está muito bem escrito, parabéns.
    Porém, na minha percepção houve uma grave fuga ao tema, que seria “A importância do pensamento coletivo em prol de uma harmonia social” e no caso do seu texto pareceu ser sobre desigualdade social. De acordo com os textos motivadores, inclusive na tirinha que é o último, o tema é voltado para a situação das pessoas que pensam em si próprias ao invés da sociedade, o exemplo da tirinha é um caso muito relevante na pandemia atual, que é as pessoas fazendo estoque de produtos sabendo que irá faltar, enquanto outras pessoas que não tiveram a oportunidade de comprar ficam sem. Então creio que o texto deveria ser mais voltado a essa temática, coletivo x individualiso, como o próprio enunciado trás. Mas se o tema fosse desigualdade estaria bem bom! :)
    Abraço!

    • 2

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.