Importância da vacinação no Brasil

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No início do século XX, ocorreu no Rio de Janeiro a decretação do poder público sobre a obrigação da vacinação contra a varíola, porém a população, sem conhecimento dos efeitos da vacina, se revoltaram para não toma-lá, fazendo a chamada “Revolta da Vacina”. Atualmente, a sociedade brasileira ainda tem certas discordâncias sobre as vacinas, trazendo para si um alto risco de contaminação de doenças e problemas de saúde, isso porquê muitos brasileiros têm acesso as “Fakes News”, obtendo informações erradas sobre a vacina.
Segundo o filósofo e pai do liberalismo, John Locke, “Se o Estado não fizesse sua parte, haveria falha no Contrato Social”, diante disso, existiria uma falha no governo do Brasil, pois muitas Unidades de Saúde Básica (UBS), estão com escassez de vacinas, poucos profissionais e falta de evidências de muitos municípios em oferecer serviços de saúde para comunidades de baixa vulnerabilidade.
Em 2021, foi anunciado no site do governo, que cerca de 8,5 milhões de brasileiros não tomaram a segunda dose da vacina contra a COVID-19, isso por quê houve falta de vacinas para toda a população, além da falta de interesse dos brasileiros e a exiguidade de conhecimentos sobre a importância da segunda vacinação contra o vírus que matou bilhões de pessoas no mundo todo.
Em razão disso, o Ministério da Saúde com o governo federal deve propôr campanhas de incentivação para tomar a vacina, além de derrubar todo e qualquer tipo de “Fake News”, espalhando nas redes sociais informações corretas sobre o benefício da vacinação. Ademais, o governo federal deve intitular profissionais de saúde em unidades básicas, com o comprometimento de serviços em locais de muita pobreza, com o propósito de aumentar o número de vacinados, propondo uma melhora na saúde e bem-estar da população brasileira.

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3 Correções

  1. Boa Tarde!!

    Primeiramente, quero dizer que sou estudante, ou seja, ainda estou tentando melhorar e me aprimorar assim como você. Dessa forma, tudo que eu disser são apenas conselhos e observações.

    VAMOS LÁ?

    INTRODUÇÃO
    1 – Já gostaria de começar te dizendo que não dá para ficar repetindo várias vezes a mesma palavra dentro de um parágrafo. Assim, note a quantidade de vezes que você utilizou “vacina” só na introdução e, a partir daí, busque utilizar pronomes ou sinônimos para não comprometer a fluidez de produções futuras.

    2- No Enem, é necessário que dentro da introdução haja a contextualização e a problematização. Você até apresentou essas duas partes, mas não aprofundou a problemática levantada (como as fake news levam à baixa adesão na vacinação e quais os impactos disso) nos desenvolvimentos. Assim, o ideal é que sejam apresentados dois problemas de forma breve na parte introdutória do texto, para que, posteriormente, no D1 e no D2, esses sejam aprofundados e mais relacionados com o tema, por meio de citações de autoridade, ou outro tipo de repertório sociocultural.

    3- Tome cuidado com errinhos que as vezes podem passar despercebidos, como é o caso da concordância tanto verbal quanto nominal. Isso pode ser visto no trecho ” porém a população, sem conhecimento dos efeitos da vacina, se revoltaram para não toma-lá”. Observe que “população”, apesar de se referir a um conjunto, ainda passa a ideia de singular. Dessa forma, eu substituiria “se revoltaram” por “se revoltou”. Também procure ver sobre a posição do pronome pessoal do caso oblíquo “se”, pois não sei te informar se é “revoltou-se” ou “se revoltou” (meu ponto fraco)

    DESENVOLVIMENTO
    1- No início do desenvolvimento, você DEVE garantir que tenha, pelo menos, dois conetivos interparagrafais. (Que diacho que é isso?) Para resumir, é necessário que sejam utilizadas palavras que estabeleçam relações entre os parágrafos. Ex: Se vc for apresentar dois pontos/argumentos distintos, seria legal usar “em primeiro lugar”, “em primeira análise” ; “Em primeira instância para o D1 e ” em segundo lugar” e afins para o D2. Ainda, se for modelo causa/ consequência, outra opção é iniciar o d2 com “deste modo”, ou “sob tal ótica”, “em virtude de”, “consequentemente” e etc. Em síntese, as conjunções e preposições exprimem diferentes ideias e são vitais para dar encadeamento lógico ao texto. Logo, meu conselho é que você anote as que tiver maior familiaridade para posteriormente adicionar em textos futuros.

    2- no D1 eu trocaria “existiria” por “existe”, já que há sim uma falha no governo, uma vez que a área da saúde apresenta déficits como você expôs e “existiria” dá a ideia de que não existe por algum motivo, de que é apenas um cenário hipotético.

    3- não consegui entender muito bem essa parte ” falta de evidências de muitos municípios em oferecer serviços de saúde para comunidades de baixa vulnerabilidade.” Se é baixa vulnerabilidade, são pessoas com bom status social e estabilidade econômica e, mesmo nesses casos, elas ainda tem direito ao atendimento. Tente reorganizar a estrutura, ou apenas ignore essa parte se tiver sido má interpretação minha.

    4- no D2, é interessante que você esclareça qual é o site. Ao dizer site do governo, são abertas inúmeras possibilidades, como o da receita federal, o do TSE, o do INEP… Portanto se for do governo federal, lembre de dizer Governo Federal.

    PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
    1- troque “incentivação” por incentivo!
    2- como você não abordou e aprofundou sobre as “fake news” nos desenvolvimentos, explicando como ela está relacionada com a baixa adesão à vacina e como isso impacta no coletivo, acho inviável propor uma ação interventora que minimize esse problema já que ele não ganhou destaque no seu texto.
    3- A última, tá acabando! :)
    Prefira mil vezes uma proposta completa, do que duas propostas incompletas. A Intervenção no Enem é analisada de acordo com um modelinho. Nela deve constar: Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. É NÍTIDO que eles estão presentes aí no seu texto, mas cada uma está em uma proposta de intervenção diferente.

    No mais, acho que você está no caminho certo
    NÃO DESISTA E NEM DEIXE DE PRATICAR!
    Abraços e boa sorte!

    obs: fique a vontade para me ajudar corrigindo minhas redações futuras! kkkk

    ;0

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  2. Oi, sou estudante também e vou tentar te ajudar com oque sei.

    -cuidado com a concordância para que seu texto fique coeso.
    -Sempre. Sempre, que você for por alguma informação, você tem que citar o “dono” da informação ( paragrafo 2 e 3)
    Ex: “segundo fulano” ou até “afirma cicrano”.
    -você também deveria tentar argumentar mais, é ótimo para a prática.

    Dicas:
    Leia livros e artigos.
    Leia outras redações.
    Pratique a escrita e o bom vocabulário mesmo fora das redações.
    (o treino é a hora de reunir todo tipo de informação que tiver, vai que no dia você da sorte de usar alguma delas, pesquise!)

    Espero ter ajudado!

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  3. Corrija minha redação, pf.

    Corrijo de volta. Não é redação do ENEM. É redação de concurso. Favor analisar esse sítio para corrigi-la. https://conhecimento.fgv.br/sites/default/files/concursos/tjdft_-_edital_22-02-2022_retificado_1.pdf


    Ótima redação, sobre introduzir o assunto, no desenvolvimento expos um argumento válido que é a desinformação perante os benefícios da vacina. Neste trecho: “Atualmente, a sociedade brasileira ainda tem certas discordâncias sobre as vacinas, trazendo para si um alto risco de contaminação de doenças e problemas de saúde, isso porquê muitos brasileiros têm acesso as “Fakes News”, obtendo informações erradas sobre a vacina”, poderia ter colocado outras variáveis tais como: falta de divulgação nos meios de comunicação acerca dos reais sintomas provocados, o governo federal adotar uma postura mais objetiva e não ambígua, conforme é visto em entrevistas do atual presidente. Enfim, são apenas sugestões que poderia ter explorado mais no desenvolvimento.

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