Importância da educação financeira no Brasil

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A obra cinematográfica “até que a sorte nós separe” retrata a história de Faustino até à falência devido a sua falta de planejamento financeiro. Não distância da ficção, nos dias hodiernos muitas pessoas ainda não possuem acesso à educação financeira. Por isso, faz-se necessário o debate acerca de maneiras para atenuar o desconhecimento sobre finanças em decorrência da falta de incentivo aos jovens aliado aos ideais de consumo vigentes.
A princípio, é válido analisar as influências, nas quais, os jovens e adolescentes estão submetidos. Segundo o filósofo Immanuel Kant, “o homem é aquilo que a educação faz dele” evidenciando a educação como meio de mudança de concepções. Nesse contexto, análogo a esse pensamento transfigura-se mister incentivar a educação financeira aos mais jovens para construir uma geração estabilizada financeiramente.
Outrossim, a política consumista inerente a sociedade dificulta a busca por uma educação financeira. Nesse ínterim, o modelo capitalista influência o consumo exacerbado e torna intrico o saber financeiro, uma vez que o gastar vem a frente do poupar. Sendo assim, os índices de analfabetismo financeiro no país tendem a crescer.
Portanto, é fundamental que o estado tome providências para mitigar o analfabetismo financeiro no país. Urge, ao Ministério da Educação junto ao Governo Federal implementar atividades educativas e chamativas – como gincanas e afins – sobre a importância da educação financeira, por meio das escolas, para assim conscientizar a futura geração usando a educação para transformar. Ademais, é papel da mídia, por meio de recursos televisivos, informar a população sobre a importância da educação de finanças, a fim de diminuir os analfabetos financeiros na nação.

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4 Correções

  1. Oi Alineeeeeeeeeh, tudo bem? rsrs
    Vim tentar ajudar,
    Curti bastante o primeiro parágrafo, ele expõe o problema e responde os por quês. Legal. Mas poderia ter apresentado mais o problema principal.
    No segundo fui lendo com animação na espera pelo desenvolvimento das maneiras para atenuar a Ed. Financeira (que você trouxe à tona no prim. parágrafo). Em vão, pois, no segundo parágrafo, o argumento sobre a resolução foi branda. E aliás, foram incluídos novos problemas, também sem soluções ex: políticas consumistas, modelos capitalistas, analfabetismo financeiro… Juro, eu fiquei doido pra saber mais sobre esses assuntos, adorei a fala de Kant… Mas já tinha esquecido da proposta.. Em resumo, propostas legais, mas sem resolução, faltou desenrolar a causa principal.
    Na conclusão, quando vi Min. da Educação e Gov. Federal eu já associei ao senso comum. TODO MUNDO usa esses dois como ”responsáveis”, quando na verdade, há muitas outras coisas em esferas mais baixas que todos, no geral, podemos fazer, pra conhecer mais sobre conhecimento financeiro, como ser orientado pelos agentes técnicos de instituições financeiras como gerente, caixas.. etc.. Na era da tecnologia, já existem muitos apps que ajudam na organização de atividades monetárias. Outra ideia: os bancos poderiam lançar campanhas para incentivo à poupança – Como o rendimento em 5% (exemplo) de quantias guardadas em poupança para pessoas com renda até 2 salários mínimos. Prêmios para pessoas que guardarem quantias acima de R$ 30,00, todo mês, por 3 anos. sei lá, são muitos os exemplos. O Gov Fed pode ficar por último, com maiores programas. Dá pra sair do senso comum com ideias simples, mas REAIS e revolucionárias. Ideias que pareçam distantes ou de outro mundo podem descredibilizar o seu argumento.
    Enfim, espero que tenha ajudado, abraço! :)

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  2. Olá, tudo bem?
    Na introdução, você deve consertar “Não distância da ficção” para “Não distante da ficção”; além de “dias hodiernos” para “dias modernos”.
    Na sua intervenção, você poderia citar ainda, outros meios, como: a educação financeira deve se iniciar no âmbito familiar, mostrando à criança que nem tudo é somente o consumo; o governo, através do Ministério da Educação e Ministério da Economia, fornecer plataformas com cursos com educação financeira para pessoas de diversas idades.
    Em suma, parabéns pela redação.

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  3. Você possui domínio da língua portuguesa, mas é necessário se empenhar mais. Você esqueceu da crase em “vem a frente de” sempre a crase em locuções prepositivas, como: à moda de, à espera de, à frente de. Além da proposta de intervenção de “gincanas” que deveria se adequar a uma proposta que deve está na argumentação.

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  4. Olá. Adorei seu repertório cultural na Introdução e principalmente a proposta que trouxe em discussão. Porém, no desenvolvimento faltou argumentos para, de certa forma, dar ênfase a sua tese. Na conclusão percebi que foi feito um planejamento muito bom, na qual lhe garantiria os 200 pontos na competência 5. Por fim, sua nota deve ser alta, devido ao belo repertório apresentado, figurando entre 650-900. Parabénss!

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