Importância da educação financeira nas escolas e na vida

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No filme, “Até que a sorte nos separe “conta a história de Tino, que ganhou na loteria e sem saber o que fazer com tanto dinheiro ele o gasta desproporcionalmente em coisas desnecessárias, acarretando em uma grande dívida após sua fortuna acabar. Nesse sentido, a obra mostra que esse fator é muito recorrente no cenário atual. Fora das telas fica claro que a realidade apresentada pode ser ligada ao século XXI: com a falta de educação financeira nas escolas e a necessidade de caráter moral das pessoas.

Inicialmente, faz-necessário lembrar que a educação financeira é fundamental para o desenvolvimento de uma criança. Segundo revolucionário Che Guevara “o conhecimento nos faz responsáveis” Guevara, consegue retratar um dos fatores que ocasionam o problema atual: a falta de conhecimento como protagonista no desequilíbrio das ações e responsabilidades.

Consequentemente, é ocasionada a falta de caráter ético e moral em relação aos limites, motivando o gasto de dinheiro em coisas supérfluas e sem utilidade, fazendo com que toda a fortuna se vá se desembolsar em algo proveitoso. De acordo com o site “O imparcial” 90% dos pais não acham importante a orientação financeira aos filhos. Logo, nota-se que essa situação leva a sérias preocupações para o futuro da criança.

Portanto, em conformidade com os fatos supracitados, é preciso que os pais e educadores entrem em acordo a fim da orientação financeira as crianças e que o governo federal juntamente ao estado e município cria em projetos em prol da educação financeira à população, afim de que estejam bem preparados e informados sobre o assunto. Somente assim se unificará uma sociedade melhor.

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3 Correções

  1. Apontamento 1 – Você poderia utilizar também em “nesse sentido” a expressão “nesse contexto”, ambos estão coretos
    Apontamento 2 – Seu texto está muito bem escrito
    C1 – 200
    Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal
    C2 – 160
    Entendeu o tema, porém senti falta de entrar mais no quesito educação financeira na vida
    C3 – 200
    Ideias organizadas, da para entender a sua opinião sobre esse tema de forma clara e objetiva.
    C4 – 200
    Você utiliza muito conectivos é um texto muito coerente e coeso
    C5- 200
    Ótimo ultimo paragrafo e a proposta de intervenção.

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  2. Eu vou te mandar dicas gerais. Não sei qual a finalidade do seu estudo com redações, mas estas dicas servem para o padrão que o ENEM segue. Também te recomendo ler Redações prontas e estudá-las para ter uma melhor noção.

    No início (No filme, “Até que a sorte nos separe “), o certo seria (No filme “Até que a sorte nos separe“,), com a vírgula sempre depois das aspas.

    Competência 1 :) Dicas

    1- Separar sujeito do verbo. Ex: O instituto, deve.. (isso não pode acontecer)
    2- Não usar “juntamente com”
    3- Coloque vírgula após conectivo aditivo e conclusivo. Ex: além disso, / portanto,
    Não coloque algum Ministério governamental com inicial minúscula. Ex: o correto é Ministério da Saúde

    Competência 2 :) Dicas

    1- Dívida o seu texto em introdução ( 1 parágrafo), desenvolvimento (2 parágrafos) e conclusão (1 ). parágrafo .
    2- Use um Repertório Sociocultural na introdução. ( Citação, série, alusão histórica, documentário, artigo ou algo do tipo …)
    3- Use um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 1.
    4- Usar um Repertório Sociocultural no desenvolvimento 2

    Obs: é importante apresentar REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL na introdução e no 2 desenvolvimento. Consegui relacionar bem os seus Repertórios com os argumentos

    Competência 3 :) Dicas

    1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
    2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
    3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada um delas.,
    4- Apresentar um Repertório Sociocultural em cada parágrafo de desenvolvimento para confirmar seu argumento
    5- Apresentar marca de autoria em ambos desenvolvimentos.
    6- Seus dois parágrafos de desenvolvimento apresentaram de 3 a 4 períodos? (Conte pelos pontos de continuação)
    7- Cada parágrafo de desenvolvimento apresentar de 6 a 8 linhas.

    Competência 4 :) Dicas

    1- Iniciar o seu desenvolvimento 2 com um Conectivo aditivo. Ex: além disso; Outrossim; ademais; em segunda análise….
    2- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo. Ex: portanto; logotipo; sendo assim; em suma…
    3- Ao fazer uma citação ou apresentar alguma pesquisa, use “de acordo com” ou “segundo”.
    4- Use conectivo para relacionar seu Repertório da introdução com o tema.
    5- Use conectivos no seu desenvolvimento para relacionar um argumento ao outro ou, melhor, um período ao outro..

    Competência 5 ;) Dicas

    1- Fazer até duas propostas de intervenção. ( Não faça mais de duas propostas, viu?)
    2- Fazer como propostas de modo a combater as duas teses que você apresentou (As teses são os problemas que você desenvolveu e, por isso, deve solucioná-los na conclusão!)
    3- Ao fazer duas propostas de intervenção, você deve fazer uma para cada causa. Ao fazer apenas 1 proposta, deve combater as duas causas de uma vez só. Está consciente disso?
    4- Para cada proposta de que você faz, apresentar o agente solucionador.
    5- Para cada proposta que faz, apresente uma ação.
    6- Para cada proposta que faça, apresente o modo de como a ação será realizada.
    7- Para cada proposta que faz, apresente o intuito.
    8- Para cada proposta que faz, apresente o detalhamento de um dos passos acima.
    9- Iniciar a sua conclusão com um conectivo conclusivo.

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  3. Competência 1: 160 pts
    Demonstrou domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa
    2: 200 pts
    Compreendeu a proposta da redação e aplicou conceitos de várias áreas do conhecimento, adequando-se ao texto dissertativo argumentativo
    3: 160 pts
    ideias pertinentes, bem elaboradas e organizadas, além de um posicionamento muito interessante. Para chegar na nota máxima, você precisa relacionar ainda mais aquilo que você acredita com o seu repertório!
    4: 200 pts
    Demonstrou conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
    5: 200 pts
    Elaborou proposta de intervenção para o problema levantado, respeitando os direitos humanos
    NOTA: 920

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