Na comédia brasileira “ Até que a sorte nos separe”, retrata-se a vida e as dificuldades de uma família que, alguns anos após ganharem na loteria, entraram em falência devido aos gastos excessivos e desnecessários do dinheiro. Similarmente, fora da ficção, essa situação ocorre diariamente no Brasil, uma vez que boa parte da população desconhece a importância da educação financeira. Isso ocorre tanto pela omissão escolar, quanto pela má influência mediática.
Em primeira análise, segundo o educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “ A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tão pouco a sociedade muda”, mostra que a omissão escolar contribui para a persistência do problema, demostrando desinteresse em parte das escolas para ensinar o tema abordado. Dessa forma, o cenário da sociedade brasileira continuará leiga sobre como administrar seu dinheiro, cheia de dívidas e fazendo com que o consumismo cresça cada vez mais.
Ademais, o poder que hoje a mídia tem sobre as pessoas é preocupante, pois a partir dela que há a influência ao consumismo. Todavia, a mídia expõe o que se deve ou não consumir, acendendo assim, um interesse ao público a comprar itens supérfluos. Trazendo assim, muitas preocupações no fim do mês provocando na maioria das vezes alguns transtornos como a ansiedade.
Portanto, é exacerbado que o tema é relevante e precisa de solução. Sendo assim é imprescindível que o Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Economia, promovam projetos de cursos e aulas gratuitas sobre educação financeira para todos os brasileiros, por meio da divisão de verbas de cada estado para o bom funcionamento dos projetos empregados, a fim de melhorar a administração financeira de cada cidadão, de modo que o cenário do povo brasileiro seja diferente do que se foi pregado na comédia.
amarquess
c1: 120
c2: 120
c3: 160
c4: 120
c5: 160
total: 680
a sua redação possui erros gramaticais e de concordância, e preste atenção na repetição de palavras (procure sempre por sinônimos, isso ajuda a incrementar o seu texto). seus argumentos são bons, mas tente explorar eles um pouco mais, com mais detalhes.
MariaLuiza1313
C1: 120
Erro de ortografia no segundo parágrafo : DEMONSTRANDO.
Concordância : “o cenário da sociedade brasileira continuará leiga sobre como administrar O seu dinheiro”. ADMINISTRAR O SEU DINHEIRO.
” o poder que hoje a mídia tem sobre as pessoas é preocupante”. Como está no plural o certo seria= AS PESSOAS SÃO PREOCUPANTES. Ou se deixar no singular fica= A PESSOA É PREOCUPANTE.
“Seja diferente do que”: SEJA DIFERENTE QUE.
Vírgulas: “SENDO ASSIM, É IMPRESCINDÍVEL…”
” DE MODO, QUE O CENÁRIO…”
C2: 120
Explore mais o tema e utiliza mais dados e repertório no embasamento.
C3: 120
Enriqueça mais os seus argumentos.
C4: 120
Utilize mais conjunções na sua redação.
Cuidado com a repetição de palavras.
C5: 160
Agente: CORRETO.
Ação: CORRETO.
Modo: CORRETO.
Efeito/ finalidade: CORRETO.
Detalhamento: ERRADO (faltou).
NOTA: 640.
Obs: Não sou professora nem nada, apenas me interesso por redação e corrigi da maneira que já corrigiram as minhas.
Espero muito ter ajudado. Ao corrigir sua redação aprendi bastante, principalmente, com a C1 que é a mais difícil.
Qualquer dúvida estou a disposição.
Um abraço! E lembre-se que sua dedicação valerá a pena.