Iniciante

IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO SOCIAL DO INDIVÍDUO

  • 2

De certo, a educação no Brasil possui entraves desde a Era Vargas, em que mesmo após a criação de um sistema público de ensino, a qualidade não era a mesma do privado. Logo, décadas passaram e essa irregularidade é notável na sociedade contemporânea. Dessa forma, por conta da desigualdade social, o déficit na educação pública reflete nos cidadãos brasileiros, sendo mais visível nas classes sociais baixas.

Inegavelmente, os indivíduos que estão na base da pirâmide social são os mais prejudicados. Acima de tudo, a sobrevivência torna-se mais importante do que ser alfabetizado, pois há a necessidade de conseguir recurso financeiro para suprir as demandas básicas, como comer. Consequentemente, os trabalhos que exigem mais força física tornam-se comuns entre os mais pobres, enquanto os empregos e profissões que exijam uma boa base de ensino são o objetivo das classes privilegiadas.

Ademais, as escolas públicas brasileiras não recebem o investimento devido, fazendo-as, em sua maioria, desenvolver um ensino de má qualidade. De tal maneira, um estudante de colégio público precisa esforçar-se mais para ter uma base de estudos que proporcione-o oportunidades iguais a de um aluno do ensino privado. Por outro lado, no filme brasileiro “Que horas ela volta?” é exibido como as classes altas compactuam com essa desigualdade, visto que há uma revolta da patroa quando seu filho não entra em uma faculdade, mas a filha de sua empregada doméstica sim.

Sendo assim, deve o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação realizar um investimento maior na educação pública, visando aumentar a qualidade do ensino, além de se unir ao Setor Privado para ofertar aulas aos cidadãos analfabetos nos locais em que eles trabalham, por meio de cursos de capacitação, com o objetivo de qualificá-los profissionalmente. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange a questão da importância da alfabetização.

 

SE POSSÍVEL, corrija de acordo com as competências do ENEM, obrigada! :)

Compartilhar

5 Correções

  1. Bom,eu achei muito vaga a introdução,vópoderia ter exposto mas pontos de vista da desigualdade entre o ensino privado e o ensino público e nn só falar q ele existe.
    sua redação está boa porém eu achei que faltou essa questão de mais comparações entre os dois tipos de ensino,das características.
    Mas mesmo assim a realidade está bem exposta.
    Eu também gostei bastante da sua conclusão, é um excelente tese visando as pessoas menos favorecidas para tentar capacitar elas e de certa forma fazer com que elas tenham mais alguma oportunidade.

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: ”De certo, a educação no Brasil possui entraves desde a Era Vargas, em que mesmo após a criação de um sistema público de ensino, a qualidade não era a mesma do privado.”- Que entraves são esses?
    Lembre-se, a redação precisa ser detalhada para que o leitor entendo o seu ponto de vista.
    Desenv. 1- “Inegavelmente, os indivíduos que estão na base da pirâmide social são os mais prejudicados.”- Por que?
    Conclusão: Você não linkou bem a sua proposta de resolução com o Ministério de Trabalho.

    • 1
  3. INTRODUÇÃO:
    •Gostei de sua introdução, porém poderia melhorar essa tese.

    PODERIA TER FEITO ASSIM:
    •Dessa forma, dois fatores fazem-se relevantes: a desigualdade social na educação pública do país e a falta de investimentos nas instituições de ensino.

    DESENVOLVIMENTO 1:
    •Poderia melhorar, não trouxe nenhuma área do conhecimento, como frases de filósofos, estudos ou dados estatísticos. Além de ter argumentado muito pouco.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    “Ademais, as escolas públicas brasileiras não recebem o investimento devido, fazendo-as, em sua maioria, desenvolver um ensino de má qualidade”. (Aqui você poderia ter falado como que a falta de investimentos interfere no ensino).

    •Achei que esse filme não se encaixou direito com o que você falou. Poderia ter amarrado de uma forma melhor. Ficaria legal se você trouxesse algo pra comprovar a sua argumentação, tanto no D1 como no D2.

    CONCLUSÃO:
    •Poderia ter feito uma rápida retomada à tese.
    Esse “deve” não ficou tão legal. Da próxima quando for citar dois Ministério não precisar repetir a palavra “Ministério” duas vezes.

    PODERIA TER FEITO ASSIM:
    • Infere-se, portanto, que medidas precisam ser tomadas para resolver essa situação. Para que isso ocorra, é necessário que o Ministério Trabalho e o da Educação….

    SUA CONCLUSÃO NÃO ESTÁ TÃO BEM FEITA, VEJA:

    (Sem retomada à tese) Sendo assim, deve o Ministério do Trabalho e o Ministério da Educação realizar um investimento maior na educação pública,(COMO VAI SER ESSE INVESTIMENTO? POR MEIO DE QUÊ?) visando aumentar a qualidade do ensino, além de se unir ao Setor Privado para ofertar aulas aos cidadãos analfabetos(QUEM VAI DÁ ESSAS AULAS? QUAL PROFESSORES?) nos locais em que eles trabalham, por meio de cursos de capacitação, com o objetivo de qualificá-los profissionalmente. A partir dessas ações, espera-se promover uma melhora no que tange a questão da importância da alfabetização.

    •Você tem que detalhar bem a conclusão .

    NOTA:
    C1:120
    C2:120
    C3:120
    C4:140
    C5:140
    TOTAL:640

    • 1
  4. Gostei bastante da sua redação principalmente por fazer citações variadas tanto na introdução quanto no desenvolvimento, também deixou claro seu ponto de vista que é muito importante ressaltar nas redações e muitos deixam esse detalhe imperseptivel, Entretanto acho que poderia melhorar seus argumentos na parte final do texto para mostrar uma proposta de intervenção mais plausivel com a realidade.
    C1:120
    C2:160
    C3:160
    C4:200
    C5:80

    • 1
  5. Bom dia,bem escrito e de fácil entendimento,boa escolha nas citações,gostei do seu desenvolvimento a conclusão me parece um pouco fraca da para melhor,pois você demostra muito potêncial.espero ter ajudado ………………………………….
    Ps: estou aprendo espero ter sido util. ………………………………..

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.