Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira (modelo ENEM)

  • 0

O livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, revela a falta de saneamento básico e as precárias condições de vida da população entre os anos 1955 e 1960. No contexto atual, ainda se observa a deficiência de saneamento básico e as indiferenças acerca das consequências dessas ações. Assim, alguns impasses dificultam a mudança desse cenário, como a ineficiência das leis e o descaso com a população de baixa renda, provocando desigualdade social.

Em primeiro lugar, o saneamento no Brasil é regulamentado pela Lei 11.445 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico, onde são determinados os serviços e infraestruturas de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e entre outros. Nesse viés, evidencia-se a ausência de fiscalização e de cumprimento de leis, já que 90% da população do Norte do país não possui água tratada, segundo estudos feitos pelo Instituto Trata Brasil. Logo, a falta de saneamento pode acarretar em doenças e mortes e com isso, agravar os sistemas de saúde pública, pois são tratamentos que demandam altos custos.

Ademais, a indiferença com as populações mais pobres do país faz com que o direito de possuir saneamento básico seja privilégio da elite. Além disso, o rápido crescimento populacional dificulta o acesso aos serviços básicos, pois essas comunidades estão em habitações de áreas irregulares. Geralmente, essas áreas possuem o risco de desabamento e de inundações e dessa forma, são excluídas dos planejamentos do Estado, visto a dificuldade de chegar a esses locais. Com isso, criam-se barreiras e comprometem a qualidade de vida dessas comunidades, convivendo com as dificuldades e com a desigualdade.

Portanto, medidas são necessárias para combater esse impasse. O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico, com projeções mais realistas que considerem o contexto atual, por meio de fiscalização e identificação dos locais com maiores necessidades. Também, é necessário avaliar a efetividade de cada serviço e estipular prazos certos para a população, informando as atividades através das Mídias para que os cidadãos fiquem a par do que está acontecendo. Com isso, será possível reverter o quadro da falta de saneamento e estar longe da realidade retratada no livro de Carolina Maria de Jesus.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde!
    Primeiramente, parabéns, você escreve muito bem. Tão bem que nem identifiquem erros.
    Mas como foi apontado acima, creio que faltou um conectivo na conclusão na parte “O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico”, talvez perdesse pontos por isso. Também não sou boa em identificar detalhemento mas acho que no seu texto, a frase “com projeções mais realistas que considerem o contexto atual” se encaixaria como um.
    C1: 200
    C2; 200
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 1000
    Espero ter ajudado :)

    • 1
  2. Boa tarde,

    “O livro “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, de Carolina Maria de Jesus, revela a falta de saneamento básico e as precárias condições de vida da população entre os anos 1955 e 1960. No contexto atual, ainda se observa a deficiência de saneamento básico [1] e as indiferenças[2] acerca das consequências dessas ações. Assim, alguns impasses dificultam a mudança desse cenário, como a ineficiência das leis e o descaso com a população de baixa renda, provocando desigualdade social.”
    1: para ficar mais completo, adicione “no Brasil atual”, ou algum similar.
    2: indiferença por parte de quem? do Estado? da população? Tente especificar isso.

    “Em primeiro lugar, o saneamento no Brasil é regulamentado pela Lei 11.445 que estabelece o Plano Nacional de Saneamento Básico, onde são determinados os serviços e infraestruturas de água potável, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana e entre outros[1]. Nesse viés, evidencia-se a ausência de fiscalização[2] e de cumprimento de leis, já que 90% da população do Norte do país não possui água tratada, segundo estudos feitos pelo Instituto Trata Brasil. Logo, a falta de saneamento pode acarretar em doenças e mortes e com isso, agravar os sistemas de saúde pública, pois são tratamentos que demandam altos custos.”
    1: o seu tópico frasal ficou muito longo, tente resumir a frase, ex: “Em primeiro lugar, o saneamento no Brasil é regulamentado pela Lei 11.445, que determina os serviços necessitados.”
    2: novamente, essa falha é por parte de quem?

    “Ademais, a indiferença com as populações mais pobres do país faz com que o direito de possuir saneamento básico seja privilégio da elite. Além disso, o rápido crescimento populacional dificulta o acesso aos serviços básicos, pois essas comunidades estão em habitações de áreas irregulares. Geralmente, essas áreas possuem o risco de desabamento e de inundações e dessa forma, são excluídas dos planejamentos do Estado, visto a dificuldade de chegar a esses locais. Com isso, criam-se barreiras e comprometem a qualidade de vida dessas comunidades, convivendo com as dificuldades e com a desigualdade.”
    – esse parágrafo não tem nenhum erro ^^

    “Portanto, medidas são necessárias para combater esse impasse. O Governo Federal, deve revisar o Plano Nacional de Saneamento Básico[1], com projeções mais realistas que considerem o contexto atual, por meio de fiscalização e identificação dos locais com maiores necessidades. Também, é necessário avaliar a efetividade de cada serviço e estipular prazos certos para a população, informando as atividades através das Mídias para que os cidadãos fiquem a par do que está acontecendo. Com isso, será possível reverter o quadro da falta de saneamento e estar longe da realidade retratada no livro de Carolina Maria de Jesus.”
    1: acho que ficaria melhor você reformular a frase, ex: “Então, é dever do Governo Federal revisar o…”
    Agente: Governo Federal e meios midiáticos
    ação: fiscalização e identificação de locais com dificuldades, avaliar efetividade dos serviços e estipular prazos.
    meio: plano nacional de saneamento básico (acho que também ficaria bom nomear esse plano, ex: “PNaSaB” ou algo do tipo)
    finalidade: informar os cidadãos (se você “dividir” a proposta, isto é, escrever duas separadamente, o ideal seria escrever uma finalidade diferente pra cada uma)
    detalhamento: não identifiquei mas eu nunca consigo identificar o detalhamento kkkkkk

    C1: 200
    C2; 160
    C3: 200
    C4: 200
    C5: 200
    Total: 960

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.