Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira

  • 0

Manoel de Barros, poeta pós-modernista, desenvolveu a chamada “Teologia do Traste”, cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Segunda essa lógica, é preciso, portanto, valorizar também as implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira, já que grande parcela social não enxerga tal entrave com a devida relevância. Assim, vale ressaltar que a desigualdade social e omissão governamental são fatores causadores e que precisam de um olhar mais crítico de enfrentamento.

Sob esse viés, é lícito postular a distinção social como impulsionadora desse revés, já que são pessoas que moram em periferias e áreas mais pobres as que mais sofrem com a problemática em questão, e de acordo com o IBGE, somam cerca de 54% da população. Inquestionavelmente, as empresas estaduais de saneamento têm uma grande parcela de culpa, pois, sua função não só se trata da distribuição de água limpa, como também da coleta adequada do esgoto. Como a primeira opção é mais lucrativa, e visam apenas o lucro, as companhias acabam facilitando a proliferação de doenças nos municípios por falta de responsabilidade.

Outrossim, vale destacar que a passividade governamental é um fator que dificulta a resolução do imbróglio. Para entender tal lógica, alude-se ao pensamento do contratualista John Locke, o qual em seu contrato social, afirma que o Estado deve garantir os direitos imprescindíveis dos indivíduos. No entanto, é perceptível que tais direitos têm sido negligenciados, pois o governo irresponsável pouco se importa com a saúde e o bem-estar do coletivo. Isto posto, é claramente um rompimento no pacto pelo filósofo.

Portanto, medidas são indispensáveis para a resolução do impasse. Logo, a Agência Nacional das Águas (ANA) -órgão responsável por fiscalizar e regulamentar os serviços públicos de saneamento básico de todo país-, deve criar projetos mais rígidos para inspecionar empresas de todos os estados através do envio de equipes de profissionais mais qualificados para cada companhia, a fim de garantir que cada uma faça seu trabalho corretamente sem prejudicar a população. Ademais, o Governo Federal em juntura com o Ministério da Saúde, precisa realizar uma campanha de saúde exclusivamente para comunidades mais afetadas pela falta de saneamento, com o fito de preservar a saúde dos moradores através de realização de exames e distribuição de remédios gratuitos. Assim, a Teologia do Traste não se aplicará mais ao Brasil.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
    Sua redação está muito boa, apenas destacarei alguns pontos para você melhorar na próxima vez que escrever.
    – “pois o governo irresponsável pouco se importa com a saúde e o bem-estar do coletivo”. Esse trecho ficou com uma certa marca coloquial. Não está errado, porém você pode reescrevê-lo de outra maneira.
    – A proposta de Redação está completa e muito bem elaborada. Mas talvez esteja um pouco extensa, não só pelo fato de que a a quantidade excessiva de informações exije mais atenção para a leitura, mas também pelo fato de que só tem 30 linhas disponíveis para a escrita. Fique atenta à este fato.
    C1- 200
    C2- 200
    C3- 160
    C4- 200
    C5 – 200

    • 0
  2. Competência 01- 200
    Segunda essa lógica é preciso >
    Segunda essa lógica é preciso (não existe virgula aqui).
    e visam apenas o lucro ( visa* em vez de visam, já que o sujeito citado esta no singular) >
    Como a primeira opção é mais lucrativa, e visa apenas o lucro, as companhias acabam facilitando a proliferação de doenças nos municípios por falta de responsabilidade.

    Competência 02- 200
    Seu tema esta associado, e a estrutura esta perfeita. Seus repertórios estão são legítimos e você conseguiu faze-los pertinentes e produtivos.

    Competência 03- 160
    O primeiro paragrafo esta impecável, mas eu separaria o repertorio em um so período para que o tópico frasal ficasse mais obvio. O segundo paragrafo poderia ser melhor desenvolvido, você poderia falar quais os direitos estão sendo violados, quais não estão sendo garantidos, o porque isso acontece, e de que forma acontece.

    Competência 04-200
    ótimo uso dos recursos linguísticos, sem nenhum desvio.

    Competência 05 – 200
    todos os elementos foram encontrados, e teve um otimo fechamento. A retomada do assunto no inicio, poderia ter sido linhas usadas no seu argumento

    NOTA – 960

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.