Implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira
Tendo em vista que o artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos assegure que Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidades e direitos, na atual sociedade brasileira não há o cumprimento dessa garantia, principalmente na área da saúde envolvendo o saneamento básico, onde toda uma população utiliza destes serviços diariamente.
É perceptível que a captação e o tratamento da água são de grande importância para que ela se torne potável e utilizável para a população. É possível perceber esta importância no filme “o menino que descobriu o vento” no qual um jovem em situação de vida precária, constrói um moinho de vento onde residia para ajudar a sua comunidade que sofria com a falta de água. Indubitavelmente notamos que a falta do saneamento básico trás não somente riscos para a saúde dos cidadãos como esquistossomose, leptospirose, febre ou epidemias como a dengue, mas também ao ambiente em que vivem, já que uma das vertentes do saneamento básico é a limpeza urbana.
Ademais, é notório apontar a grande desigualdade social onde grande maioria das áreas irregulares não possuem tratamento adequado de esgoto, tendo assim valões correndo a céu aberto, ligações ilegais na canalização que contaminam a água e lixos sendo jogados em locais inapropriados, podendo causar enchentes e alagamentos. De acordo com Richard Rorty, “Que tipo de mundo podemos preparar para os nossos bisnetos?”. Visto isso, percebemos os riscos que futuros cidadãos terão de passar ao prolongar este cenário.
Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Governo, por intermédio de projetos e programas de desenvolvimento para saneamento básico, aumente o investimento de grande irregularidade, afim de ter uma sociedade igualitária com todos os seus direitos garantidos onde o estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma Jonh Locke.
Spayke
C1: 120
Possui muitos desvios gramaticais no seu texto
C2: 120
Possui domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo. Trouxe repertórios mas não conseguiu relacionar bem com o texto.
C3: 120
Não apresentou a tese.
C4: 120
Pouco uso de conectivos; ligue melhor as frases.
C5: 160
Proposta de intervenção incompleta (faltou o detalhamento). Especifique quem é o agente, o Governo é muito amplo.
NOTA FINAL: 640
suianythg
ola bom dia , eu analisei o seu texto e tem algumas coisas para levar em consideração
introdução – sua contextualização foi interessante foi um começo de um repertorio sociocultural legal mas voce se estendeu muito explicando sua contextualização e faltou sua tese a primeira pelo que eu entendi foi a área da saúde envolvendo o saneamento básico ok , mas cade a segunda , então eu acho que voce acabou se precipitando e acabou se esquecndo
seu desenvolvimento
seu topico frasal foi interessante mas eu acho que você ficou muito so no fato do filme tipo precisaria de mais informações como dados e outras referencia mostrou seu ponto de vista
2- falta de coesao na parte podemos causar enchentes e alagamentos . De acordo … ficou um pouco a desejar
conclusão essas parte a conclusao deve ter , eu vou dizer se vc colocou ou não
retomada da tese – nao vi sua retomada
– finalidade -ok
quem-ok
por meio de – ok
com um detalhamento complemento – informação extra
competencias 1 160
2- 120
3- 120
4- 120
5-160
desculpa se eu errei algumas coisas estou voltando a fazer redação novamente e talvez tenha algo de errado , perdão