A constituição federal, prevê no artigo 6.º que os cidadãos têm direita a — saúde, segurança, lazer e entre outros, porém ao analisarmos observamos que o que foi previsto por lei não está sendo seguido, já que um dos fatores a ser observado é a falta do saneamento básico que é um grande problema à saúde pública, e principalmente as periferias, esse cenário é descrito devido a grandes fatores tendo eles como uns dos mais decorrentes, a negligência governamental e a aparição de doenças nas comunidades brasileiras, implicando diretamente com o que a lei prevê.
Primeiramente, o desinteresse governamental sobre a escassez do saneamento básico é um dos grandes empecilhos para a solução desse problema. As comunidades periféricas são as que tendem a sofrer mais com a falta de atitude dos governantes, visto que segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Trata Brasil, os dados apontam que as cem maiores cidades do país, 97,7% do esgoto não é coletado que tem como alvo central as favelas, deixando eminente a falta de empatia e respeito sobre as comunidades periféricas diante desse cenário vivenciado.
Outrossim, é o desenvolvimento de doenças nas comunidades, que pela baixa frequência dos direitos básicos da população é nocivo à saúde. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a saúde é definida como — o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente a ausência de doenças, toda via no país verde-amarelo essa definição não se faz relativa à realidade presenciada, pois conforme o G1, de janeiro á fevereiro de 2020, foram listadas 32 978 internações de pessoas em hospitais com enfermidades relacionadas á contato com água contaminada, deixando evidente a falta de racionalização ao bem-estar da população.
Diante do que foi citado, é notório que medidas devem ser tomadas, o Governo Federal em prol com o Ministério da saúde devem buscar meios de intervir nesse cenário catastrófico, com a criação de projetos governamentais em áreas necessitadas buscando a diminuição do problema exposto, tratamentos específicos de água, lixo e esgoto. Como também a apresentação de palestras educativas sobre os perigos causados pela falta de saneamento básico, evitando assim que o problema cresça ainda mais e a lei seja seguida diante a sua descrição.
johlemos
C1: 80
Possui erros ortográficos, como no primeiro parágrafo o “direita” e no quarto parágrafo o “toda via”. Além de construir o parágrafo com períodos extremamente extensos deixando a ideia perdida, use mais pontos finais dentro do parágrafo.
C2: 120
Possui bastante repertórios, até exagerados o que compromete seu texto o deixando expositivo, precisa ter argumentação e a sua autoria. É preciso que além de usar o repertório, colocar a produtividade com o seu argumento sobre ele. Coloque apenas 1 repertório em um parágrafo e desenvolva seu argumento sobre ele.
C3: 120
Você possui boas ideias, mas precisa aprender a relacioná-las sem perder a linha de pensamento. Deixar evidenciado a tese, problemática, repertórios e argumentação em períodos distintos pode te ajudar, pois ao deixar o período com muita informação você perde a sua organização. É preciso concluir a ideia de cada parágrafo.
C4: 120
É preciso ampliar o uso de elementos coesivos dentro dos parágrafos, não só no início. Crie o hábito de colocar um conectivo após cada ponto final para iniciar um outro período ( tenha em média 3-4 períodos por parágrafo).
C5: 120
Possui agente, ação e efeito.
O “meio” ficou sem sentido e alguns corretores podem não considerar.
Faltou detalhamento.
Total: 560
larahsilva_
C1 (Domínio da norma culta) – 120
C2 (Compreensão da proposta de redação) – 120
C3 (Selecionar, relacionar e organizar argumentos) – 120
C4 (Conhecimentos linguísticos para construção da argumentação) – 80
C5 (Proposta de intervenção) – 160
Nota final – 600
No seu texto tem bastante erros de gramática (C1), mas acredito que alguns sejam de digitação. Também há bastante erros de coesão e concordância (C4), aconselho você a estudar um pouquinho mais esse ponto. Também tome cuidado com as informações: dados são muito importantes, mas quando você sobrecarrega seu texto com informações e não argumenta, está fugindo do modelo dissertativo argumentativo (C2) e pode até zerar sua redação.
Salientando que eu não sou profissional, minhas considerações são baseadas nos meus atuais conhecimentos, espero que ajude :)
eimaressa
Competência 1 – 80
A constituição federal, prevê ( não se separa sujeito do verbo)
Direita – direito
porém ao analisarmos observamos que o que foi previsto por lei não está sendo seguido – porem, observa-se que o que foi previsto não esta sendo seguido.
E principalmente as periferias – principalmente nas periferias
Decorrentes – recorrentes
Eminente- iminente
Toda via – todavia
á fevereiro – à fevereiro
á contato – ao contato
em vez do travessão, use dois pontos.
, visto que,
Competência 2 – 200
seus repertorios sao bons, mas faltou desenvolvimento
Competência 3 – 160
Competência 4 – 120
Competência 5 – 120
Spayke
Olá, tudo bem? Sou apenas um aluno, então vou corrigir com base em meus conhecimentos. Vou fazer breves comentários nas competências. Caso eu erre algo me perdoe. Sucesso!!
C1 (Linguagem e gramática): 120
Seu texto é escrito de uma forma legal, mas com erros gramaticais constantes.
C2 (Estrutura e repertório): 160
Você traz repertórios para o seu texto, o que é muito bom, mas faltou um pouco de organização deles no texto.
C3 (Argumentação): 140
No seu texto, a argumentação é um pouco confusa (os erros gramaticais tbm confundem na hora de entender).
C4 (Coerência e conectivos): 140
É visto algumas repetições no texto, além de apresentar poucos conectivos.
C5 (Proposta de Intervenção): 160
A sua proposta possui Agente (quem vai fazer), Ação (o que vai ser feito), Finalidade (para que vai ser feito) e Detalhamento. Porém ficou faltando (ou não consegui achar) o Modo como vai ser feito.
TOTAL: 720