No livro “Olhai os Lírios do Campo”, do escritor Érico Veríssimo, o protagonista é médico e lida diretamente com as doenças causadas pela falta de higiene da parcela mais pobre da população. Infelizmente, no Brasil, essa realidade vai além da literatura, onde a carência de saneamento básico afeta negativamente a saúde pública nacional. Portanto, faz-se elementar a análise das causas e consequências do impasse, as quais destacam-se, respectivamente: a negligência estatal e o aumento de patógenos.
A princípio, é importante ressaltar que, a deficiência federal de apoio é um grande agravante do problema. Isto é, segundo um estudo do Instituto Trata Brasil, de 2019, o Nordeste é disparado a região com mais mortes por insuficiência sanitária. Nesse sentido, esse dado é uma evidência de como a problemática é pior em regiões mais remotas, como o sertão nordestino, pois, por exemplo, o Governo não envia caminhões-pipa com regularidade suficiente para atender as demandas locais. Assim, o descaso governamental é sentido pela população.
Ademais, os resultados desse descuido também devem ser levados em conta. Desse modo, os arroios a céu aberto, o acúmulo de lixo e a falta de água potável são um cenário perfeito para o aumento da população de vetores de doenças, como o famigerado mosquito Aedes Aegypti, então há, naturalmente, uma disseminação de enfermidades na região, as quais geram uma sobrecarga do Sistema Único de Saúde (SUS). Por fim, um retrato dessa realidade é a novela brasileira “Sob Pressão”, da emissora Globo, em que é mostrado um hospital público na periferia constantemente lotado e caótico.
Portanto, é fundamental que o Governo Federal e o Ministério da Saúde melhorem as condições sanitárias nacionais. Isso deve se dar por meio do aprimoramento da infraestrutura em regiões carentes, como a construção de cisternas, redes de esgoto e hospitais. Além disso, deve haver a promoção de campanhas de conscientização visando orientar o povo, recomendando que, exemplificando, a água para consumo seja sempre fervida. Por fim, essas medidas teriam a finalidade de frear as implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira.
Lucy2004
Vamos lá
sobre a sua introdução o seu repertório está bom porém essa frase falta de higiene da população pobre não ficou muito boa, porque deu a entender que a população pobre não está realizando a sua higiene pessoal como convém e não sobre o saneamento básico.. você relaciona bem ele com o tema e a sua causas estão bem explícitas
sobre o seu desenvolvimento 1 tem um erro de pontuação na primeira linha no lugar do que não precisa ter vírgula, mas você começou bem começou com um tópico frasal depois você apresenta um repertório, tem um erro de pontuação faltou aspas no trata Brasil, um repertório bom relacionado ao tema só faltou um pouquinho de detalhamento e de mais sua opinião nesse desenvolvimento
sobre o segundo desenvolvimento começou com um tópico frasal, fez um repertório bom, faltou também um pouco de detalhamento de você detalhar mais os seus argumentos e uma frase conclusiva
sobre a sua conclusão faltou uma frase no começo que é o tópico frasal , retomando o tema ou a sua tese assim ficaria bom, tem os agentes mas faltou o agente detalhamento e na frase final faltou uma frase de fechamento que pode ser exemplo voltado a um repertório seu.
Bons estudos que vc se aperfeiçoe a cada dia e que logo venha tirar 900+