implicações da falta de saneamento básico na saúde pública brasileira

  • 1

Na obra Utopia, do escritor Thomas More, é relatada uma sociedade livre de problemas e adversidades, sendo, então, perfeita. No entanto, o que se observa na realidade do Brasil, é o oposto do que o autor prega, uma vez que, a falta de saneamento básico na saúde pública, é o empecilho que dificulta concretizar os planos de Thomas. Desse modo, pode-se afirmar que, a poluição do homem e a negligência governamental contribuem com esse cenário.

A princípio, é válido destacar que, a poluição no meio ambiente, que o cidadão causa colabora com esse fato. De acordo com a historiadora Marina silva, a natureza tem uma estrutura feminina: não sabe se defender, mas sabe se vingar. Assim, verifica-se que Marina não errou, pois a água contaminada pelo povo, além de desencadear enchentes, podem causar diversas doenças.

Em segunda análise, é correto afirmar que, o descaso governamental, com esse caso, é lastimável. Sob o mesmo ângulo, segundo a ABES cerca de 41 mil pessoas se internam devido a falta de saneamento básico no Brasil. E necessário, que o governo tome providências diante desse problema.

Em virtude do que foi citado, urge que medidas sejam tomadas. O poder legislativo deve abrir uma lei, em que, quem contaminassem os rios e mares, pagassem uma multa de 10 mil reais. O governo do Município deve abrir um hospital em cada bairro, através de verbas do Governo do estado, com médicos, leitos e equipamentos de qualidade, com o intuito de ajudar pessoas carentes contaminadas por doenças vindas da água suja. E assim, se concretizaria os planos de Thomas.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:
    Introdução: Ótimo parágrafo. Apresenta repertório que ajuda a introduzir o tema que será discutido ao longo do texto, assim como, o relaciona com as situações do cotidiano. Além disso, tem bons pontos de tese sobre o tema.
    Desenvolvimento: D1- bom parágrafo, mas poderia ter colocado mais algum argumento (achei um pouco curto, porém ele possui a estrutura essencial de um parágrafo argumentativo). Esse desenvolvimento tem: tópico frasal (para introduzir o tema), repertório legitimado e que tem relação com o tema e explicação breve da citação juntamente com a frase intensificadora e conclusiva do parágrafo.
    D2- Achei esse parágrafo incompleto (de acordo com o tipo de projeto de texto que eu aprendi!), mas com um pouco de organização das ideias ficará ótimo. Nele apresenta: tópico frasal, repertório e frase conclusiva, ai estaria faltando a explicação do tópico frasal. A sequência ficaria: tópico frasal+ ampliação desse tópico (o porquê de tal questão)+ fundamentação (repertório)+ Frase conclusiva de intensificação.
    Conclusão: A sua conclusão tem: agente+ ação+ meio+ efeito+ detalhamento. Possui os cinco elementos necessários.
    -Obs: não colocarei nota, porque não tenho segurança para pontuar!
    Comp. 1- gramática: notei poucos erros gramaticais
    Comp. 2- repertório: possui repertórios legitimados, porém, sem uso produtivo.
    Comp. 3- Projeto de texto: de acordo com a minha interpretação (que não significa que eu esteja certa) , o seu projeto de texto está um pouco confuso, principalmente a sequência das informações.
    Comp. 4- Coerência: você utiliza bons conectivos que ajudam a interligar os argumentos, senti falta apenas de conectores no segundo desenvolvimento e na conclusão.
    Comp. 5- Proposta de intervenção: a sua proposta ficou boa, mas poderia ser melhor, nela apresenta os elementos necessários. Além disso, você poderia ter solucionado os problemas que colocou na sua tese, como a “negligência governamental”, que poderia colocar como solução um melhor gerenciamento de redes de esgoto e implantação de saneamento em áreas mais afetadas por esse problema por exemplo.
    Se não tiver entendido alguma parte que escrevi, pode me mandar mensagem por aqui: [email protected] ficarei feliz em ajudar!
    Espero ter ajudado e bons estudos!

    • 2
  2. Olá Isabelly, vou fazer minhas observações com o intuito de ajudar, saliento que sou aluna inexperiente, mas juntas podemos sempre aprender.
    1. cuidado com o queísmo no texto 2°,1°( segundo parágrafo primeira linha)

    2. A princípio, é válido destacar que, a poluição no meio ambiente, que o cidadão causa colabora com esse fato.
    2.1 EU colocaria assim: ”A princípio, é válido destacar que a poluição do meio ambiente e fruto da ação do homem e corrobora para as mazelas da saúde pública brasileira”

    3. 1° parágrafo, 4° linha poluição do homem
    3.1 Eu colocaria : poluição que o homem causa;

    4. Acredito que depois da palavra enchente 2°, 3° não pede vírgula;

    5. Acredito que depois da palavra feminina no 2° 2° não pede dois pontos;

    6. No 3° 1°L depois da palavra governamental não pede vírgula

    7. no 3°parágrafo 2°linha a sigla ABES deveria vim por extenso e depois a sigla ;
    7.1 Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental ( ABES);

    8. O poder legislativo deve abrir uma lei, em que, quem
    8. 1 Eu colocaria assim: O poder legislativo deve criar leis para assegurar mais proteção ao meio ambiente; ( ou fazer cumprir, , já que existe lei pra isso)

    9.Não consegui visualizar seu detalhamento e finalidade;

    10. senti falta de alguns conectivos na conclusão e a retomada do tema;

    11. O terceiro achei que ficou faltando aprofundar mais e contextualizar com o tema

    Parabéns pela força, porque redigir não é fácil, não desanime e segue praticando , lembre-se que todo dia é dia de aprender…se precisar estou por aqui…

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.