O saneamento básico é uma das formas de garantir a melhor qualidade de vida de uma determinada região. Nesse sentido, assegurando que uma cidade tenha uma coleta de esgoto e água tratada, além de evitar doenças. Porém, no Brasil, existem fatores que impedem esse direito concedido pela Constituição Federal de 1988, tais como a falta de de planejamento e de investimentos financeiros.
Com isso, é evidente que a questão constitucional e sua aplicação esteja entre as causas do problema. De acordo com o filósofo grego Aristóteles, a politica deve ser utilizada de modo que o equilibrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possivel perceber que, no Brasil, o abastecimento de água potável não é favorecido a todos os brasileiros, rompendo essa harmonia. Segundo a PLANASAB, apenas 68% dos brasileiros possuem águas potáveis em suas casas.
Entretanto, nota-se locais degradados como impulsionadora do problema. Em concordância com o ideal iluminista, uma sociedade só progride quando se mobiliza com o problema do outro. No entanto, quando se observa a negligência do governo hodiernamente, na questão de melhorar o saneamento em lugares irregulares na nação verde-amarela, verifica-se que essa ideia é constante na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste.
Logo, cabe ao Governo investir em recursos para melhorar o saneamento básico em prol do contentamento do bem-estar de todo o cidadão. A sociedade por sua vez deve se mobilizar por meio de passeatas e manifestações em locais públicos de modo a pressionar o Estado uma vez que o poder da população tem papel fundamental para a democratização do pais a fim de transpor as barreiras de um território menos desigual.
Graziele Ferreira Das Neves Santos
Olá, eu sou estudante também, mas vou corrigir de acordo com meus conhecimentos, ok!?
“O saneamento básico é uma das formas de garantir a melhor qualidade de vida de uma determinada região. Nesse sentido, assegurando que uma cidade tenha uma coleta de esgoto e água tratada, além de evitar doenças.”
O ideal seria reescrever esse trecho sem o” Nesse sentido”; esse conectivo é usado para fazer síntese de ideias, ou para estabelecer relação entre repertórios, não há necessidade de ser empregado aqui.
“Segundo a PLANASAB, apenas 68% dos brasileiros possuem águas potáveis em suas casas.”
Seria interessante você citar esse dado e depois comentar sobre ele, explicar por que isso acontece ou as consequências, e não apenas citar os dados aleatoriamente e partir para outro parágrafo.
” Entretanto, nota-se locais degradados como impulsionadora do problema.”
Quem impulsiona o problema? Os locais degradados.
Portanto: “Entretanto, nota-se locais degradados como impulsionadores do problema.”
“verifica-se que essa ideia é constante na teoria e não desejavelmente na prática, e a problemática persiste.”
Por que essa ideia não é colocada em prática? De quem é a culpa? Quem é atingido? Qual a consequência disso?
Explique tudo que for necessário e possível.
O parágrafo é de desenvolvimento, fale tudo que for interessante.
Use vírgulas para separar os elementos da proposta de intervenção, principalmente o meio e o detalhamento.
Competência 1: 160
Competência 2: 120
Competência 3: 120
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Você escreve bem a redação, nada que um pouco de prática não resolva.
Rumo ao 900+!!!
Se precisar de uma correção, me manda uma mensagem.
brenno_1822
tudo que tenho a dizer ja foi aludido pelo LUGEPES. Aconselho acompanhar as noticias ou ler artigos e livros para aprimorar teu repertorio, isso ajuda na hora de citar dados e autores sendo eles filosofos, sociologos e afins. desejo uma boa sorte no teu aprimoramento, e continue assim na tua chaminhada tamo junto ;)
lugepes
Você apresenta bom domínio da língua portuguesa e dos recursos coesivos, mas faltou aprofundamento do repertório.
A sua introdução possui sim a apresentação do tema e da sua tese, mas qual a contextualização? Você poderia relacionar melhor a Constituição Federal (que é um ótimo repertório).
O D1 foi bem iniciado, expondo bem o seu tópico frasal, mas cuidado com citações muito genéricas, estabeleça melhor a conexão das ideias. O D2 está bom, mas é melhor evitar o “entretanto” para iniciar seu tópico frasal.
Sua proposta de intervenção também é boa, mas faltou o uso melhor da virgula.
Por ex em: “A sociedade, por sua vez, deve (…)” em locais públicos, de modo a pressionar o Estado, uma vez que (…) do país, a fim de (…).
Espero ter ajudado.