Aedes aegypti, famoso mosquito responsável por transmitir o vírus da dengue, que no qual, levou milhares de pessoas à morte nos últimos anos. Diante disso, uma pesquisa realizada pelo Ministério da saúde evidenciou cerca de 500 mil novos casos em diferentes regiões do Brasil. Logo, esse problema se dá devido ao baixo investimento do governo em saneamento básico e a falta de conscientização das pessoas sobre a importância da prevenção de doenças.
Em primeira análise, é notável os grandes problemas de infraestrutura em todo o Brasil. Nesse sentido, muitas cidades sofrem com tempos chuvosos, pois fica mais propício a ocorrer enchentes, buracos nas ruas, e também pode ocasionar um maior surgimento de doenças, que por conseguinte, leva as pessoas com maior frequência aos hospitais e aumenta os gastos com tratamento de enfermidades que poderiam ser evitadas se houvesse um maior investimento do governo em infraestrutura e saneamento básico. Desse modo, é necessário que essa problemática seja resolvida.
Paralelamente ao descaso do governo citado acima, é fundamental o debate sobre a falta de conscientização da população sobre alguns riscos. Dessa maneira, o filósofo grego Platão afirma: ” O importante não é viver, mas viver bem”. Somado a isso, se vê pouquíssimas campanhas de alerta sobre doenças como dengue, leptospirose, malária e etc. Essas doenças são causadas por água parada e também por consequência das enchentes, e por muitas vezes, leva várias pessoas à morte, e muitas pessoas não estão cientes dos riscos. Logo, é inadmissível que essa realidade permaneça.
Ademais, é necessário que medidas sejam tomadas para solucionar os problemas supracitados. Primeiramente, o Governo deve liberar mais recursos para a melhoria da saúde pública, evidenciando um maior cuidado com o tratamento de doenças, através da construção de bueiros e a fiscalização periódica da situação das cidades, principalmente em tempos chuvosos, com a finalidade de evitar água parada e o contato da população com possíveis focos de doenças para que assim haja uma melhor qualidade de vida. Contudo, é necessário também que a mídia use da sua força e do seu fácil acesso para conscientizar a população a respeito dos riscos e consequências dessas doenças, isso pode ser realizado através de campanhas na internet e através de palestras com profissionais da área. Somente assim, poderemos viver a realidade mencionada por Platão.
mandsszsz
Olá.
Suas ideias foram boas, porém mal executadas, principalmente no sentido de organização do texto.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa;
Há alguns erros de concordância e excesso de vírgulas em seu texto
NOTA: 120
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Foi mediano, precisa trazer mais informações para dar credibilidade ao seu texto
NOTA: 80
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Foi mal apresentado, deveria organizar suas ideias.
NOTA: 120
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
Foi bom, porém você se perdeu um pouco
NOTA: 120
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
Não sei se é impressão minha, mas ficou grande sua conclusão. Bom, consegui encontar sua proposta de intervenção.
NOTA: 160
NOTA FINAL: 600