Na série britânica “Black Mirror” são apresentados os impactos negativos acerca da exposição exacerbada em rede. Paralelo à obra fictícia, no cenário brasileiro contemporâneo, o imperativo de opinião nos meios digitais se mostra um obstáculo para o progresso social. Dessa forma, convém discorrer sobre os fatores que fomentam a problemática, como as posturas infundamentadas e o mal uso do campo de debate.
Em primeiro lugar, vale mencionar que a constante emersão de críticas equivocadas corrobora a gravidade da questão. Sob essa ótica, a Revolução Científica, no século XX, proporcionou o aprimoramento das tecnologias mercadológicas e comunicativas, entretanto, tais avanços não são usufruídos adequadamente. Nesse sentido, os indivíduos se apropriam dos ambientes de discussão para opinar e comentar incessantemente sobre temas dos quais não detém uma base de conhecimento, pela necessidade de inclusão social. Por conseguinte, há a precariedade da veracidade dos discursos.
Em segundo lugar, cabe destacar a flexibilização das interações físicas como propulsora do problema. Nessa perspectiva, consoante ao pensamento do filósofo polonês Zygmunt Bauman de “Relações Líquidas”, em que a sociedade está em um frequente individualismo, potencializado pelo fenômeno da globalização, os usuários aproveitam do anonimato de seu perfil e das distâncias oferecidas pelas inovações de conexão, para deteriorar o caráter de pessoas idôneas e julgar atitudes de maneira negativa e aberta ao público. Desse modo, há o empoderamento de opiniões desarmônicas.
Portanto, iniciativas são imprescindíveis para minimizar os impactos desse conflito. Logo, compete ao Superministério da Cidadania, em conjunto com as plataformas virtuais, promover a disponibilização de um guia instrutivo sobre a importância de uma navegação online saudável e como efetuar uma interação correta, por meio de páginas digitais em sites mais visitados, com o auxílio de profissionais em educação digital. Assim, contextos como da série “Black Mirror” poderão ser evitados pela cooperação mútua de uma nação consciente.
Obs: corrigir pelas competências do Enem, se possível ❤️
Grasinandes
Bacana, nota 500
Achei que você desenvolveu bem a tese e usou palavras coerentes. Não sou a pessoa certa para correção, só quero ter pontos necessários para enviar a minha.
Mas acho que com a prática você pode ir voltando as que havia feito e refazendo com a mesma base só para concertar os erros que passaram despercebidos