Iniciante

Impasses para o hábito de leitura como efetivação do letramento no Brasil

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Na obra “Utopia”,do escritor inglês Thomas More,é retratada uma sociedade perfeita,na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de  conflitos e problemas.No entanto,o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega,uma vez que o hábito de leitura como efetivação do letramento no Brasil apresenta barreiras,as quais dificultam a concretização dos planos de More.Esse cenário antagônico é fruto do silenciamento governamental,quanto da lacuna educacional.

Precipuamente,é fulcral pontuar que o impasse para o hábito de leitura deriva da baixa atuação dos setores governamentais,no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências.Segundo o pensador Thomas Hobbes,o estado é responsável por garantir o bem-estar da população,entretanto,isso não ocorre na sociedade brasileira.Devido à baixa atuação das autoridades,o tema é silenciado,uma vez que não é exposto,nem debatido na esfera social-elevando a permanência escassa em leitura e escrita.Dessa forma,faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de modo urgente.

Ademais,é imperativo ressaltar à lacuna educacional como promotora do imbróglio.De acordo com o filósofo Kant,o ser humano é o que a educação faz dele.Sob essa lógica,se há um problema social,há como base uma lacuna educacional.No que tange o hábito de leitura como efetivação do letramento no Brasil.Pode-se observa a escola uma forte influente nessa causa,já que não cumpri o seu papel no sentido de reverter ou prevenir o elevado números de pessoas que não se enquadra como leitor regular-dificultando o letramento,e aumentando a desigualdade social.Tudo isso retarda a resolução do empecilho,de maneira que a lacuna educacional coadjuva para a perpetuação.

Portanto,uma intervenção faz-se necessária.Para isso,é preciso que as escolas promovam debates e palestras sobre a necessidade da rotina de leitura.Tais eventos devem ocorre no contraturno com a participação de especialistas no assunto,professores e à comunidade,a fim de mais pessoas entender os benefícios de escrever e ler.As palestras e debates devem ser lúdicos e com referências de pessoas que aderiram o hábito,incentivando o maior público para junta-se a essa causa.Desse modo,atenuar-se-á,em médio e  longo prazo,o impacto nocivo do hábito  de leitura que as pessoas não tem,e a coletividade alcançará a Utopia de More.

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2 Correções

  1. Para melhorar seu texto devem ser assistidas algumas aulas de concordâncias verbal e nominal e também sobre coesão para deixar seu texto com uma sintonia melhor entre os parágrafos. Quanto à proposta de intervenção, precisa ser aprofundada um pouco mais.
    Bons estudos e nunca desista!
    Nota: 560/1000

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  2. Não sou nenhuma corretora profissional, mas o que sei, gosto de compartilhar.

    De início, sua redação não tem fuga de tema, apresenta boa estrutura, com poucos desvios gramaticais, possui esclarecimento de tese e desenvolvimento. Ao fim, não houve todos os 5 componentes da proposta de intervenção.
    Em relação aos desvios de gramáticas, nota-se erros a partir do 3° parágrafo em ”Pode-se observa”, “já que não cumpri”, “devem ocorre” e “pessoas entender”, o certo seria “pode-se observar; “já que não cumpre”, uma vez que o verbo pertence ao sujeito “escola”; “devem ocorrer”; “pessoas entenderem”. Sempre que for utilizado dois verbos, auxiliar e principal, o primeiro deve estar conjugado e o último deve estar no infinitivo.

    Na conclusão sua ideia foi boa, porém não apresentou modo/meio, deixando uma pergunta em aberto: de que forma as escolas promoverão palestras?

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