Impasses à formação cívica e educacional dos deficientes auditivos.

  • 0

Introdução:

Reconhece-se que a necessidade de adaptação à certas condições de ensino nem sempre foram fáceis, ainda mais com relação à certas cautelas para deficientes sensoriais, como o surdo.

Até onde tal indivíduo pode chegar com relação às práticas e medidas adotadas durante sua formação? Os meios tradicionais são realmente eficazes?

Desenvolvimento:

A obrigação do aprendizado começa cedo na vida de muitos, e com o surdo não seria diferente.

No entanto, seria sensato avaliar o ensino de forma igualitária para todos? Com certeza, não! O surdo não podendo usufruir da integridade sensorial , possui a necessidade de meios adequados que colaborem com a sua participação efetiva durante sua formação, assegurando assim, o desenvolvimento correto de sua posição dentro da sociedade.

Ao mesmo tempo que não se pode avaliar o aprendizado do surdo como o dos demais, todos devem se ater ao essencial para garantir a sua completa formação. Do contrário, um ambiente que não estimule o aprendizado desse indivíduo pode ser um dos fatores responsáveis para a sua incapacidade de atuação em diversos setores de sua vida cívica, o que normalmente é uma realidade mais difícil para quem porta a surdez.

Conclusão:

O ato do ensino ao surdo, portanto, deve ser visto com ares de cautela, uma vez que o surdo necessita de estímulos adequados à sua condição. O uso de recursos tecnológicos e mesmo intérpretes em salas de aula, com certeza o integrariam. Garantindo assim, o seu futuro.

 

Nota: Essa redação foi baseada e estruturada segundo o tema proposto pelo ENEM 2017: “Desafios para a formação de surdos no Brasil”.

Confesso que, para mim, escrever em 30 linhas tem sido um grande desafio! Eu normalmente disserto em duas ou três páginas, então acaba que sendo uma proposta “sardinha enlatada”, KKKKKKK. Desde já agradeço as correções, apontamentos, sugestões, críticas e/ou esclarecimentos! <3

Compartilhar

3 Correções

  1. Ola Boa Noite!
    fique perdida no seu desenvolvimento do seu texto na parte da argumentação,Não entendei muito bem sua conclusão achei que ficou bem vaga,sem muitas propostas de interversões,Mas ficou bem a introdução .eu achei que no argumento você iria fazer argumentos mais sob o surdos na escolas com mais proposta de soluções para este estudantes.Mas continuem aos treinos vencendo seus desafios.Estar no caminho certo.

    • 1
  2. Olá, Undefined_Thoughts. Como andam seus pensamentos?
    Introdução: pra esse parágrafo tenho duas dicas: a primeira é tentar contextualizar o tema com dados, citações, fatos históricos etc – o Enem gosta disso; a segunda é evitar interrogações. Digo isso pq, como o texto é dissertativo-argumentativo, vc precisa convencer o leitor pras suas propostas. Ao questionar o leitor, vc abre espaço para que ele apresente as propostas dele e essa não é a função do texto.
    Desenvolvimento: seu primeiro argumento me pareceu uma cópia daquilo apresentado na introdução. Além disso, te aconselharia a utilizar, como na outra parte do texto, dados, citações, fatos históricos etc. Isso solidifica seu argumento e tira ele do senso comum.
    Conclusão: vc retoma a tese já defendida e isso é bom. Todavia, sua proposta me pareceu pouco detalhada. Talvez tentar responder às questões “quem vai fazer? o que vai fazer? como vai fazer? para quem vai fazer? a fim de quê vai fazer?” possa te ajudar.
    Enfim, é isso Undefined_Thoughts. E continue firme para que as 30 linhas n sejam mais desafio! Tmj, torço por ti. Até mais :)

    • 1
  3. Olá! Parabéns por escrever.
    Vamos a redação:
    Não acho que sua maneira de se posicionar foi errada, visto que você apresenta causas do porquê pessoas surdas são negligenciadas no meio social e pelo poder público. Diante disso, confirmo as correções acima em dizer que você deve conhecer a estrutura do modelo Enem e que perguntas retóricas nem sempre são bem vindas.
    Agradeço pelo seu tempo e espero pode ajudar você com esse feedback!
    Rumo ao 1000!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.