A novela “Chiquititas” da emissora SBT, retrata a vida de crianças que convivem em um orfanato, com a esperança de que um dia irão ter uma família e que porventura, passaram por muitas dificuldades. Infelizmente, no Brasil esse problema não se resume apenas às telas.
Além da longa espera no processo de adoção, a realidade brasileira mostra que uma grande parcela dos órfãos vive infeliz em abrigos públicos, em que passam a juventude quase inteira à espera de uma família que possa adotá-los, mas quando atingem uma certa idade, precisam deixar tais abrigos.
Entretanto, o problema maior é o fato de que os “futuros pais”, em sua maioria, querem apenas crianças que atendam aos seus desejos, como cor de pele branca, recém-nascido , só gênero feminino, porém, estudos comprovam que o número de meninos, pele parda e idade acima de dez anos, superam a quantidade de órfãos com as demais características, por conseguinte, muitos deles continuam sem um lar.
Portanto, medidas são necessárias para resolver o impasse. O Ministério da Cidadania com o apoio do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), deve financiar campanhas de conscientização e criar projetos a serem entregues à Câmara dos Deputados, a fim de que acelere o processo de adoção e mostre que escolha de cor, idade ou gênero não é coerente. Espera-se com essas meninas, que o número de crianças em abrigos públicos seja reduzido, de forma que elas possam criar laços familiares que lhes proporcionem amor e carinho.
Impasse no processo de adoção no Brasil
Compartilhar
manuelamartinez
Olá, boa noite. Gostei do tema, vou pontuar algumas coisas, ok? *Sou estudante também e posso estar errada. A introdução tá quase perfeita, tem contextualização, correlaciona com o Brasil, mas não apresentou a tese (as ideias do D1 e D2). Gostei do D1 e D2, mas tu trazes informações e não diz fontes, em ambos parágrafos, e ainda no segundo tu falas ”estudos comprovam”, que estudos são esses? Qual órgão realizou o estudo? O IBGE? Pnud? Enfim, esse tipo de coisa é importante. O principal aqui foi a falta de dados, citações filosóficas, nem sempre precisa de um dado, se tu colocares o trópico frasal e dps argumentar com uma citação fica muito bem! Outro ponto: para ser um parágrafo tem que ter mais de frases e ali tu tem só orações.
A proposta foi que chegou mais perto de 200! Eu recomendo tu começar e retomar que ações são necessárias para atenuar a problemática da adoção, por exemplo, é sempre bom retomar!!! Tem agente, ação, meio (por mais que tu não colocaste ”por meio”, dá para identificar), finalidade, acho que faltou detalhamento, ali botasse ”criar projetos”, poderia ter falado que projetos e tudo mais. Tem erros de digitação acredito, ”Espera-se com essas meninas”. Em resumo: estude redações nota mil, tu conheces a estrutura, só está faltando repertório, estude pontuação também e conectivos, vou deixar um link de conectivos, se quiseres dar uma olhada! Estás no caminho e bons estudos!
https://www.normaculta.com.br/conectivos/