Impasse além das telas

  • 0

Tema: Cibercondria – a doença do século

 

No documentário Take Your Pills, há a representação do uso abusivo de drogas legais e da automedicação, infelizmente este impasse não permanece apenas nas telas. Muitas pessoas acabam por se automedicarem sem terem laudo médico, já que estão em busca de um alívio imediato. Este tipo de situação é um risco as vidas destes, pois alguns medicamentos acabam por possuir efeitos colaterais desconhecidos por um leigo.

A cibercondria afeta cerca de 79% dos brasileiros com mais de 16 anos, segundo uma pesquisa do Instituto de pós-graduação para profissionais farmacêuticos. Entende-se desse modo, que devido ao constante uso dos meios digitais proporcionados pela Revolução Tecnológica, os acessos rápidos as informações tornam-se imediatos aos usuários. Entretanto estes a sentirem sintomas, ao invés de recorrerem a um profissional, realizam uma busca na internet e se deparam muitas vezes com conhecimentos inadequados e incompletos.

Dessa forma, tendo em mãos dados equivocados, conseguir remédios em farmácias não se torna problema, até porque vários independem de receitas médicas. Por meio disto, inúmeros adolescentes e até mesmo adultos, ingerem “pílulas da felicidade”, na tentativa de amenizar ansiedade e estresse recorrentes do dia a dia, como a pressão em relação aos estudos e trabalho. Assim sendo, acarreta-se a um vício, e que por falta de conhecimento aos efeitos colaterais em seu sistema biológico, conquistam ao longo do tempo questões inoportunas.

Conclui-se a partir disto, que providências são necessárias para resolver o panorama atual. Em decorrência do assunto aqui tratado o Ministério da Saúde juntamente ao Ministério da Segurança Pública, devem enrijecer o acesso a tais medicamentos e punir adequadamente sites que proporcionarem informações incoerentes sobre doenças, por meio de um projeto de lei a ser entregue à Câmara dos Deputados. Tal solução requer receita médica apresentada aos farmacêuticos para que então forneçam o que é atestado pelo profissional de saúde ao cliente, e desenvolver um algoritmo que investigue nas plataformas digitais conteúdos na área da saúde. Espera-se com esta ação a diminuição da cibercondria.

Compartilhar

1 Correção

  1. uau!
    seu texto está muitobom,me recordou um video da Debora Aladim kkkkk
    C1;180pontos
    C2:180pontos
    C3;200pontos
    C4;200pontos
    C5:180pontos
    TOTAL:940 pontos
    OBS: na minha opinão o texto está relativamnete bom,porém acredito que faltou seu ponto de vista do primeiro argumento,fora isso vc precisa focar em relacionar melhor as alusões ao tema do texto.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.