Impactos na Pandemia na Educação

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O quadro renascentista, “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata um estado de melancolia, medo e desespero. Esses sentimentos podem ser retratos no cenário atual do Brasil e os impactos da pandemia causados na educação brasileira. Pode-se mencionar uns dos principais impactos a essa problemática: a evasão escolar, como também a dificuldade de aprendizado. Surgindo um grande problema na contemporaneidade.

Primeiramente, vale destacar a evasão escolar como uma das principais consequências causada pela pandemia da Covid-19. Segundo o G1 – portal de notícias da Globo- na pandemia a evasão escolar de crianças e adolescentes aumentaram em 171%. Os fatores a essa realidade melancólica, pode-se ser a necessidade de empregos dos adolescentes para ajudar nos gastos em casa, como também a necessidade de uso tecnológicos para a complementação de atividades remotas foram de grande incentivo a essa problemática, pois como muitos não tinham como comprar ou acesso a meios tecnológicos acabaram contribuindo para a taxa de abandono escolar. Por tanto medidas cabíveis devem ser tomadas.

Ademais, é de suma importância mencionar outra problemática, a dificuldade do aprendizado. De acordo com Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco o mundo será mudado”. Sob essa lógica, é perceptível que a educação é de grande importância, e um dos fatores primordiais é a aprendizagem que quando impactada muda drasticamente o cenário da atualidade, pois o desenvolvimento escolar é de suma importância para o desenvolvimento humano. Sendo assim, é necessário que essa realidade seja alterada.

Em síntese, é necessário que o Governo busque meios de controlar tais impactos, por meio de projetos, sócios educacionais em prol do Ministério da Educação, por meio de palestras nas comunidades visando a importância do aprendizado e ensino, buscativas de alunos que abandonaram os estudos nas comunidades. Como também, a implementação de revisões sobre assuntos sejam realizadas, reforços escolares também, com essas ações os impactos a pandemia serão reduzidos e a realidade retratada no quadro renascentista será apenas ficcional.

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6 Correções

  1. Oii, então, sobre a introdução:
    – Faltou 2 conectivos: 1 depois de citar o repertório para relacionar sua ideia com ele, e outro para iniciar a tese.
    – E faltou explicar um pouquinho o pq o quadro se relaciona com o cenário brasileiro, só adicionar um “tendo em vista” já deixaria melhor 😉
    >> poderia ficar: “O quadro renascentista, “O Grito”, do pintor norueguês Edvard Munch, retrata um estado de melancolia, medo e desespero. FORA DAS TELAS, esses sentimentos podem ser retratos no cenário atual do Brasil TENDO EM VISTA os impactos CAUSADOS PELA pandemia na educação brasileira. DESSA FORMA, pode-se mencionar uns dos principais impactos a essa problemática: a evasão escolar E a dificuldade de aprendizado. Surgindo um grande problema na contemporaneidade. <> “Primeiramente, vale destacar a evasão escolar como uma das principais consequências causada pela pandemia da Covid-19. Segundo o G1 – portal de notícias da Globo-, na pandemia a evasão escolar de crianças e adolescentes aumentaram em 171%. Nesse sentido, os fatores QUE CONTRIBUEM COM essa realidade melancólica, PODEM ser a necessidade de empregos dos adolescentes para ajudar nos gastos em casa, DEVIDO AO AUMENTO DE DESEMPREGOS DURANTE A PANDEMIA, ALÉM DA DIFICULDADE AO ACESSO DE APARELHOS ELETRÔNICOS, QUE acabaram contribuindo para a taxa de abandono escolar. Por tanto medidas cabíveis devem ser tomadas.

    desenvolvimento 2:
    – o único problema que vi, foi que a argumentação não foi bem desenvolvida. Acabou ficando muito vaga.
    – vc poderia relacionar o contexto atual com a citação do Paulo Freire, pra criar uma conexão entre as ideias.
    – é bom retomar, também, o tema da redação. Justamente pra não deixar o parágrafo vago demais.

    >> Ademais, é de suma importância mencionar outra problemática, a dificuldade do aprendizado. De acordo com Paulo Freire: “se a educação sozinha não transforma o mundo, sem ela tampouco o mundo será mudado”. Sob essa lógica, é perceptível que a educação é de grande importância, E A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM OCUPA UM PAPEL CRUCIAL NO CENÁRIO ATUAL. NO ENTANTO (conectivo de oposição), NOTA-SE QUE COM OS DESAFIOS TRAZIDOS PELA COVID-19, MUITOS ALUNOS TIVERAM SEU ENSINO AFETADO, O QUE IMPACTOU DRASTICAMENTE O CENÁRIO EDUCACIONAL NO PAÍS. Sendo assim, é necessário BUSCAR SOLUÇÃO PARA que essa realidade seja alterada.

    conclusão;
    -erro de gramática: sócios educacionais, o correto: socioeducacionais
    – quando você fala sobre buscar alunos que abandonaram os estudas, fica desconexo com o que você estava falando anteriormente. Vc começou dizendo que o Governo deveria fazer palestras, com o objetivo de falar sobre a importância do ensino, colocar esse “buscativas de alunos” tira um pouco o sentido da frase.
    – a primeira problemática citada na introdução foi a evasão escolar, então a proposta que trata sobre o abandono dos estudos tem que vir primeiro ;)

    >> Em síntese, é necessário que o Governo, POR MEIO DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, busque ALUNOS QUE ABANDONARAM OS ESTUDOS, OFERECENDO MEIOS QUE FACILITEM SUA REINTEGRAÇÃO ESCOLAR, COMO a implementação de revisões sobre assuntos E reforços escolares, A FIM DE REVERTER OS IMPACTOS CAUSADOS PELA PANDEMIA. ALÉM DISSO, É PRECISO BUSCAR meios de controlar tais impactos NA EDUCAÇÃO, por meio de projetos SOCIOEDUCACIONAIS E palestras nas comunidades, visando INFORMAR A RESPEITO DA importância do aprendizado e DO ensino. Com essas ações, os impactos a pandemia serão reduzidos e a realidade retratada no quadro renascentista será apenas ficcional. <<

    NOTA: 720

    Espero que tenha ajudado 🌷🤍

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  2. OLÁ!
    minha contribuição é esta:
    INTRODUÇÃO
    Gostei do repertório que usou.

    DESENVOLVIMENTO
    Atente-se ao uso de conectivos que possam enriquecer o seu texto. Achei que a coesão e a coerência foram prejudicadas por conta da falta deles.

    o desenvolvimento 2 traz a tese sobre a dificuldade de aprendizagem, entretanto sua argumentação foi sobre a import
    ancia da educação, por esse motivo, penso que pode melhorar a argumentação linkando a fala de paulo freire ao cenário apresentado.

    CONCLUSÃO
    achei a proposta de intervenção sobre informar a respeito da importância do aprendizado um pouco vaga para as subteses apresentadas.
    além disso, a primeira tese fala sobre evasão, logo deve-se apresentar primeiramente solução à ela.

    espero ter ajudado.
    convido-o a corrigir minha última redação.
    sucesso!

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  3. Sua redação aborda de forma adequada os impactos da pandemia na educação brasileira, relacionando-os aos sentimentos retratados no quadro renascentista “O Grito”. No entanto, há algumas sugestões para melhorar sua redação:

    1. Introdução: Seu primeiro parágrafo poderia ser mais conciso e direto, destacando rapidamente a conexão entre o quadro e a situação atual da educação brasileira.

    2. Apoie-se em dados recentes: Você mencionou uma estatística sobre evasão escolar, mas citou o G1 como fonte, sem fornecer a data ou o contexto específico. É importante buscar dados atualizados de fontes confiáveis para reforçar seus argumentos. Além disso, fornecer mais informações sobre a dificuldade de aprendizado, como estatísticas ou pesquisas relevantes, pode fortalecer seu ponto de vista.

    3. Desenvolvimento de ideias: No segundo parágrafo, você mencionou dois fatores relacionados à evasão escolar, mas poderia desenvolvê-los mais. Por exemplo, explicar como a necessidade de emprego afeta os adolescentes e como a falta de acesso à tecnologia contribui para a taxa de abandono escolar.

    4. Argumentação mais aprofundada: No terceiro parágrafo, você citou uma frase de Paulo Freire para enfatizar a importância da educação, mas poderia expandir essa ideia e fornecer mais argumentos sobre como a dificuldade de aprendizado impacta o desenvolvimento humano e o cenário atual.

    5. Soluções mais detalhadas: No último parágrafo, você mencionou algumas soluções possíveis, mas elas poderiam ser mais detalhadas. Por exemplo, como exatamente o governo pode implementar projetos e programas sociais na área da educação? Quais seriam os recursos necessários e como eles seriam distribuídos? Também seria interessante abordar o papel da sociedade civil, das famílias e das comunidades na superação desses desafios.

    6. Conclusão: A conclusão poderia ser mais assertiva, reforçando a importância de tomar medidas concretas para mitigar os impactos da pandemia na educação brasileira. Além disso, relacione novamente sua ideia de que a realidade atual pode ser alterada, proporcionando um tom de esperança e otimismo.

    Ao fazer essas melhorias, sua redação ficará mais completa, estruturada e persuasiva, tornando seus argumentos mais fortes e claros para o leitor.

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  4. Bom dia!!
    Algumas observações:
    – EU não recomendaria utilizar estatística na argumentação, você pode ficar refém disso e na hora da prova não saber utilizar essa forma.
    – Alguns erros de gramática, mas nada muito grave
    – Nas argumentações poderia ter aprofundado mais, achei que ficou muito raso.
    – Na conclusão você pode melhorar sua proposta de intervenção a partir de um maior detalhamento da ação que vai ser tomada

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  5. oiii, você pode diversificar o uso de conectivos, podendo usar sinônimos e etc. Acho que pode melhorar sua proposta de intervenção a partir de um maior detalhamento da ação que deve ser tomada e como será tomada, evite também colocar ‘governo’ é muito abrangente
    também desenvolver mais seus argumentos, usando inclusive do repertório que colocou
    Nota: 800

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