Impactos do movimento anti-vacina na saúde

  • 1

Doenças que eram consideradas erradicadas, como por exemplo o sarampo, estão voltando sendo um dos motivos o movimento dos anti-vacinas. Mesmo tendo dados comprovando que a vacina é eficaz e não traz nenhum tipo de mal a saúde o números de pessoas que prefere não toma-la aumenta a cada ano.    Mas por que essa desconfiança em relação a vacina?

De inicio vale salientar que, o movimento anti-vacina teve inicio devido a um artigo publicado no The Lancet pelo médico Andrew Wakfield, onde mencionava que o autismo tinha relação com a vacina tríplice viral MMR. Decorrente disso, várias pessoas, incluindo celebridades como o ator Jim Curry, uniram-se para defender o ideal de Wakfield. Tendo como fonte de informações redes sociais, sites e blog’s cuja credibilidade é questionável, nota-se que, quem participa desse movimento não tem conhecimento sobre a imunização, tendo como referencia somente o artigo fraudulento de Wakfield.

No Brasil, em 1904 aconteceu a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro, que teve como objetivo mostrar repulsa a vacina contra a varíola que no momento em questão era obrigatória. Pela população pensar que ao tomarem a vacina seriam envenenados muitos preferiram não tomar, e como consequência, mais pessoas acabaram morrendo por causa da doença e também pela falta de saneamento. De acordo com a UNICEF, desde 2015 a vacinação no Brasil vem caindo muito, decorrente da alta nos grupos que preferem não vacinar se vacinar nem aos seus filhos. É importante destacar que, quando se é imunizado não está protegendo somente uma pessoa mas a todos a sua volta, um exemplo é a cidade de Serrana no estado de São Paulo que, em meio a uma pandemia de COVID-19, o prefeito da cidade decidiu fazer da cidade um “grande laboratório”, dividiu a população em grupos e aos poucos todos foram  vacinados, no fim do experimento,  notou-se que, além dos números de casos, de internações e morte terem caído, criou-se uma “barreira” protetora, fazendo assim com que a população de Serrana não fosse mais contaminada pelo vírus.

Desse modo ve-se que medidas são necessarias para resolver o impasse.  O Governo Federal em colaboração com o Ministerio da Saude e o Ministerio da Educação juntamente com a mídia devem promover melhorias na saude publica, por meio de investimento direcionados a area de vacinação, fazendo-se necessário que façam  paletras nas escolas ressaltando a importancia da vacinação e por meio de propagandas enfatizem regularmente os benefícios da imunização desde cedo.

 

se possivel dar uma nota fico grata.

Compartilhar

2 Correções

  1. Os repertórios muito bem escolhidos e preparam o leitor para a argumentação, que inclusive é maravilhosa. Notei alguns errinhos de vírgula no D1, que impediram a compreensão imediata da ideia, sendo preciso ler mais uma vez para entender totalmente. Tirando isso, sua redação está ótima, parabéns!

    • 0
  2. Os impactos ao consumidor diante da obsolescência programada

    O Código de Defesa do Consumidor (CDC) resguarda, de maneira incontestável, os direitos do sujeito que consome determinado produto ou serviço. Entretanto, a questão da obsolescência programada tem rompido com as normas dessa legislação(3), uma vez que se configura como uma prática extremamente abusiva(1) e, consequentemente, um grave problema que precisa ser combatido. Dessa forma, como complicadores desse impasse destacam-se a lógica capitalista e a má fé da equipe colaborativa de algumas empresas.(2)

    1 – por que é uma prática extremamente abusiva? (competência 3)
    2 – dois eixos argumentativos da tese, precisam ser retomados posteriormente. (competência 3)

    3 – De que forma a obsolescência contraria o Código de Defesa ao Consumidor? (competência 3)

    Até aqui tá ok, usou o conectivo intraparágrafo(precisa de pelo menos um em cada parágrafo) e não notei nenhum desvio gramatical.

    Convém ressaltar, a princípio, o capitalismo como um forte contribuinte da obsolescência programa(4) e de seus impactos para o consumidor(5). A Terceira Revolução Industrial possibilitou intensas transformações, inclusive no mercado consumidor, de modo a estimular pessoas a consumirem desenfreadamente(6) e a se adaptarem(7) às novidades que foram surgindo. Novos televisores, computadores, celulares e outros produtos de média e longa duração foram se apropriando(8) do dia-a-dia das pessoas e, como principal impacto disso, houve uma fluidez das relações sociais, uma falsa sensação de felicidade por parte dos indivíduos – simplesmente por considerarem “estar na moda” – e, ainda, uma alta adesão ao consumismo que, por sua vez, contribui para a permanência da obsolescência programada. Dessa forma, é preciso agir sobre a consciência das pessoas para que essa problemática seja revertida.

    4 – programada
    5 – Retomou o primeiro eixo argumentativo da tese.
    6 – evitar gerúndios
    7 – adaptarem-se
    8 – apropriando-se (verbo no gerúndio usa ênclise)

    Usou mais um conectivo intraparágrafo, falta 2 conectivos interparágrafos. Além disso, não tem repetições que atrapalham a fluidez da leitura, parabéns.

    Ademais, a má fé de algumas pessoas jurídicas que comercializam produtos eletrônicos,(11) principalmente, também atua na questão(10). De acordo com Rousseau, o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe. Nesse sentido, percebe-se uma forte verdade na citação desse autor no momento em que empresas se aproveitam do sistema atual vigente – que adota uma lógica mercantilista – e acabam colocando o lucro(12) acima dos valores humanos(9) Dessa forma, urge que, efetivamente, medidas sejam adotadas para, finalmente, reverter esse quadro nefasto.

    9 – De que forma o aproveitamento do lucro comprova que o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe? Repertório improdutivo e impertinente ao tema.

    10 – Retoma 2º eixo argumentativo da tese

    11 – De que forma isso se relaciona à obsolescência programada?

    12 – Como as empresas se aproveitam do sistema atual vigente? Dê exemplos e relacione ao tema.

    Você usa muito gerúndio, tenta diminuir ou isso vai atrapalhar sua nota. Aqui você usa um conectivo interparágrafo e dois intraparágrafos, parabéns. Só falta um interparágrafo e outro intraparágrafo para fechar a competência 4.

    Logo, a mídia (agente)– responsável por levar informação verídica e de qualidade às massas – deve expor os malefícios e as consequências advindas do capitalismo(ação), dando ênfase ao consumismo exacerbado. Isso deve ocorre por meio de uma ampla divulgação(meio) em veículos como internet, rádio e TV,(detalhamento) a fim de alcançar o máximo de pessoas possível e, consequentemente, fazê-las refletir e não deixá-las(13) alienar-se pelo sistema vigente. Além disso, o Governo Federal deve realizar fiscalizações nas empresas, sobretudo de equipamentos eletrônicos, por intermédio de visitas periódicas, com o objetivo de romper com a má fé que possa existir por parte dessas instituições e, por consequência, erradicar a obsolescência programada e reduzir os impactos dessa prática ao consumidor, proporcionando seu bem-estar, assim como defende o CDC.

    13 – palavra negativa usa próclise - recomendo reconstruir essa frase de outra forma: fazê-las refletir e não deixar que elas continuem a se alienar. Tem muitas regras de colocação pronominal, então recomendo fazer o mais simples pra não cair nos desvios.
    Aqui você usa conectivo inter e intraparágrafo, fechando a competência 4, e na competência 5 você cumpre todos os requisitos para tirar a nota máxima, relacionando os aspectos que já havia falado no texto com a proposta de intervenção, parabéns.

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 200
    C5: 200
    880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.