Impactos do lixo plástico no meio ambiente.

  • 1

De acordo com a Constituição Federal, é dever do cidadão brasileiro defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Entretanto, esse ecossistema tem sido constantemente prejudicado de várias formas, sendo a mais agravante o descarte indevido do lixo plástico. Isso ocorre devido a falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a desfazer-se dos resíduos, de forma correta, e a ausência de consciência de grande parte da população sobre os impactos do mesmo na natureza.

No contexto relativo ao lixo no meio ambiente, pode-se citar que na metade do século XX esse era composto, predominante, por matéria orgânica de resto de comida. No entanto, atualmente com a globalização e avanços tecnológicos, a população tem crescido e como consequência produtos de suma importância como: pilhas, baterias de celulares e lâmpadas, são descartados incorretamente pela a população em lagos e rios na quais prejudicam as vidas marinhas. Isso acontece devido a carência de políticas públicas que ajudem os indivíduos a se livrarem corretamente desses compostos em locais adequados. Por conseguinte, ameaçando o habitat natural de animais e comprometendo o bem estar de moradores que ali vivem.

Ademais, é importante destacar que grande parte da sociedade não tem consciência do desuso correto do lixo. Diante disso, o acúmulo de plásticos nas cidades contribuem para o aumento de enchentes, na qual servem de vetores para insetos e roedores tendi reflexos tanto da degradação ambiental quanto na saúde pública. Segundo o coordenador, Pedro Roberto, do Grupo de Estudos do Meio Ambiente da USP, o maior problema relacionado ao plástico, no Brasil, está associado ao seu uso excessivo e desnecessário, como sacolas e canudos que sai jogados em córregos urbanos e “bueiros”.

Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que a problemática em questão deixe de existir. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar projetos por meio das prefeituras com o intuito  de criar oficinas públicas que visem ensinar a população a reciclar o que iria ser jogado fora. Outrossim, o Ministério da Justiça deve executar leis mais rígidas através do IBAMA para que as pessoas que joguem lixos em locais que prejudique a fauna  ou em lugares urbanos, sejam punidas devidamente. Só assim, esses fatores que causam impactos ambientais deixarão de existir.

 

Compartilhar

6 Correções

  1. Oi Jenniiffer, a sua introdução ficou boa no meu ver, foi a parte do texto que eu achei melhor. No primeiro parágrafo e principalmente no segundo parágrafo de desenvolvimento achei que as frases ficaram muito longas, você poderia diminuir as vírgulas e colocar mais pontos finais.Na conclusão você colocou duas propostas de intervenção, a primeira sobre projetos com o Ministério do Meio Ambiente juntamente com as prefeituras, e a segunda sobre o Ministério da Justiça criando leis. Seria melhor você excluir uma das duas, e a que ficou detalhara melhor. Parabéns ! Continue praticando. Bjs

    • 1
  2. Oi tudo bem?
    Su introdução está muito boa, apresenta:
    – contextualização
    – problematização
    – teses bem explícitas
    Desenvolvimento
    “No contexto relativo ao lixo no meio ambiente, pode-se citar que na metade do século XX esse era composto, predominante, por matéria orgânica de resto de comida.”
    De onde você retirou isso? Nesse período a a segunda revolução industrial já estava a todo vapor e o petróleo já estava sendo usado ( se tiver tirado de algum lugar, explicite a fonte )
    Seu D2 possui alguns erros de concordância
    EX: “como sacolas e canudos que sai jogados em córregos urbanos e “bueiros”.
    Preste atenção na pontuação, principalmente no uso de vírgulas
    Faltou um fechamento melhor para o D2
    Conclusão:
    Sua conclusão não possui todos os 5 elementos
    (Agente, ação, meio, detalhamento e finalidade)
    Lembre-se que o “meio” é o que vai sustentar a ação
    (Você está colocando agentes parceiros como meio, isso não conta)
    (Exemplo com meio)
    Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que a problemática em questão deixe de existir. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar projetos em parceria com prefeituras municipais, com o intuito de criar oficinas locais por meio de obras públicas…

    • 1
  3. Impactos do lixo plástico no meio ambiente.
    De acordo com a Constituição Federal, é dever do cidadão brasileiro defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações. Entretanto, esse ecossistema tem sido constantemente prejudicado de várias formas, sendo a mais agravante o descarte indevido do lixo plástico. Isso ocorre devido a ****faltou crase*********falta de políticas públicas efetivas que auxiliem o indivíduo a desfazer-se dos resíduos, de forma correta, e a ausência de consciência de grande parte da população sobre os impactos do mesmo na natureza.
    No contexto relativo ao lixo no meio ambiente, pode-se citar que na metade do século XX esse era composto, predominante, por matéria orgânica de resto de comida. No entanto, atualmente com a globalização e avanços tecnológicos, a população tem crescido e como consequência produtos de suma importância como: pilhas, baterias de celulares e lâmpadas, são descartados incorretamente pela a população em lagos e rios na quais prejudicam as vidas marinhas. Isso acontece devido a************faltou crase*************** carência de políticas públicas que ajudem os indivíduos a se livrarem corretamente desses compostos em locais adequados. Por conseguinte, ameaçando o habitat natural de animais e comprometendo o bem estar ***********bem-estar******* de moradores que ali vivem.
    Ademais, é importante destacar que grande parte da sociedade não tem consciência do desuso correto do lixo. Diante disso, o acúmulo de plásticos nas cidades contribuem para o aumento de enchentes, na qual servem de vetores para insetos e roedores tendi reflexos tanto da degradação ambiental quanto na saúde pública. Segundo o coordenador, Pedro Roberto, do Grupo de Estudos do Meio Ambiente da USP, o maior problema relacionado ao plástico, no Brasil, está associado ao seu uso excessivo e desnecessário, como sacolas e canudos que sai jogados em córregos urbanos e “bueiros”.
    Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que a problemática em questão deixe de existir. Para tanto, o Ministério do Meio Ambiente deve implementar projetos por meio das prefeituras com o intuito de criar oficinas públicas que visem ensinar a população a reciclar o que iria ser jogado fora. Outrossim, o Ministério da Justiça deve executar leis mais rígidas através do IBAMA para que as pessoas que joguem lixos em locais que prejudique a fauna ou em lugares urbanos, sejam punidas devidamente. Só assim, esses fatores que causam impactos ambientais deixarão de existir.

    • 1
  4. cont 1:160 pontos
    cont 2:200 pontos
    cont 3:120 pontos
    cont 4:160 pontos
    cont 5 :160 pontos
    total: 700 pontos
    foi um texto razoavel,nao foi tao ruim assim,basta praticar um pouco que ira melhorar,a pratica leva a perfeição,continue assim,faz bastante.so tome cuidado com os termos por exemplo”Só assim, esses fatores que causam impactos ambientais deixarão de existir” mesmo que aconteça tais leis,isso nunca deixara de existir,o correto seria minimizar os casos mas nunca vai deixar de existir

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.