Aprendiz

Impactos do lixo plástico no meio ambiente

  • 0

 

Após as Revoluções Industriais do século XVIII, houve um intenso aumento da fabricação de produtos e materiais possibilitado pelos meios de produção. Paralelamente, a produção excessiva do plástico – um dos principais materiais produzidos pela industria brasileira – e o seu descarte inconsciente na atual sociedade, acaba por gerar uma série de impactos ambientais.

A princípio,  a produção excessiva do plástico em nossa sociedade vem crescendo gradativamente, visto que o Brasil, de acordo com dados do Banco Mundial, é o quarto maior produtor de lixo plástico no mundo, com 11, 3 milhões de toneladas, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. Ademais, a falta de incentivos, de infraestrutura para a reciclagem e a má gestão desse resíduos, faz com que o plástico seja  descartado de forma indevida no meio ambiente; contribuindo, portanto, para a degradação do mesmo.

Por conseguinte, o descarte inconsciente do plástico na natureza pode provocar entupimentos de valas e bueiros que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de ruas; em oceanos, o plástico pode provocar sérios danos à vida marinha, uma vez que a ingestão do mesmo por animais aquáticos, muitas vezes, acarreta sua morte e, futuramente, sua extinção. Diante desse impasse, é necessário medidas para solucionar esse problema.

Portanto, tendo em vista os argumentos apresentados acerca dos impactos causados pelo lixo plástico e ao meio ambiente; é de suma importância que o Estado, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) crie medidas por meio da implementação de leis que visem a reciclagem desse tipo de resíduo, a fim de diminuir  descarte inadequado do mesmo e os seus danos à natureza. Somente assim, será possível construir uma sociedade mais consciente e sustentável para todos.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Essa correção foi editada.

    Olá, seu texto é muito bom, ganharia bastante nota com ele, porém alguns erros te afastam de uma nota ainda melhor, vamos lá:
    *Você concatena bem suas ideias nos parágrafos, entretanto você constrói parágrafos muito grandes prejudicando a dinâmica e o entendimento do seu texto. Um período bom tem de 1 a 2 linhas no máximo.
    *Seus parágrafos de desenvolvimento carecem de um tópico frasal(síntese de 1 a 2 linhas que vai dizer o que será abordado no parágrafo) e isso te faz perder nota.
    * Sua proposta de intervenção, apesar de muito boa, não tem o detalhamento necessário. Procure desenvolver melhor apresentando, além da proposta em si, como ela vai ser implementada. Procure sempre responder as perguntas: O que vai ser feito?Quem vai fazer? Como vai ser feito? Pra que vai ser feito?
    Cuidando desses detalhes supracitados, tenho certeza de que o 1000 estará bem mais próximo.

    • 2
  2. Bom, um ótimo tema a ser discutido, só um pouco mais de cuidado no tamanho dos paragrafos, meio que acaba sendo cansativo e o corretor pode interpretar mal, mas achei um otimo texto, so senti que na conclusão poderia trazer uma solução mais explicita e renovadora, que mesmo que não resolva o problema, venha ajudar a minimiza-lo.
    Fora isso, boa redação 👏🏼

    • 1
  3. Um ótimo tema, porém tenha mais cuidado com o uso da 1° pessoa (no início do 2 parágrafo) pois isso tira alguns pontos que podem fazer falta lá no final.
    Além do mais procure buscar soluções mais elaboradas e que saiam do censo comum, não que não esteje bom pois esta ótimo, porém leis temos de mais e essa não seria uma solução considerada uma das melhores
    Cuidado com os períodos e parágrafos longos pois isso “cansa” o corretor

    • 1
  4. Achei sua redação muito boa, os fatos foram bem expostos. Uma dica que eu recebi da minha professora de redação e quero repassar pra você é “seguir” um padrão de 5 itens na conclusão. Esse método mostra as principais coisas que sua conclusão precisa ter, segundo minha professora isso pode lhe garantir 200 pontos na competência V. São eles: AGENTE : quem vai resolver o problema. AÇÃO: como o problema vai ser solucionado. MEIO: qual o método que permitira que a ação tenha eficacia. EFEITO: o que vai acontecer se o problema for resolvido. DETALHAMENTO: você vai especificar/detalhar um desses quatro tópicos.Ela sempre aconselhou colocar o detalhamento logo após o agente, assim é mais fácil e você não corre o risco de esquecer. Por exemplo:[…] é de suma importância que o Estado, juntamente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), órgãos/ instituições responsáveis pelas questões públicas e ambientais no Brasil[…]
    Fora isso, gostei muito. Minha nota seria entre 720 e 800. Parabéns!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.