Impactos do bullying no desempenho escolar dos estudantes brasileiros

  • 0

As escolas têm um importante papel na formação dos cidadãos, contribuem com o desenvolvimento psico-social, bem como, intelectual e técnico. Contudo, o bullying mostra-se uma barreira para o cumprimento eficiente desse objetivo, prejudica-se portanto, o desempenho dos alunos. Dessa forma, nota-se a timidez e o desenvolvimento de problemas mentais como impasses à promoção da vida digna prevista na Constituição Federal.

A princípio, vale ressaltar que as agressões físicas e psicológicas advindas do bullying, ocasionam as dificuldades de interações interpessoais da vítima. Sendo assim, a falta de participação nas aulas e nas atividades extracurriculares, implicam no baixo rendimento dos estudantes. Por extensão, a timidez decorrente do trauma do bullying na infância reflete uma desvantagem, futura, no mercado de trabalho. Nesse sentido, faz-se necessário a tomada de medidas que minimizem a problemática.

Ademais, doenças psicológicas caracterizam-se como consequências do bullying. Em virtude da timidez e do medo, as vítimas não denunciam seus agressores, prolongando a violência sofrida e dificultando combater suas consequências. Analogamente a obra “Os 13 Porquês”, vários jovens, assim como Hanna, desenvolvem doenças mentais que impulsionam fins trágicos como da personagem, o suicídio. Dessa maneira, urge as autoridades responsáveis a tomada de medidas que proporcionam qualidade de vida aos brasileiros, através do combate ao bullying.

Infere-se, portanto, a importância do combate a violência, caracterizada pelo bullying, nas instituições de ensino. Assim sendo, cabe ao Ministério da Educação, responsável pela garantia do direito constitucional à educação, a efetivação de campanhas, eventos e palestras nas escolas brasileiras, como também o treinamento do corpo docente das instituições para a identificação dos conflitos entre os estudantes. Aliado a isso, os profissionais da área da psicologia devem fazer-se presentes nos ambientes escolares, afim de amparar as vítimas, mas também dando a devida atenção aos agressores. Assim, será possível o cumprimento eficiente dos objetivos educacionais e a promoção de uma sociedade mais pacífica.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa tarde, adorei seu texto, vou dar umas dicas pra você ficar ainda melhor, vamos lá!
    Sua introdução está excelente, você deixa evidente seu ponto de vista que vai ser defendido o que é ótimo, você afirma logo de cara que o bullying é uma barreira que merece atenção e faz isso muito bem.
    Seu primeiro argumento está ótimo também, muito bem escrito coerente, sem fuga de tema, eu tiraria essa parte ‘Nesse sentido, faz-se necessário a tomada de medidas que minimizem a problemática.’ para economizar linhas para a conclusão já que você retoma o mesmo assunto no segundo argumento.
    Seu segundo argumento, meu preferido particularmente, é ótimo, trazer uma referência de fora é sempre bom, e você trouxe de forma leve, além de ser um argumento fortíssimo, fechando seu desenvolvimento com chave de ouro.
    Por fim sua conclusão falha apenas nas propostas apresentadas e é a parte que eu indico que você pratique:
    vamos analisar parte por parte:
    Infere-se, portanto, a importância do combate a violência, caracterizada pelo bullying, nas instituições de ensino. – essa frase remete algo que você já reforçou no desenvolvimento, portanto, desnecessária.
    Assim sendo, cabe ao Ministério da Educação, responsável pela garantia do direito constitucional à educação(AGENTE), a efetivação de campanhas, eventos e palestras nas escolas brasileiras( o bullying é muito comentado diariamente nas escolas, será que campanhas e palestras que são pouco cativante para os jovens seria a melhor forma?)
    como também o treinamento do corpo docente das instituições para a identificação dos conflitos entre os estudantes(por meio do que o ministério vai capacitar esses professores?)
    Aliado a isso, os profissionais da área da psicologia devem fazer-se presentes nos ambientes escolares(quem vai colocá-los lá?), afim de amparar as vítimas, mas também dando a devida atenção aos agressores. Assim, será possível o cumprimento eficiente dos objetivos educacionais e a promoção de uma sociedade mais pacífica.
    Portanto sugiro que trabalhe na proposta de intervenção, a ideia de profissionais de saúde mental presentes nas escolas é simplesmente ÓTIMA, só deve colocar as ideias de forma mais completa e clara! Abraço!

    • 1
  2. Introdução: Introdução boa, simples e direto ao assunto. Deixou evidente o ponto de vista e o encaminhamento do projeto do texto.
    Desenvolvimento: Também está bom, ótima contextualização utilizando “Os 13 Porquês” o que casou muito bem com o tema.
    Conclusão: Na conclusão só consegui identificar o Agente e a Ação, não ficou ou não foi abordado o meio/modo, o detalhamento e nem a finalidade. Não esqueça dos 5 pontos: Ação, Agente, Meio/modo, Detalhamento e Finalidade.
    Acho que sua nota seria em torno de uns 820/840

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.