IMPACTOS DAS FAKES NEWS NO BRASIL

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No livro “Alegoria da caverna”, escrito pelo filósofo Platão, é mostrado que a humanidade vive em um mundo de ilusões, o qual os seres são orientados para tais comportamentos. Nesse sentido, na concepção do pensador, as pessoas são alienadas, tendo opiniões erradas, e quando decidem sair dessa comodidade conseguem abrir suas mentes e visualizar novas ideologias. Como posto, atualmente, as pessoas vivem em meio às alienações proporcionadas pelas fakes news, que possuem o poder de promover e distorcer informações. Ademais, a forte capacidade de persuasão dessas falsas notícias é maior em populações com menor escolaridade, as quais dependem das mídias para obter informações. Diante dessas perspectivas, cabe avaliar os fatores que favorecem a influência das falácias na sociedade e a desinformação nas classes mais baixas.

Diante disso, as fake news têm um grande poder viral, isto é, espalham-se rapidamente, muitas vezes, apelam para formular um lado ideológico no leitor. Nessa perspectiva, segundo o político alemão Joseph Goebbels, “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”, assim, tal reflexão propicia a ideia de que a ignorância está intrinsicamente ligada à eficiência e veiculação das falsas informações, visto que as pessoas colaboram com essa disseminação. Relacionado a isso, compartilhar notícias, fotos e vídeos manipulados podem provocar riscos para a saúde pública, incentivar o preconceito e resultar em mortes, além de demonstrar a dificuldade de perpetuar uma realidade autêntica. Portanto, a disseminação de fake news é diretamente proporcional à ignorância popular.

Além do mais, nas mídias são utilizados recursos linguísticos e estratégias argumentativas de convencimento, com apelo cognitivo e emocional e dados deturpados, para obter controle da opinião pública, especialmente dos mais pobres. Frente a isso, para o escritor António Lobo, “Um povo que lê nunca será um povo escravo ”, porém, a realidade é oposta, visto que há falta de estímulo por parte das instituições públicas de ensino. Sob esse viés, o sistema é negligente quanto ao desenvolvimento de jovens capazes de identificar a veracidade das fake news, pois a falta de incentivos acerca da utilização e verificação de informações na internet corrobora ao obscurantismo social. Logo, a precariedade na educação da sociedade brasileira colabora para desinformação social.

Em suma, medidas devem ser tomadas para erradicar a disseminação de fake news, em evidência no Brasil. Dessa maneira, o Ministério da Educação deve exigir, por meio de projetos sociais e de aulas que abordem sobre a tônica, alternativas didáticas de educação relacionados ao cuidado e verificação de informações nas mídias digitais, induzindo à busca por fontes autênticas. De forma que, a partir desses programas, seja possível estimular um lado crítico na sociedade, como forma de reeducar e de coibir o envio de conversas acerca de conteúdos falsos. Em síntese, diante dessas soluções, o Brasil tornar-se-á um país prestigiado na divulgação de informações, assim como é previsto na obra “Alegoria da caverna”.

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2 Correções

  1. Redação incrível, um show de coesão, ótimo uso dos conectivos e repertórios fantásticos, com certeza estaria dentro dos 900+, só vale se atentar aos verbos no gerúndio, pois isso tira pontos da competência 1. E na conclusão acrescentaria um segundo agente, envolvido na sociedade. Mas no todo, sua redação está ótima, parabéns!!

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  2. Tá incrível, ótima redação 😃

    C1 = 200 – não observei nem um erro gramatical, como erros de pontuação ou acentuação
    C2 = 200 – possui conhecimento a cerca do tema que foi bem colocado e desenvolvido
    C3 = 200 – colocação correta dos dados, tudo muito bem relacionado e teve o desenvolvimento dos mesmos
    C4 = 200 – norma padrão ok, nenhum uso de palavras equivocadas
    C5 = 180 – só melhorar o detalhamento que ficou meio vago

    Nota = 980

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