O filme ‘’a fantástica fábrica de chocolate’’, lançado em 2005 no Brasil, retrata um pai de família que fora despedido da indústria onde trabalhava e substituído por uma máquina, esse cenário é bem comum, principalmente no final do século XVIII, (época da revolução industrial) onde a manufatura era trocada pela maquinofatura. Ademais, ao longo da história surgiram no Brasil, o apoio de importação exterior, causando desemprego no país.
Ainda mais, ao longo do tempo ocorreram movimentos trabalhistas como o Ludismo e Cartismo, que aconteceram na revolução industrial, pois homens, mulheres e crianças trabalhavam muito tempo em condições precárias, e os produtos que lhes era feiro, fora vendido muito barato, deste modo os colaboradores obtinham pouca recompensa financeira.
Bem como, na última década a taxa de empregabilidade brasileira vem decaindo; uma análise feita pelo jornal da tv globo ‘’G1’’, anualmente mostra que o número de pessoas com carteira assinada caiu para 31 milhões, o menor número já visto; isso está ocorrendo no Brasil pois, além de importarmos coisas de outros países, o que acaba desfavorecendo a produção nacional, ainda temos indústrias que trocam um grupo de indivíduos pro máquinas.
Portanto, entende-se que os brasileiros necessitam de mais oportunidade no mercado de trabalho. Destarte, o ministério das relações exterior deve parar de apoiar produções lá de fora, principalmente aquelas realizadas em condições desumanas; já o ministério do trabalho tem que investir mais no mercado, criando novos cargos de emprego para a população, além de promover cursos de empregabilidade, para aqueles que estão há muito tempo fora ou estão ingressando no mercado de trabalho, desta forma os impactos da tecnologia vão de ser benéficos.
carloscruz
Algumas expressões informais, que acabaram empobrecendo o texto.
Não consegui entender a relação direta entre seus argumentos e sua tese, além de palavras a mais ou a menos terem causado mudança de sentido nas frases, e também terem proporcionado um erro desvio da informação abordada. Por exemplo, a revolução industrial ainda ocorre, mas considera-se sua 3º fase (caminhando para a 4º).
Repetição de palavras, e pontuação incorreta também empobrecem o texto.
Cuidado também com a escrita dos nomes, sabe-se que aqui pode ter sido erro de digitação, mas não custa lembrar: primeira letra em maiúsculo (nomes próprios, instituições, referências).
Na conclusão apareceram fatos nem sequer tangenciados durante o desenvolvimento, enquanto fatores abordados não foram retratados.
Numa correção ENEM, nesse texto, acredito que sua nota ficaria entre os 650 e 750 pontos.
Ana262908
C1: Domínio da língua : 160 o texto esta bom mas, precisa aumentar o vocabulário e evitar gírias no cotidiano, pois ficamos acostumados e acabamos sem perceber colocando-as na redação.
C2: Compreender a proposta: 200 Você seguiu bem o tema sem sair do foco
C3: Organizar e interpretar informações para os argumentos: 200 soube utilizar diversos conhecimentos para argumentar sua opinião
C4: Construção dos argumentos: 160 poderia ter usado uma linguagem mais clara e fácil de entender, mas usou bastante conhecimento e organizou bem.
C5: Proposta de solução: 200 bem viável e reponde as perguntas principais.
sua nota final foi: 920 pontos
parabéns!! Você foi muito bem!
continue treinando!