Iniciante

Impactos da propaganda no Brasil contemporâneo

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O Ministério da Propaganda foi um órgão governamental estabelecido no período nazista que tinha função de controlar toda forma de expressão, tal como arte, cultura e consequentemente a informação para poder influenciar a visão do povo sobre o seu líder. Análogo ao período do terceiro Reich, a propagação de comerciais de produtos feita pela publicidade hoje no Brasil persuade muitos consumidores. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão da cultura do consumismo no país, mas também pela forma que os anúncios abusam de nosso inconsciente para nos estimular a comprar.

 

Em primeiro análise, vale ressaltar que após a Segunda Guerra Mundial, foi adotado um estilo de vida denominado “American Way of Life” que visava o consumismo para camuflar mazelas deixadas pós-guerra. Hodiernamente, no Brasil, essa cultura persiste, a compra faz parte da rotina brasileira, cultuando também a outro termo – dessa vez de origem brasileira – a ostentação, outro costume que tende novamente ao consumo excessivo. Esse panorama lamentável ocorre porque a maioria das empresas instigam essa ânsia de compras, promovendo problemas graves como obesidade e dívidas para a população que não consegue se conter diante essa compulsão incontrolável de comprar.

 

Ademais, faz-se mister, ainda, salientar a psicologia por trás da maioria dos comerciais que visam ao máximo inculcar o consumo. Evidencia-se esse fenômeno no livro Subliminar, do físico estadunidense Leonard Mlodinow, o qual afirma que alguns jogos de cores, assim como cheiros e músicas, podem influenciar seu comportamento, lhe induzindo a comprar. Por conseguinte, as empresas usam dessa técnica de persuasão para influenciar consumidores para vender seus produtos. Nesse âmbito, agrava-se ainda mais o consumismo e outras enfermidades provenientes de um consumo exacerbado.

 

Portanto, a fim de mitigar os impactos oriundos da propaganda no Brasil, urge que o Ministério da Justiça, juntamente com a mídia, como grande responsável da propagação de informação no país, organize campanhas socioeducativas, com o intuito de reeducar e neutralizar costumes consumistas na cultura da sociedade brasileira, tais medidas devem ser expostas em meios midiáticos como: redes sociais, televisão. Dessa forma, o brasileiro não será tão influenciado pela propaganda como foram os alemães no período nazista.

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3 Correções

  1. Comp 1- Domínio na Norma
    190
    Estrutura sintática ótima e um vasto vocabulário.
    OBS– ”Em primeiro análise” seria correto ”Em primeira análise” pois substantivo feminino
    OBS2 — Ainda tô aprendendo pontuação,então não tenho como ter certeza,mas pra mim esta tudo correto e balanceado
    Porém em ”…redes sociais, televisão” essa vírgula ficou vaga,ela seria necessária se você usasse mais de dois exemplos,pode coloca ”e” ou ”ou”
    Comp 2 – Compreender Conceitos
    200
    Acho que já tinha lhe falado que você realmente compreende os conceitos e o tema muito bem,selecionando, relacionando, organizando e interpretando informações, fatos, opiniões e argumentos na defesa do seu ponto.
    Parabéns
    Comp 3- Opiniões em defesa do ponto
    200
    Bem organizado,informações,fatos e opiniões desenvolvidas de formas consistentes.
    Utilizou três fatos socioculturais
    A estrutura está correta ( primeiro e segundo desenvolvimentos estruturalmente parecidos)
    Comp 4- Coesão Textual
    200
    Coesão esta ótima
    Então,tem algumas repetições de palavras
    2Para- comprar / compras
    3Para- consumo / consumismo
    Embora alguns corretores ignorem (já vi em algumas redações nota mil) isso se torna cansativo e alguns realmente se importam.Tenho esse costume também,e já levei muito carão do professor,desse modo,é melhor prevenir do que remediar
    OBS: Um modo de evitar isso (que me ajudou) é após fazer a redação,esquece ela por um tempo (uns minutos),e depois releia,você vai encontrar esse tipo de erro. Isso vale muito para o dia da prova.
    Comp 5- Proposta Intervenção
    160
    Na introdução você apresentou duas problemáticas
    1- Cultura do consumismo no país
    2- Forma que os anúncios abusam
    No desenvolvimento falou sobre:
    1- Empresas instigar a ânsia de compras
    2- Persuasão para influenciar consumidores
    Porém,na conclusão você só resolveu um dos problemas
    – Reeducar e neutralizar costumes consumistas
    Esta ótima,muito bem destrinchado,mas, se você apresenta dois problemas precisa trazer intervenção para ambas. Não basta somente reeducar uma sociedade consumista e deixar os anunciantes abusarem
    Para intervenção disso você poderia ter falado do Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) conjunto ao Poder Legislativo para a criação de uma lei.Como explicou muito bem a primeira intervenção,esse não precisa ser tão caracterizada.
    Espero ter ajudado,suas redações são ótimas,continue assim!

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  2. Muito boa escolha de tese a ser defendida. Excelente a forma como você abordou questões do passado tão intrigantes que levam o leitor a refletir sobre as consequências do tema.
    As analogias com situações cotidianas, com comportamentos que exercemos, são exemplos de consequências do tema abordado
    Destaco a objetividade da mensagem, coerência e uso de um vasto vocabulário.
    Parabéns pela redação.

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  3. muito bem corrigida, obrigadão, vc me ajuda demais a melhorar, de verdade. essa dica de reler a redação eu sempre faço, é que essa na verdade era uma redação antiga que eu tinha enviado pra um professor há umas semanas e queria ter uma correção mais detalhada, não só as competências, sabe, enfim, a sua correção foi ótima e tá me ajudando muito, obrigado.

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