O ser humano é como se fosse uma folha de papel em branco. Segundo a tese da tábula rasa de John Locke, o homem é moldado pelas ideias à sua volta. Sob esse viés, a extrema polarização política resulta na alienação do corpo social pelo surgimento das “fake news” e do exíguo estímulo ao pensamento crítico nas salas de aula.
É evidente que no cenário vigente, a tecnologia se torna uma aliada quando se trata da obtenção de informações. Entretanto, como disse o sociólogo Zygmunt Bauman, “Muita informação não significa sabedoria”, nesse sentido, a internet é também um agente que facilita a disseminação de dados inverídicos. Na tentativa de sustentar seu ponto de vista, o indivíduo muitas vezes recorre a argumentos que não se baseiam na realidade, carecendo de fontes confiáveis. Dessa forma, inserindo a si e outros em uma espécie de “bolha” de ignorância, atingindo cada vez mais pessoas.
Em segundo plano, é notório que as escolas provêm de maneira escassa no que se refere à política, tendo em vista a presença do pensamento de que a abordagem do tema seja sinônimo de doutrinação. Porém, é inevitável abordar a questão supracitada, uma vez que disciplinas como sociologia, filosofia e história são intrinsecamente políticas. Logo, muitos estudantes não tem acesso a uma perspectiva imparcial do meio político, sendo incapazes de analisar o contexto como um todo e formularem opiniões próprias, tornando-os mais suscetíveis a serem manipulados pelas mídias sociais e até mesmo no ambiente familiar.
Portanto, incentivar o pensamento crítico dos jovens e proporcionar um ambiente de conhecimento fundamentado é imprescindível. Frente ao exposto, o Ministério da Educação deveria incentivar as escolas a debaterem sobre o tema, investindo em palestras orientadas por sociólogos e cientistas políticos e elaborando projetos em sala de aula que guiarão os estudantes à autonomia de pensamento. Além disso, cabe ao Ministério das Comunicações conter as “fake news” e noticiar sobre o âmbito político utilizando linguagem acessível a todos. Assim, teremos uma sociedade mais antenada e munida de sabedoria.
brunalismo
Olá. Boa noite, meu caro.
Entendo que por meio do título você quis enfatizar o cenário brasileiro, mas e no decorrer do texto?? Faltou abordar termos que envolvessem o Brasil, assim o leitor pode acabar esquecendo e se confundir com o cenário externo. Quando for abordar no título a quem quer se referir, inclua ao corpo da redação.
Referente às citações, gostei, Locke, Bauman…
Só uma dica, por estarmos no momento das eleições 2022, incluir tal fato pode enriquecer seu texto. Afinal, é um assunto quente, atual e demonstraria seu conhecimento mediante a realidade. Até porque os dois extremos, direita e esquerda, estão na luta pelo cargo presidencial.
mariana799
C1:160- apresenta pequenos erros de ortografia, mas nada que seja escandaloso, ou que não possa ser resolvido com revisão
C2:120- suas referências são medianas e não há aprofundamento, procure, ao invés de inserir dois sociólogos, inserir outro tipo de repertório
C3:160
C4: 160- alguns dos mecanismos anafóricos e catafóricos precisam ser revistos
C5: 160- não há especificidade na conclusão, nem clareza do modo como a intervenção será feita
NOTA: 760
OBS: os argumentos são medianos e coerentes, mas precisam ser organizados com mais clareza, também, é necessário que você desenvolva o repertório com maior profundidade
Ema.nuelly
Sua redação tem um bom corpo, no entanto você ainda parece deslizar um pouco em cada parágrafo, portanto vou te listar o que pode te ajudar a melhorar
Introdução: Você inicia seu texto do nada, coloca um ponto final, inicia novamente, isso não tá correto. Você precisa amarrar suas ideias, a tese da tábula rasa serviria de argumento de autoridade em seu Desenvolvimento 2 e você acabou “gastando” ele em uma introdução torta. Veja bem, não está errado, mas dê preferência a nome de peso, como o Locke, para um Desenvolvimento, já que a introdução você não precisa provar nada a ninguém. Se você analisar bem a redação, a Intro não passa se um parágrafo expositivo, por isso utilize coisas mais palpáveis a você, como por exemplo: filmes, series, quadros, música, livros, história e etc.
Exemplo de como você poderia fazer, é só um exemplo e como fiz rápido pode conter algumas falhas gramaticais, no entanto sempre faço dessa maneira e dá MUITO certo.
“Na Guerra Fria, momento de tensão política e social vivenciado pelo mundo pós-guerra, grandes potências polarizaram discussões e colocaram novamente países sob uma dura perspectiva de vivenciar uma nova onda de guerra. Ao longo dos anos percebe-se que embora a Guerra Fria tenha ficado para trás, novas maneiras de polarização surgiram no Brasil, sendo uma delas, a política. Com base nesse viés… (a partir daqui você indica sobre o que vai tratar seu D1 e D2)”
Desenvolvimento 1: Seu D1 está muito legal, só acredito que deva desenvolvê-lo mais com seu ponto de vista, devo dizer também que aqui caberia muito bem a teoria da tábula rasa, assim deixando o Zygmund para o D2
Desenvolvimento 2: infelizmente, seu D2 só tem achismos, não leve a mal, mas você PRECISA embasar sua ideia de que estudantes passam por doutrinação, com algum dado estatístico, algum estudioso sobre o assunto, etc. É um erro grave e pode até tornar seu texto um amontanhado expositivo
Conclusão: você deu duas soluções para os dois problemas, no entanto a sua segunda solução do Ministério das Comunicações está incompleta e para o ENEM ela seria desconsiderada e aceita apenas a primeira que está mais completinha. Dica: não coloca “deveria” isso deixa sua argumentação em tom de dúvida, parece que nem você acredita nisso, utiliza um Deve/Cabe cairá bem melhor.
Enfim é isto, boa sorte!
Manuellah
Olá tudo bem ?
Espero que sim
Gostei muito da sua redação
Apesar de ter alguns pequenos erros ortográficos e acredito também das classes gramaticais, nada que não possa ser revisado e aprender mais aprofundar o assunto nos desenvolvimentos e na introdução!!
Mais você está indo muito bem viu, leia mais redações nota mil e tentar fazer seu próprio modelo de redação para que não passe muito tempo ajudar bastante na hora de escrever, só é por mais em prática…mais gostei muito da sua redação!
Eu tambem estou aprendendo rs
Rhuansçss
introdução: muito boa
Desenvolvimento 1: Seu D1 está muito legal, só acredito que deva desenvolvê-lo mais com seu ponto de vista, devo dizer também que aqui caberia muito bem a teoria da tábula rasa, assim deixando o Zygmund para o D2
Desenvolvimento 2: infelizmente, seu D2 só tem achismos, não leve a mal, mas você PRECISA embasar sua ideia de que estudantes passam por doutrinação, com algum dado estatístico, algum estudioso sobre o assunto, etc. É um erro grave e pode até tornar seu texto um amontanhado expositivo
Conclusão: você deu duas soluções para os dois problemas, no entanto a sua segunda solução do Ministério das Comunicações está incompleta e para o ENEM ela seria desconsiderada e aceita apenas a primeira que está mais completinha. Dica: não coloca “deveria” isso deixa sua argumentação em tom de dúvida, parece que nem você acredita nisso, utiliza um Deve/Cabe cairá bem melhor.