IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO

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O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade. No entanto, em um âmbito social em que contém impactos da pandemia na educação, percebe-se o contrário de uma nação em desenvolvimento. Assim, aprofundam esse panorama não só a falha estatal, como também a desigualdades sociais.

Diante desse cenário, observa-se que a inércia governamental potencializou as consequências desse panorama. Em 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição Federal. Nela é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todos os cidadãos presentes em território nacional o direito à educação – sem quaisquer problemas e impactos. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para mitigar os impactos sofridos pela sociedade. Consequentemente, tais indivíduos que sofrem com esse viés não obtiveram uma educação privilegiada em relação as pessoas que possuíam recursos necessários, muitas pessoas ficaram na escassez de estudo por falta de apoio e recursos do Governo, por fim tiveram como impactos a baixa escolaridade de ensino, aumento da evasão escolar e desigualdade de aprendizagem. Logo, a omissão estatal se mostra um grave problema em relação ao empecilho exposto.

Ademais, é valido ressaltar a disparidade socioeconômicas como um fator agravante da problemática. Nessa perspectiva, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, o indivíduo que convive com os impactos da pandemia receberá o devido tratamento. A esse respeito, John Rawls – expoente filosófico do século XX – entendia que a desigualdade socias econômicas são obstáculos para a equidade. Assim sendo, tais cidadãos vivenciaram e vivenciam em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que o Brasil se mostra omisso ao problema evidenciado, haja vista carências de políticas públicas, como órgãos que tenham como principal objetivo a mitigação dos impactos da pandemia na educação. Portanto, não é razoável que esse viés permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.

É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem os impactos da pandemia na educação. Por isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos interesses sociais – deve, por meio da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura ao setor que oferta cursos e recursos à educação para as famílias mais vulneráveis, a fim de que os impactos sejam mitigados. Ademais, o Poder Executivo deve, por intermédio de palestras, instruir as pessoas de classes altas acerca da importância de ajudar aos indivíduos no que tange à educação pós pandemia, com o objetivo de minimizar a problemática e, com isso, estimular atitudes combativas à conjuntura de indivíduos que convivem com esse viés. Essas iniciativas terão a finalidade de garantir o direito descrito na Carta Magna.

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4 Correções

  1. Olá, Matheus. Tudo bem?

    Antes de tudo, obrigada pela oportunidade de aprender com sua escrita, e parabéns pelo seu texto!

    Vou tentar lhe ajudar!

    Entretanto, por favor, retenha somente o que fizer sentido para você, ok?
    Caso queira, pode apontar quaisquer falhas cometidas por mim durante o meu raciocínio, de boa!
    E, tendo dúvidas, fico à disposição para trocar ideias.

    Minha análise a respeito de sua dissertação será dos pontos: correção gramatical e ortográfica; avaliação da abordagem do tema.

    O filósofo brasileiro Raimundo Teixeira, adaptou em 1889, o lema positivista “Ordem e Progresso” não apenas na bandeira nacional, mas também para a sociedade [1]. No entanto, em um âmbito social [2] em que contém impactos da pandemia na educação, percebe-se o contrário de uma nação em desenvolvimento. Assim, aprofundam esse panorama não só a falha estatal, como também a desigualdades [3] sociais.
    ######INTRODUÇÃO
    [1] Não ficou muito claro como ele adaptou o lema para a sociedade;
    [2] Ficaria melhor “no qual​”, pois especificará o âmbito, com a presença do artigo (o) na contração (em+o = no).
    [3] as desigualdades

    Diante desse cenário, observa-se que a inércia governamental potencializou as consequências desse panorama. Em 1988, o Brasil conheceu o documento mais importante de sua história: A Constituição [1] Federal [2]. Nela [3] é previsto ser dever do Estado – ou deveria ser – assegurar a todos os cidadãos presentes em território nacional o direito à educação – sem quaisquer problemas e impactos. Entretanto, tal norma aparenta estar presente apenas no papel, tendo em vista que não é possível identificar medidas eficazes para mitigar os impactos sofridos pela sociedade. Consequentemente, tais indivíduos que sofrem com esse viés não obtiveram uma educação privilegiada em relação as pessoas [4] que possuíam recursos necessários, muitas pessoas ficaram na escassez de estudo por falta de apoio e recursos do Governo, por fim tiveram como impactos a baixa escolaridade de ensino, aumento da evasão escolar e desigualdade de aprendizagem. Logo, a omissão estatal se mostra um grave problema em relação ao empecilho exposto.
    ######DESENVOLVIMENTO 1
    [1] Depois de dois pontos, continua com letra minúscula.
    [2] A frase ficou meio sem contexto. Faltou um elemento de coesão textual entre a primeira frase e esta.
    [3] Onde é previsto ser do Estado? Na constituição, certo? Perceba que o Nela serve de sujeito, contudo sujeito jamais pode ser preposicionado. Além disso, não seria ponto final aí, pelo menos não da forma que está. Faça o exercício de ler somente a oração que colocou depois do ponto, veja se faz sentido sem a presença do oração anterior. Se não fizer ela depende da oração anterior e desse modo você desta forma que fez. Poderia ter colocado como segue abaixo.

    Diante desse cenário, observa-se que a inércia governamental potencializou as consequências desse panorama. Nesse viés, a Constituição Federal, cujo conteúdo prevê ser dever do Estado assegurar a todos os cidadãos a educação, não foi cumprida. Isso porque as políticas públicas voltadas à educação foram insuficientes para, de fato, garantir o direito constitucional.

    [4] Crase.
    [5] Achei o parágrafo gigante e um tanto prolixo. Em sua letra, no papel, da quantas linhas? Tenho muito problemas com a concisão tambem :(

    Ademais, é valido [1] ressaltar a disparidade socioeconômicas [2] como um fator agravante da problemática. Nessa perspectiva, quando a dignidade humana for uma prioridade no Brasil, o indivíduo que convive com os impactos da pandemia receberá [4] o devido tratamento. A esse respeito, John Rawls – expoente filosófico do século XX – entendia que a desigualdade socias[3] econômicas são obstáculos para a equidade. Assim sendo, tais cidadãos vivenciaram e vivenciam [4] em suas rotinas, a carência denunciada por Rawls, na medida em que o Brasil se mostra omisso ao problema evidenciado, haja vista carências de políticas públicas, como órgãos que tenham como principal objetivo a mitigação dos impactos da pandemia na educação. Portanto, não é razoável que esse viés permaneça em uma sociedade que almeja tornar-se nação desenvolvida.

    ######DESENVOLVIMENTO 2
    [1] vá-li-do — e proparoxítona e todas elas são acentuadas.
    [2] singular — disparidade socioeconômicA
    [3] sociaIs
    [4] Verbos no futuro para sustentar argumentos é perigoso. E ficou um pouquinho confuso. Gosto de usá-los na conclusão do parágrafo.
    [5] Isso deixa a leitura confusa, vivenciaram ou vivenciam, escolhe um e assume. Além disso, fico preocupada mais uma vez com quantas linhas o seu texto manuscrito daria.
    [6] Vejo muita intertextualidade com os textos publicados por mim aqui rs. Nada é novo sobre o sol, peguei de alguém​m também kkkk, tranquilo.

    É evidente, portanto, a necessidade de medidas que solucionem os impactos da pandemia na educação. Por isso, o Ministério Público – órgão responsável pela defesa dos interesses sociais – deve, por meio da aplicação dos poderes estatais, pressionar o Estado no que se refere ao aporte de infraestrutura ao setor que oferta cursos e recursos à educação para as famílias mais vulneráveis, a fim de que os impactos sejam mitigados. Ademais, o Poder Executivo deve, por intermédio de palestras, instruir as pessoas de classes altas acerca da importância de ajudar aos indivíduos no que tange à educação pós pandemia, com o objetivo de minimizar a problemática e, com isso, estimular atitudes combativas à conjuntura de indivíduos que convivem com esse viés. Essas iniciativas terão a finalidade de garantir o direito descrito na Carta Magna.

    ######CONCLUSÃO
    [1] Achei longo também e, de certa forma, meio desconexa.
    [2] Quando comecei a escrever achava que não conseguia gerar ideias, o que me ajudou foi a aula de um professor que me ensinou a partir das minhas ideias montar o texto. Tipo assim, vamos pensar em um tema – Fake News: problemas e soluções.

    As palavras fortes do tema são FAKE NEWS / PROBLEMAS / SOLUÇÕES.

    No meu D1 falaria de PROBLEMAS. Com isso preciso pensar só em nomes que me remetem a problemas causados pelas fake news. Exemplo: Morte, desinformação, polarização política, desvalorização dos fatos…

    Depois eu tento montar uma frase ou oração com essas palavras:

    As fake news geram desinformação que tem consequência nas mais diversas áreas do conhecimento, por exemplo: na saúde causa morte de indivíduos que desvalorizam orientações médicas; na política gera polarização da sociedade enfraquecendo o debate;

    PS: ficou melhor do que na minha redação sobre o tema kkkk

    Note que depois que anotei todos os NOMES, consegui articulá-los em uma oração melhor.

    Isso e a CHUVA DE IDEIAS. Tente e depois me conte.

    De forma geral, achei o texto confuso e muito longoooo. Sei que pode fazer melhor.

    Fim!

    Espero ter ajudado, pelo menos, o tanto que a análise de sua redação me ajudou.

    Agora é a sua vez de JULGAR, avalie se minha dedicação merece ser a MELHOR CORREÇÃO. Não ficarei triste se o título for para outro colega, contudo é muito importante avaliar, pois incentiva correções melhores.

    Até a próxima!

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  2. Oi, boa noite! Não sou especialista mas vou tentar corrigir sua redação.

    🔶 Introdução: achei o seu repertório do lema positivista apelativo, já que você não estabeleceu uma boa relação entre ele o tema. Lembre de nunca colocar algo no redação apenas para “encher linguiça” porque os corretores percebem isso, só utilize um repertório se ele te ajudar a argumentar ou ressaltar o que você quer dizer.

    🔶 D1: muita informação, seja objetivo com o seu argumento. Tipo, o assunto seria negligência do governo (causa), porém você já puxou um gancho com as consequências disso, que eu deixaria para o próximo parágrafo.

    🔶 D2: você fugiu do assunto e começou a falar de desigualdade sociais como um todo invés de focar no ponto educação. Como alunos com mais dinheiro são menos afetados pela pandemia?

    🔶 Conclusão: achei genial você colocar como meio “aplicação dos poderes estatais”, é apelativo porém, diferente do que eu falei sobre o tema positivista, funcional e eu vou aderir. Sua proposta de intervenção está prolixa e vaga, ou seja, você falou, falou e falou mas não resolveu o problema, sendo que é um problema fácil de se resolver (na redação, não na vida real). Tipo, você disse que faltam medidas do governo para resolver o problema, dê sugestões de medidas então. Disse que a desigualdade social é um fator agravante, sugira aumento de verba para as escolas então.

    🔶 Geral: você escreve bem, com bons vocabulários e claramente sabe usar os mecanismos de correção (como o meio na conclusão) ao seu favor. Porém, você precisa ser mais direto e ir direto ao ponto. Tenho certeza que com o treino você chega no mil antes de novembro.

    🔶 Nota
    – C1: 180
    – C2: 120
    – C3: 140
    – C4: 180
    – C5: 200
    🔹 Total: 820

    ~ Boa sorte e desculpa qualquer coisa 🌸

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  3. Não sou muito bem em correções , mas vamos lá.

    A introdução começa com uma ótima citação, mas precisa ser melhorada. Parece uma frase porque não há conexão entre a citação e sua relação com o tópico. Mais linhas podem ser desenvolvidas. A sua mensagem sobre o estado da educação face a uma pandemia está implícita na forma como esta surgiu. Certifique-se de esclarecer o que o título está pedindo. Caso contrário, o título será considerado irrelevante. O segundo parágrafo diz que é uma pandemia, o que deveria ter sido justificado desde o início. Entre as propostas de intervenção, voltando ao tema das pandemias, podemos identificar quais aplicações do poder estatal pressionam os estados. De qualquer forma, seu artigo é bom.

    Espero ter ajudado!

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  4. Oi, Matheus
    Irei apontar alguns pontos importantes da sua redação, ok?
    Primeiramente, parabéns pela redação!

    A sua introdução começou muito bem com uma citação ótima, mas faltou você desenvolver ela melhor. Ficou parecendo frases soltas porque faltou conexão entre a sua citação e o tem a ver com o seu tema. Poderia ter utilizado mais linhas para desenvolver isso.
    No seu desenvolvimento, ficou implícito a informação de que você está falando sobre uma situação da educação frente uma pandemia. Você deve deixar claro que está falando sobre o que o tema pediu, senão é considerado tangenciamento do tema. No segundo parágrafo, você fala que é sobre uma pandemia, mas isso deve ser evidenciado desde a introdução.
    Em sua proposta de intervenção você retomou a questão da pandemia, mas poderia ter detalhado a aplicação de quais poderes estatais que vão pressionar o Estado. Apesar disso, ficou boa sua redação.

    Espero ter ajudado pelo menos um pouquinho.
    Estarei a disposição, um abraço!

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