*redação reescrita. É para um processo seletivo gente, me digam o que mudar, por favor!!*
De acordo com Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul: “A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”. Infelizmente, com a situação de pandemia vivida atualmente, a educação não é mais a mesma no Brasil. Devido a distância entre professores e alunos, os estudos estão sendo uma dificuldade para a comunidade estudantil de baixa renda e, também, está fazendo com que alguns jovens desistam de alcançar seus sonhos.
A priori, vale analisar os contratempos que alunos de famílias periféricas estão passando em um momento como esse. Com a tecnologia sendo a ferramenta mais usada para estudar, jovens de famílias pobres acabam ficando atrasados, pois não têm uma boa internet ou aparelhos de qualidade para colocar seus conhecimentos em dia. Por conta disso, de acordo com uma pesquisa feita pelo CONJUVE, quase 30% dos jovens pensam em deixar a escola por não terem recursos para bons estudos.
Além disso, convém lembrar dos jovens que vêm desistindo dos vestibulares por se sentirem inseguros com seu desenvolvimento na prova. Ainda falando da pesquisa “Juventudes e a Pandemia do Coronavírus” realizada pelo CONJUVE, 49% dos alunos que planejavam fazer o ENEM, já pensaram em desistir por ser difícil estudar em casa visto que há muitas distrações e pressão de não estar sendo acompanhado por um professor.
Depreende-se, portanto, a necessidade de transformar esse cenário. Para que os alunos possam manter um bom ritmo de estudos nesses meses de isolamento, cabe aos professores se manterem mais presentes na vida dos alunos os incentivando a estudar através de cadernos teóricos e práticos disponibilizados pelo governo estadual, assim não há grande necessidade da tecnologia e não haverá desigualdade entre os apredizes. Espera-se assim, desenvolver uma sociedade mais democrática.
AnaJuliaAssunçãoSilva
Gostei muito de sua redação, de ótima estrutura e exímios argumentos. Retratou a realidade geral de uma forma bem simplificada e necessária, trouxe problemas reais e motivos reais, uma suposta solução, um belo posicionamento político e uma finalização excelente.
Única crítica é que você poderia ter aberto “( )” e colocado o que é o “CONJUVE”, assim: CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude)
Mas é uma redação de ótimo padrão