Segundo Montesquieu, os três poderes de uma república, ‘Legislativo, executivo e judiciário’, precisam estar em equilíbrio para que haja estabilidade política. Uma vez que, em vários momentos da história, esses pilares não foram respeitados e o resultado não foi outro senão um caos político e ecônomico no país.
Em primeira análise, o desrespeito a tripartição de poderes ceifou em diversos momentos o equilíbrio político do Brasil. Como por exemplo, durante o regime militar, momento esse, respónsavel por criar discrença em parte da sociedade para com o governo devido a adoção de atos institucionais que aboliam os direitos civis. Por conseguinte, gerando na população a perca da fé nas instituições democráticas.
Outrossim, tais problemas inferem tanto na vida política quanto no setor econômico. Visto que, foi durante o escândalo de corrupção exposto pela operação “lava a jato” que o Brasil enfrentou uma das maiores crises econômicas desde seu achamento, tendo ,por exemplo, atingido o maior nível de desemprego da história do país durante esse período,dados IBGE. Diante disso, entende-se que a problemática da instabilidade política é muito mais do que um problema governamental, sendo na verdade, uma crise social.
Sob a ótica trabalhada, cabe ao governo a elaboração de um nova constituinte que respeita a divisão plena dos 3 poderes idealizados por Montesquieu, por meio de uma cúpula de notáveis eleitos unicamente para elaborar a nova constituição. Com o fito de por fim em quaisquer mecanismos que possam romper a ordem governamental.
luanamg
Oi Geraldo, tudo bem?!
Primeiramente, digo que foi muito boa a escolha do tema do seu texto!
Assunto muito relevante!
De antemão, adianto que não sou especialista, mas espero poder aprender e te ajudar também com alguns pontos da gramática que eu creio que você pode se atentar em textos futuros, ok?
Vamos lá!
-> É legal você ficar ligado à utilização de letras maiúsculas e minúsculas no texto, pois esses detalhes contam e te fazem perder pontos também…
No texto:
“Legislativo, Executivo e Judiciário” – refere-se aos três poderes.
“Operação Lava Jato” – aqui você fala de uma operação da PF em específico.
-> Atente-se SEMPRE ao uso correto do acento diferencial (a crase), caso contrário, a sua oração tem o sentido alterado…
“Em primeira análise, o desrespeito À tripartição de poderes…”
-> Nesse caso, já é apenas a minha opinião, ok? Eu não sei para qual objetivo está direcionada a produção de seus textos, porém acredito que seria interessante utilizar termos um pouco mais usuais para deixar a sua ideia mais clara e sucinta, sem rebuscar as palavras…
Ao invés de “Outrossim”, você poderia simplesmente ter utilizado o advérbio “Igualmente” ou a locução adverbial “Do mesmo modo”.
-> Cuidado! Primeiramente, para não comer palavras… Aqui faltou um artigo (e um espacinho após a vírgula) e outro detalhe importante é que você não citou o que seria a sigla “IBGE” (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em nenhum momento anterior em seu texto. Logo, o examinador pode descontar pontos devido a essa “falta de informação”.
(…) o maior nível de desemprego da história do país durante esse período, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
-> Escreva números por extenso.
(…) a divisão plena dos TRÊS poderes idealizados por Montesquieu (…)
Mais uma vez, parabéns pela temática e o desenvolvimento das ideias!
Bons textos para você!
Forte abraço!
Klinger
-Sua introdução está muito boa, mas poderia ter desenvolvido um pouco mais.
-O desenvolvimento está muito coerente. Além de uma boa utilização do momentos históricos para sua argumentação.
-Há alguns erros gramaticais! Mas nada de muito espantador.
-Você poderia ter melhorado sua conclusão, achei muito objetiva. A elaboração de uma constituinte de ser realizada por quem? Quem são os eleitos?
liviali19
-Acho que você poderia ter desenvolvido um pouco mais sua introdução, embora ela tenha ficado muito bem embasada.
– Seus argumentos estão muito bons e bem embasados, só há alguns erros gramaticais, mas nada muito escandaloso.
– Você poderia ter desenvolvido melhor sua conclusão, detalhando como a ação pode ser feita (como as pessoas da cúpula serão escolhidas? Como vai ser elaborada a nova Constituinte? Que parte do governo poderá ficar responsável? Talvez até citar a parte que cabe à população na ação, algo assim.)
– Não sou expert, mas estas são algumas observações que espero poderem te ajudar.
Rayara
Sua introdução está ótima, apenas apresenta alguns erros gramaticais.
É aconselhável o uso de 3 períodos por parágrafos para uma maior coesão entre suas ideais textuais, “desrespeito [à] tripartição”, rever o uso da crase.
Alguns conectivos de seu texto estão usados de forma equivocada, principalmente no 3o parágrafo.
No mais, seus argumentos estão ótimos, só precisam ser melhor articulados seguindo as normas padrões de gramática e estrutura do ENEM.
Também seria interessante um melhor detalhamento de sua conclusão, abrangendo todos os quesitos solicitados na C5.