O Artigo 2º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação determina que a educação é dever tanto da família quanto do Estado. Contrariamente, muitos brasileiros lutam para que somente a família seja responsável pelo ensino dos alunos, de forma domiciliar, ou seja, em casa com os pais ou um professor particular. Entretanto, a prática pode ser nociva, uma vez que restringe o contato com outros alunos, causando problemas de socialização e dificuldades em lidar com as diferenças.
Primeiramente, é perceptível a dificuldade de se relacionar causada pela restrição de contato com outras pessoas. Nesse sentido, o filme Meninas Malvadas demonstra a problemática, pois a protagonista é uma jovem que, ao entrar no colégio, não consegue interagir adequadamente, uma vez que a vida inteira estudou em casa, sem colegas. Assim, o isolamento de outros alunos prejudica a devida socialização, acarretando problemas de relacionamento e de saúde mental, como o transtorno de ansiedade social – a ansiedade irracional causada pelas interações sociais-, que já são bastante visíveis no século XXI.
Ademais, essa segregação aumenta as dificuldades de convivência com outras culturas. No conto Ideias de Canário, o escritor Machado de Assis apresenta um canário que, conforme enxerga mais elementos ao seu redor, maior torna-se seu entendimento do mundo. Nessa perspectiva, é evidente que ter contato com pessoas de distintas crenças e culturas, o que não ocorre na educação domiciliar, aumenta a visão de mundo e a tolerância diante das diferenças. Assim sendo, é crucial o combate ao problema.
Em suma, medidas devem ser tomadas para atenuar o transtorno. Destarte, o Ministério da Educação (MEC) deve promover palestras nas escolas, para pais de alunos, com o intuito de explanar as implicações desse tipo de ensino e destacar a importância da escola para o discente. Essas palestras devem ser realizadas por educadores e psicólogos, recrutados por meio do incentivo ao voluntariado nas instituições, com carga horária certificada pelo MEC, para todos aqueles que se voluntariarem. Assim, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação poderá ser respeitada.
PHNalon
Oooi :). Vou avaliar de 40 em 40, de acordo com cada corretor do Enem.
Poucos erros gramaticais.
Tome cuidado com os nexos, você utilizou uma boa variedade, mas fiquei com dúvida sobre a utilização de alguns de forma correta ou não. Seria bom dar uma checada com algum professor depois.
Intro ok, bem escrita, e teses apresentadas.
Ambos desenvolvimentos estão bem feitos, eu realmente não tenho do que reclamar, Parabéns!
Intervenção contém os 5 elementos, está completa ! Parabéns!
C1- 160
C2- 200
C3- 200
C4- 160
C5- 200
liviali19
Oi, tudo bem? Vc pode me explicar um pouco melhor essa questão dos nexos? Para que eu possa entender melhor e aprimorar
PHNalon
Oi, caso queira, me chama na caixa de mensagem depois, que te explico a dúvida que tive.
Anaamoreira
Competência 1: Muito bom, apresenta bom domínio da língua portuguesa, com poucos erros de pontuação.
180
Competência 2: Apresenta argumentação consiste com um repertório sociocultural produtivo.
180
Competência 3: Boa autoria, além de uma excelente organização do seu texto.
180
Competência 4: Bom domínio dos mecanismo de recurso coesivos.
200
Competência 5: Elaborou muito bem a proposta de intervenção.
180
Total:920
ANGELMUSIC
Boa noite .
Parabéns pela sua redação!
Competência 1- Um bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 180
Competência 2 – Argumentação consistente, a partir de repertório socio-cultural produtivo e excelente domínio da estrutura: 180
Competência 3- Informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma consistente e organizada, configurando autoria: 200
Competência 4 – Articula bem o texto, apresenta repertório diversificado de recursos coesivos: 200
Competência 5- Elabora bem a proposta e articula à discussão: 180
Uma dica, seja mais crítico no seu desfecho final de cada parágrafo.
Falta detalhar melhor a intervenção…
>Tente na próxima redação detalhar o máximo que você puder na sua conclusão, entretanto, que não ultrapasse as 30 linha.
Nota = 940
OBS > Sempre quando for citar qualquer frase ou filme que não for de sua autoria, procure colocar entre aspas.
EX: … o filme ” Meninas Malvadas ”, { obs: SEMPRE OS MESMOS COM INICIO LETRA MAIÚSCULA } .
ESPERO TER AJUDADO =)
liviali19
Boa noite, obrigada por sua correção! Você poderia me dar uma dica de como ser mais crítica nos parágrafos e detalhar mais minha proposta?