Irracionalidade e base educacional lacunar. Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais a falta de consciência política e eleitoral geram impactos no Brasil. Isso, infelizmente, causa para o cidadão a falta de direitos essenciais, como um bom desenvolvimento econômico, visto que, ao votar, o indivíduo está decidindo quem irá administrar seu estado ou país. Logo, é imprescindível solucionar este problema.
Em uma primeira análise, é importante salientar a irracionalidade da população. É notório que no contexto atual, muitas pessoas desistem ou não dedicam tempo para procurar informações sobre os candidatos, e acabam votando nulo ou em branco. Com base nos dados do site do portal do G1, no ano de 2018, cerca de 42,1 milhões de eleitores não votaram em nenhum candidato, este cenário gera consequências, não apenas para um indivíduo, mas para todos. Isso, segundo a filósofa Hannah Arendt, está de acordo com o conceito “a banalidade do mal”, que afirma que o pior mal é aquele visto como algo cotidiano, corriqueiro.
Ademais, vale ressaltar a base educacional lacunar como um dos dificultadores deste problema. O filósofo Kant reflete que “o homem é resultado da educação que teve”. Sob esse viés, é necessário destacar a ausência de informações para os alunos em relação à importância do voto e da política nas escolas, com a falta deste conhecimento gera a falta de interesse do indivíduo. De acordo com a Folha de São Paulo, menos de 1 em cada 5 jovens de 16 e 17 anos tiraram seu título de eleitor, isso é alarmante. Caso não sejam estabelecidas ações eficientes para esta mazela, tais questões podem se perpetuar nas gerações futuras, causando um efeito dominó.
Tendo em vista a problemática debatida, fica evidente que medidas devem ser tomadas. Cabe então ao Ministério da Educação, por meio de campanhas educativas e aulas nas instituições desde o ensino fundamental, a fim de demonstrar a importância deste importante direito e dever civil. Além disso, com a ajuda das mídias sociais, como Instagram, Facebook e Twitter, através de propagandas e publicações conscientizadoras para que atinja mais pessoas. Essas são algumas medidas que podem mitigar os impactos causados pela falta de consciência eleitoral e politica.
Mari.ENEM2022.PSI
No primeiro parágrafo senti a falta de alguns conectivos.
As vírgulas foram usadas de modo errôneo (também tenho dificuldade nessa parte, com o treino iremos melhorar)
Usou argumento de autoridade, dados de estudos, na parte da conclusão usou mais de um agente e propôs boas soluções. Parabéns!
liviaishidden
Oi! Eu corrigi a sua redação no google docs. Veja aqui:
Eu fiz a correção por meio de comentários que ficam ao lado do texto. Caso não consiga ver, me avise por aqui. O que está destacado em vermelho são alguns erros de português. A maioria dos seus erros da C1 foram vírgulas. Então treine bastante isso. Bjs.
https://docs.google.com/document/d/1jLVUm5Gilre72IezaJZcYSEmZiPhpuZ2UJh5ES6m6w8/edit?usp=sharing