A educação, segundo a ONU, é um dos direitos fundamentais do ser humano. Entretanto, no Brasil o seu acessível acesso não é uma realidade e durante o início do período pandêmico, (ano de 2020), as segregações socioeconômicas foram agravadas. Ademais, o ensino público tradicional, principalmente, já carecia muito em relação ao setor privado, logo a problemática apenas agravou-se.
Em primeira instância, conforme as populações mais fragilizadas economicamente praticam em grande parte atividades braçais, segundo o livro “Manual Antirracista” da escritora e doutora Djamila Ribeiro, estas foram diretamente impactadas no primeiro semestre de 2020, segundo o jornal G1. Subsequentemente, a renda desta parcela populacional caiu e com isso os jovens e crianças destas famílias necessitaram realizar “bicos” para complementar a renda. De outro ponto, visando as complexidades presentes em sociedades neste período vídeos e matérias didáticos foram disponibilizados de maneira gratuita,como tentativa de ajudar esse público, como por exemplo a plataforma “Descomplica”.
Segundamente, tal como pode ser visto no livro “Tosco” as dificuldades contidas na vida de uma criança provinda de uma família sem estrutura socioeconômica, sendo um dos principais problemas abordados seus empecilhos sendo permanecer e obter um bom desempenho escolar. Dessa maneira, obtendo um olhar voltado a realidade essa obra serve como parâmetro para observar a sociedade.
Com isso, é necessário que o Ministério da Educação tenha em vista os malefícios causados e intervenha por meio de aulas de reforço, avaliando a situação dos alunos e oferecendo auxílio financeiro às famílias de alunos devidamente presentes. Dessa maneira, será possível começar a diminuir os malefícios causados simultaneamente à real presença destes indivíduos nas instituições. Além disso, podendo ser aproveitado para reformular as didática para uma rápida absorção dos estudantes.
CarlosRuas
Fiz uns apontamentos acerca de sua redação de acordo com as exigências propostas pelo ENEM.
A educação, segundo a ONU, é um dos direitos fundamentais do ser humano. Entretanto, no Brasil(vírgula) o seu acessível acesso(redundância) não é uma realidade e durante o início do período pandêmico, (ano de 2020), as segregações socioeconômicas foram agravadas. Ademais, o ensino público tradicional, principalmente, já carecia muito em relação ao setor privado, logo a problemática apenas agravou-se.(repetição do verbo agravar)
Em primeira instância, conforme as populações mais fragilizadas economicamente praticam em grande parte atividades braçais, segundo o livro “Manual Antirracista” da escritora e doutora Djamila Ribeiro, estas foram diretamente impactadas no primeiro semestre de 2020, segundo o jornal G1 (cuidado ao articular as ideias, trecho ficou um pouco confuso). Subsequentemente, a renda desta parcela populacional caiu e com isso os jovens e crianças destas famílias necessitaram realizar “bicos” para complementar a renda. De outro ponto, visando as complexidades presentes em sociedades neste período(vírgula) vídeos e matérias didáticos foram disponibilizados de maneira gratuita,como tentativa de ajudar esse público, como por exemplo a plataforma “Descomplica”.
Segundamente, tal como pode ser visto no livro “Tosco” as dificuldades contidas na vida de uma criança provinda de uma família sem estrutura socioeconômica, sendo um dos principais problemas abordados seus empecilhos sendo (mais redundância aqui) permanecer e obter um bom desempenho escolar. Dessa maneira, obtendo um olhar voltado a realidade essa obra serve como parâmetro para observar a sociedade.
Com isso (existem expressões melhores para iniciar a conclusão, como “Portanto”, “Destarte”, “Diante do exposto”, entre outras), é necessário que o Ministério da Educação tenha em vista os malefícios causados e intervenha (deixe a ação mais explícita, sugestão: “(…) intervenha na conscientização dos estudantes por meio de (…)”) por meio de aulas de reforço, avaliando a situação dos alunos e oferecendo auxílio financeiro às famílias de alunos devidamente presentes. Dessa maneira, será possível começar a diminuir os malefícios causados simultaneamente à real presença destes indivíduos nas instituições. Além disso, podendo ser aproveitado para reformular as didática para uma rápida absorção dos estudantes.
> Ponderações finais:
– Texto pecou na construção de alguns períodos;
– Algumas expressões ficaram redundantes;
– Erros de vírgula estão presentes;
– Apesar de o texto contar com repertórios socioculturais, faltou uma mais elaboração da relação deles com a problemática. Vale mais 1 repertório bem desenvolvido do que 3/4 mal explorados.
Notas:
Competência I: 120
Competência II: 160
Competência III: 120
Competência IV: 120
Competência V: 160
Nota final: 680
Madughzxx
Oii, vou corrigir sua redação!
Introdução: “acessível acesso” fica muito redundante, poderia substituir por “acesso apenas.
D1- ficou um pouco confuso a relação do livro com as informações do G1, faltou o uso de algum conectivo pra inteirar sua ideia de uma outra forma.
D2-“sendo um dos principais problemas abordados seus empecilhos sendo permanecer…”
Aqui tbm teve redundância e ficou confuso, você poderia ter feito da seguinte maneira
“Sendo um dos principais problemas abordados, empecilhos que permanecem”
Conclusão- Senti falta do modo, finalidade e detalhamento, sempre busque detalhar o seu ponto de vista e propondo ainda mais uma relevância pra ele, reforce sempre, é ótimo.
Nota geral : 670