Iniciante

Impactos da disseminação de fake news na sociedade brasileira

  • 0

A Revolução Industrial, ocorrida durante o século XIX na Inglaterra, foi criada com o objetivo de ampliar as novas máquinas e colaborou para a modernização técnica. Sob essa perspectiva, com o surgimento da tecnologia, há a criação da Internet como forma de encurtar distâncias e divulgar notícias. Contudo, surge também a disseminação de fake news no território brasileiro, que causam erros irreversíveis, como a persuasão das mídias comunicativas e julgamentos.

Em primeira análise, vale ressaltar a questão do papel da imprensa na sociedade. De acordo com a Escola de Frankfurt, as novas tecnologias têm grande poder de persuasão e corroboram para a alienação da população. Nesse sentido, as grandes mídias sociais têm alto poder de influência, principalmente no mundo cibernético, e funcionam para formar o pensamento e ideiais de cada indivíduo. Com isso, facilita para, também, formar ideias equivocadas quando há uma falsa notícia divulgada em alta quantidade.

Ademais, no ano de 2014, em uma cidade do interior do país, uma mulher foi acusada de sequestrar e abusar de crianças injustamente. Devido a esse problema, ela foi espancada até sua morte e, após isso, foi divulgado que tudo se passava de uma mentira. Dessa forma, a disseminação de falácias acarreta julgamentos sem comprovação e a ausência de empatia entre as pessoas, o que pode ocasionar doenças psicológicas, como a depressão, ou suicídios em indivíduos acusados sem provas.Sendo assim, a falta de conhecimento da verdade pode gerar grandes impactos na vida de cada cidadão.

Fica evidente, portanto, acerca da discussão dos impactos da fake news na sociedade brasileira. Logo, cabe ao governo, em parceria das mídias, criar campanhas nas redes sociais para  mostrar as consequências das falsas e ensinar a confirmar as notícias em sites de confiança a fim de conscientizar a população. Dessa modo, a revolução industrial poderá ser usada para o bem das futuras gerações.

Compartilhar

3 Correções

  1. INTRODUÇÃO: Repertório dentro do eixo temático, a ponte do repertório a tese ficou em elaborada e o posicionamento dos argumentos ficou bem linear. Em geral, tudo certo!

    D1: Comece com o seu tópico frasal, com a retomada de tese e argumento 1, ao invés de começar com repertório. Seu p1 ficou um pouco curto, tente aumentar um pouco da próxima vez. Repita o tema!

    D2: Comece com o seu tópico frasal, com a retomada de tese e argumento 1, ao invés de começar com repertório. Seu p1 ficou um pouco curto, tente aumentar um pouco da próxima vez. Repita o tema!

    CONCLUSÃO: Faltou o meio da primeira solução e faltou a segunda solução TODA (agente, ação e finalidade)!!

    • 1
  2. INTRODUÇÃO: Possui repertório, e você também soube contextualiaza-lo com o tema. Apresentou as teses de forma clara. BOM USO DE CONECTIVOS!
    D1: Retoma a tese e usa repertório. Contextualiza, mas acho que poderia aprofundar um pouco mais sobre o porquê que a mídia tem esse poder. Fechou o 2 paragrafo concluindo as ideias
    D2: Não é recomendado começar o paragrafo com o repertorio, além de que você falou muito dele. Apesar disso, desenvolveu sua ideia.
    CONCLUSÃO: Possui os 5 elementos e fecha retomando ao repertório.

    • 1
  3. lém disso, a problemática encontra terra fértil no individualismo e na falta de empatia. Isso é devido ao fato de que as leis são pouco ríspidas e pouco aplicadas de maneira correta. Na obra “Modernidade Líquida”, Zygmunt Bauman defende que a pós-modernidade é fortemente influenciada pelo individualismo. Em virtude disso, há, como consequência, o aumento exponencial de jovens com danos mentais em avançado estado. Assim, essa liquidez que influi sobre a questão da divulgação de imagens não concedidas funcionando como um forte empecilho para sua resolução.

    Portanto, são necessárias medidas capazes de resolver o bullying virtual. Para isso, é imprescindível que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), por intermédio de contenção e repressão a tais atos tomem as devidas atitudes, de modo a erradicar ações ‘on-line’ criminosas. Assim, será consolidada uma sociedade em que o Estado desempenha corretamente seu papel social, bem como o Brasil andará rumo à ordem e ao progr

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.