O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8.069/1990, assegura direitos fundamentais ao público alvo, dentre eles está o direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, visto que tais direitos irão garantir um desenvolvimento sadio e harmonioso à esses sujeitos. Em contrapartida, a prática educacional em escolas brasileiras que minimizam, ou não oportunizam, projetos culturais causa diversos impactos prejudiciais na vida de seus alunos a curto e a longo prazo, a saber, respectivamente: impede que habilidades sejam ampliadas e desenvolvidas e torna-os futuros indivíduos com falta de criticidade sobre o mundo.
Desse modo, as implicações instantâneas da falta de cultura nas escolas se deve ao fato da criança ou adolescente ser impedido de desenvolver habilidades e conhecimentos. Tal pois, segundo o pensador Vygotsky, um grande contribuidor para as teorias de aprendizagem na área da psicologia e educação, o sujeito se desenvolve de acordo com as interações que faz com seu meio. Sob essa ótica, na medida em que a criança ou adolescente esteja imerso à demanda diversa de arte, literatura, movimentos sociais, terá mais chances de descobrir potencialidades e desenvolvê-las. Para tanto, faz-se necessário uma mobilização política que fomente tais práticas nas escolas.
Ademais, em uma perspectiva desfavorável, uma criança ou adolescente que, durante a vida escolar, não teve oportunidades de participar de movimentos culturais tem grandes probabilidades de se tornar um adulto com pouca capacidade de crítica social. Um dos princípios do ensino, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (nº 9394/96), é o de liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber. De fato, esse ensino busca preparar o sujeito para o exercício da sua cidadania, o qual, será deficiente caso o cultura não esteja presente no tempo escolar. Tempo esse, em que se desenvolve pensamentos, criticidades sobre as mazelas do mundo e do país, entre outros conceitos. Desse modo, a carência de oportunidades culturais acarreta em grandes possibilidades de um ensino crítico defasado.
Portanto, a ausência de projetos culturais nas escolas brasileiras precisa ser revertida. Para isso, cabe ao Ministério da Educação, órgão governamental responsável pelas políticas públicas educacionais, realizar formações acadêmicas com diretores e dirigentes escolares, de modo a fomentar práticas educativas que assegurem o que já determinado nas citadas leis. Além disso, é preciso que o mesmo órgão supracitado invista em repasse de recurso financeiro para tornar tais práticas possíveis. Desse modo, as escolas irão assegurar o acesso à cultura já previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.
Bárbaraborg
C4-> 120 ” Desse modo” não é conectivo para iniciar parágrafo (dica: Em primeiro lugar, Diante desse quadro).
Seria bom utilizar um conectivo no repertório da D2 (Acerca disso,…)
Muita repetição de palavras, inclusive vc usou demais o conectivo ”desse modo”.
C1-> 160 D2: ” …sujeito para o exercício da sua cidadania, o qual, será’…’ ”A” qual é o correto. ‘… caso o cultura…’ a cultura .
‘…tempo escolar. Tempo esse, em que se desenvolve pensamentos, criticidades sobre as mazelas do mundo e do país, entre outros conceitos…’ o ideal não seria separar essas frases, uma dica é só colocar uma vírgula e continuar, por exemplo: tempo escolar, em que se desenvolve pensamentos…
Na conclusão: ‘… assegurem o que já determinado…’ faltou um ”é”.
C2- 200 ambos os seus repertórios estão contextualizados e são bem usados.
C3-> 80/120 teve falhas no projeto de texto, no final da introdução vc usa a falta de habilidades como impacto. já no início da D1 está usando com uma causa e acaba meio sem sentido, a falta de cultura se deve ao mal desenvolvimento de habilidades?. Além disso, as informações da sua redação ficaram mal organizadas, vc escreveu bem suas ideias são boas, mas tem que organizar melhor suas causas com os argumentos e consequências.
C5-160 faltou o modo/meio, vc poderia no ligar de ”Além disso” ter colocado mediante ou por meio, já garantiria 200 na C5.
Dicas/problemas gerais: Na introdução você poderia deixar a tese mais explícita isolando ela em um parágrafo.
Quando o tema se baseia em ”impactos” pode usar tbm as causas do problema: como no caso:pq as escolas não tem projetos culturais? e ai falar as consequências que seriam os impactos.No seu caso, na D1 vc usou um repertório ótimo para falar sobre a influência do meio social e seus argumentos apontaram para isso tbm, seria uma boa ter sido esse sua causa.
No D1 você acaba dando uma solução rápida que faz sentido, mas não condiz com o restante do parágrafo, por exemplo, se vc tivesse citado a negligência do governo como causa faria maior sentido ter usado essa estratégia. Para melhor argumentação, seria bom utilizar uma solução que condiz com seu argumento, por exemplo: maior atenção da sociedade com a leitura, etc.
Espero te ajudar de alguma forma, parabéns pela redação!!!!!
ericatonon123
Muito obrigada pela sua excelente correção.
para esclarecimento: na parte do D2: ” …sujeito para o exercício da sua cidadania, o qual, será’…’ ”o qual” se refere ao ensino.
Matheus1021
Boa noite, parabéns pela redação!
No entanto, algumas observações:
– Desse modo” não é conectivo para iniciar parágrafo, recomendaria “Diante desse cenário” “Ademais” e entre outros
– na conclusão faltou 2 agentes (modo e meio)
– alguns erros ortográficos
– houve repetições de palavras
– faltou mais detalhamento nos desenvolvimentos, pois, tem as mesmas linhas que a introdução, a primeira parte da redação é recomendado ser a mais pequena em questão de linhas