Iniciante

Impactos ambientais: qual o preço do desenvolvimento?

  • 1

Em meados do século XVIII, na Inglaterra, teve início a chamada Revolução Industrial, a qual afetou enormemente a vida das pessoas, bem como de toda a sociedade. Esse evento, na medida em que proporcionou grandes desenvolvimentos, também impactou negativamente o meio ambiente, pelo fato dos recursos naturais demandados. Paralelo a isso, hodiernamente, no Brasil, fatos como a pecuária e o alto consumo social afetam o meio de forma parecida. Logo, cabe levantar propostas que possam reduzir esses impasses.

Inicialmente, é bom ressaltar que a pecuária é um dos fatores que mais afetam negativamente o meio no país. Conforme ficou destacado no filme “A conspiração da vaca”, essa prática de cultivo de animais, principalmente do gado, é a maior causa do desmatamento de florestas – como a Amazônica, por exemplo –, pois são necessários muitos metros quadrados para abrigar a “refeição” da população. Destarte, é importante destacar a relevância da alimentação da sociedade, pois muitos estão alienados de como seus hábitos podem impactar o ambiente.

Ademais, é de suma importância analisar a questão do consumismo. Segundo o filósofo José Ortega y Gasset, a sociedade capitalista está repleta de pessoas muito parecidas, os “homens massa”, os quais seguem um padrão em comum: o alto consumo. Nesse sentido, com essa prática sendo vigente, uma grande quantidade de lixo é gerada, o que afeta o meio quando há negligência, como no Brasil. Logo, embora tal conduta seja necessária para o desenvolvimento do país, é imprescindível que o Estado aja, para que um avanço sustentável seja possível.

Portanto, é quase indubitável que medidas precisam ser feitas para reduzir esses efeitos negativos ao meio ambiente. Para isso, cabe à ONG’s ambientais, como a SOS Mata Atlântica, se utilizarem das mídias para alertar a população da necessidade de hábitos alimentares mais sustentáveis, através de anúncios que chamem a atenção do público, a fim de que a sociedade repense e diminua do cardápio carne bovina. Já o Estado deve investir em sistemas de tratamento de lixo, como aterros sanitários, para diminuir as consequências do consumismo. Então, assim, os impactos causados pelo país, na atualidade, possam estar cada vez mais distantes do que o fez a Revolução Industrial.

Compartilhar

2 Correções

  1. Perfeito a introdução
    TROQUE QUALQUER CONECTIVO NO PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO , POR – DIANTE DESSE CENÁRIO…- CONSELHOS DE UMA PESSOA Q JÁ FOI PROFESSORA DA BANCA…
    DES 1 TOP TOP
    DESE 2 , COMPLETO
    CRASE INADEQUADA ANTES DE ONG
    CONCLUSAO NÃO SE ANALISA DUAS PROPOSTAS, ENT SERIA ANALISADA A PRIMEIRA QUE NO CASO FALTA O DETALHAMENTO.
    COMP1: 160
    COMP2: 200
    COMP3: 200
    COMP4:200
    COMP5:160
    ………..Perfeito a introdução
    TROQUE QUALQUER CONECTIVO NO PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO , POR – DIANTE DESSE CENÁRIO…- CONSELHOS DE UMA PESSOA Q JÁ FOI PROFESSORA DA BANCA…
    DES 1 TOP TOP
    DESE 2 , COMPLETO
    CRASE INADEQUADA ANTES DE ONG
    CONCLUSAO NÃO SE ANALISA DUAS PROPOSTAS, ENT SERIA ANALISADA A PRIMEIRA QUE NO CASO FALTA O DETALHAMENTO.
    COMP1: 160
    COMP2: 200
    COMP3: 200
    COMP4:200
    COMP5:160
    Perfeito a introdução
    TROQUE QUALQUER CONECTIVO NO PRIMEIRO DESENVOLVIMENTO , POR – DIANTE DESSE CENÁRIO…- CONSELHOS DE UMA PESSOA Q JÁ FOI PROFESSORA DA BANCA…
    DES 1 TOP TOP
    DESE 2 , COMPLETO
    CRASE INADEQUADA ANTES DE ONG
    CONCLUSAO NÃO SE ANALISA DUAS PROPOSTAS, ENT SERIA ANALISADA A PRIMEIRA QUE NO CASO FALTA O DETALHAMENTO.
    COMP1: 160
    COMP2: 200
    COMP3: 200
    COMP4:200
    COMP5:160

    • 0
  2. Impactos ambientais: qual o preço do desenvolvimento?
    (Correção feita por Guilherme Moras, sem plágios)

    Em meados do século XVIII, na Inglaterra, teve início a chamada Revolução Industrial, a qual afetou enormemente a vida das pessoas, bem como de toda a sociedade. (ótimo!) Esse evento, na medida em que proporcionou grandes desenvolvimentos, também impactou negativamente o meio ambiente (, – não necessitaria dessa vírgula aqui) pelo fato dos recursos naturais demandados. Paralelo a isso, hodiernamente, no Brasil, fatos como a pecuária e o alto consumo social afetam o meio de forma parecida. (desenvolve mais aqui na transição, aprofunda um pouco. Ótima introdução, mas cuidado com o contexto histórico muito utilizado.) logo, cabe levantar propostas (acho que esse comando, isso aqui, direciona mais para conclusão e não o desenvolvimento 1 e 2. Norteie mais quanto à orientação que será dada para tal) que possam reduzir esses impasses.

    1º ponto: o tema é “impactos”, ou seja, consequências ambientais, não era sobre “causas”, perderia pontos talvez nisso. Pois, logo de cara, sua análise é sobre pecuária (algo que problematiza o meio ambiental) e o alto consumo (que também afeta a cadeia e roda de produção ambientalista). Fuga de tema seria? Eu não posso dar garantia, mas tenha atenção! Vou continuar corrigindo mesmo assim.

    Inicialmente, é bom ressaltar que a pecuária é um dos fatores que mais afetam negativamente (palavra “negativamente” repetida e perto do parágrafo 1, cuidado com a simetria e estética pra correção) o meio no país. Conforme ficou destacado no filme “A conspiração da vaca” (“A conspiração da Vaca: O Segredo da Sustentabilidade” ou, que seria melhor por vias de credibilidade e de reconhecimento internacional, “Cowspiracy”), essa prática de cultivo de animais, principalmente do gado, é a maior causa do desmatamento de florestas – como a Amazônica, por exemplo –, pois são necessários muitos metros quadrados para abrigar a “refeição” da população. Destarte, é importante destacar a relevância da alimentação da sociedade, pois muitos estão alienados (poderia usar outra palavra menos danosa ao ato) de como seus hábitos podem impactar o ambiente.

    2º ponto: aqui poderia dar maior profundidade e recolha de uma seleção mais enxuta, o D1 tá bom, mas poderia tornar melhor na proporção que põe certas coisas e exclui outras, no entanto, adorei o posicionamento vigente aqui sobre pecuária, cowspiracy e a necessidade de uma população mais entendida sobre os impactos que ela mesma promove no meio ambiente. Poderia até ser usado também o discurso da Pegada Ecológica, como forma de desenvolvimento a ideias inovadoras sobre o processo de contribuição e mobilização ambiental)

    Ademais, é de suma importância analisar a questão do consumismo (tópico frasal leve e direto, desenvolva e ponha um mais chamativo e rígido, quanto mais atenção você “rouba” do corretor, mais crédito terá). Segundo o filósofo (espanhol, é importante especificar. Ou ativista político, ou também jornalista espanhol… Enfim, só uma dica.) José Ortega y Gasset, a sociedade capitalista está repleta de pessoas muito parecidas, os “homens massa”, os quais seguem um padrão em comum (não sei se ficou muito entendido aqui, se é padrão é comum, não? Ou queria apontar que é algo “padrão” dentro de um “comum”?): o alto consumo. Nesse sentido, com essa prática sendo vigente, uma grande quantidade de lixo é gerada, o que afeta o meio quando há negligência, como no Brasil. Logo, embora tal conduta seja necessária para o desenvolvimento do país, é imprescindível que o Estado aja (, – poderia dispensar essa vírgula) para que um avanço sustentável seja possível.

    Portanto, é quase indubitável que medidas precisam ser feitas para reduzir esses efeitos negativos ao meio ambiente. Para isso, cabe à (às, “ONG’s” no plural) ONG’s ambientais (de cunho ambiental, de eixo ambiental…), como a SOS Mata Atlântica, se utilizarem (utilizarem-se) das mídias para alertar a população da necessidade de hábitos alimentares mais sustentáveis, através de anúncios que chamem a atenção do público (de que forma seriam feitos esses anúncios? Quais seriam as medidas e os procederes? Especifique mais), a fim de que a sociedade repense e diminua do cardápio carne bovina (Por que não ter um posicionamento de tomadas como a Pegada Ecológica, como forma de trazer a necessidade desse repensar tão imprescindível para o futuro das gerações?). Já o Estado (ademais/além disso) deve investir em sistemas de tratamento de lixo, como aterros sanitários, para diminuir as consequências do consumismo (já se tem tal posicionamento, no entanto é necessário maior implementação e fiscalização, além disso, convidar a comunidade em projetos mobilizadores de reutilização e reciclagem, contribuindo como exercício cidadão que garanta a legitimidade do processo). Então, assim, os impactos causados pelo país, na atualidade, possam estar cada vez mais distantes do que o fez (aconteceu com a época da Revolução.) a Revolução Industrial.

    C1 – 160, erros bobos de vírgula, crase, palavras repetidas e articulação na coesão

    C2 – 140 (gosto dos pontos temáticos que foram postos e gostei da escolha em comentá-los, no entanto não houve compreensão à proposta pedida)

    C3 – 160 (acredito que ainda possa trabalhar mais para amarrar algumas coisas e posicionamentos que deixam abertos muitas oportunidades de diálogo e espaço para falhas, além da compreensão ao tema)

    C4 – 180 (ótima seleção coesiva, mas ficar atento aos sinônimos muito próximos)

    C5 – 140 (por mais que a ideia fosse interessante, precisa ser mais detalhada e inovadora ao lance da tematização proposta, averiguando conduções nocentes que transmitam a severidade da questão. Além disso, faltou expressar o meio e um ótimo detalhamento.)

    A nota é 780.
    OBS: se for mesmo o que eu acredito que tenha acontecido, a não compreensão do tema, houve fuga, então perderia pontuação sobre isso ou pior. Porém, estou me atentando mesmo assim ao crédito do que você fez. Espero que dê tudo certo e estou na torcida para sua melhor construção.

    Desde já, a nota é representativa, visto que não tenho autoridade para encarregar uma nota. No entanto, ponho algo que vejo ser próximo a minha concepção da redação. Parabéns pela pontuação, boa sorte e que venham ótimos resultados! Sucesso e rumo ao 1000!

    Se gostou da minha correção, agradeceria muito se a adicionasse como uma melhor ou melhores, pois ajudaria e me daria retorno quanto às correções. Guardo esse tempinho aqui na plataforma para poder ajudar outras pessoas e me ajudar no processo também. Enfim, gratidão!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.