IMPACTOS AMBIENTAIS DO CONSUMO NO SÉCULO XXI

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De acordo com o artigo 225 da Constituição Federal brasileira, o meio ambiente ecologicamente equilibrado deve ser preservado por todos, para as presentes e futuras gerações. No entanto, o consumo no século XXI aumenta cada vez mais, assim, causando graves impactos ambientais. Nesse sentido, cabe analisar a ausência educacional sobre o meio ambiente e o consumismo exagerado dos indivíduos, como intensificadores de tal dilema.

Diante desse cenário, a falta de educação sobre o meio ambiente leva a graves consequências. Segundo o filósofo Paulo Freire, “A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo”. Nesse ínterim, fica evidente que a educação faz toda a diferença no mundo, logo a ausência educacional existente sobre o meio ambiente, faz com que a população não consigo transformar o mundo como afirma freire, assim, levando a graves impactos ambientais, como a poluição do solo e da água. Desse modo, enquanto esse assunto não for abordado seriamente, o meio ambiente continuará sofrendo graves danos.

Ademais, o consumismo exagerado dos cidadãos colabora para o desequilíbrio ambiental. Conforme o filósofo Zigmunt Bauman “O problema não é consumir: é o desejo insaciável de continuar consumindo”. Nesse hiato, sabe-se que algumas pessoas não conseguem controlar o desejo de consumir bens, tornando-se um problema como afirma Bauman, e esse empecilho faz com que os lixos sobre a atmosfera causem um grande desequilíbrio ambiental. Dessa maneira, se os indivíduos continuarem a consumir exageradamente, o meio em que se vive não será saudável.

Infere-se, portanto, que medidas são necessárias para sanar os impactos ambientais do consumo no século XXI. Nesse contexto, cabe ao Governo, mais precisamente o MEC, abordar na grade curricular das escolas uma disciplina que aborde sobre o meio ambiente e os impactos causado a ele, por meio de mais investimento na população, a fim de que as pessoas conheçam mais sobre esse assunto e se conscientizem. Além disso, os “blogueiros”, principais intermediadores das redes sociais, devem criar campanhas que incentivem as pessoas a consumirem de uma maneira moderada, mediante “posts” e vídeos em seus perfis, com o intuito de diminuir o consumismo sem necessidade. Desse modo, o artigo 225 seria efetivado.

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2 Correções

  1. Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta (120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (200 )

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos (200)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação (160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema (160)
    Nota:840
    Continue assim 😘

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  2. “assim, causando” – sem vírgula
    “consigo” – consiga “freire” – Freire

    Observações
    Procura desenvolver argumentos, mais no seu texto, ele está aparecendo muito dissertativo mais pouca argumentação, relacionar melhor os repertórios/desenvolvelos e estruturar melhor sua proposta de intervenção. Ademais, possui alguns erros gramaticais e ortográficos mas isso será melhorado com a prática boa sorte!!

    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. C1 120

    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. C2 80

    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.C3 160

    Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos C4 160

    Elaborar bem a proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.C5 160

    680.

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