Impactos ambientais do consumo

  • 0

O filósofo contemporâneo Adorno afirma que é necessária a consciência crítica, um pensamento que falta à sociedade no cuidado com a natureza. A mídia, que exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos modernos, fermenta uma pressão e incentivo ao consumismo cada vez mais fortes, que destrói nosso livre arbítrio e, consequentemente, nos faz destruir o meio ambiente e o tempo que ele tem para se renovar.

Sob essa problemática, convém enfatizar que, conforme o Instituto Akuta, 76% das pessoas no Brasil não praticam consumo consciente. O processo para esse resultado? O relacionamento intrínseco que os meios midiáticos compartilham com o nosso ser, enraizando em nossa mente a necessidade da compra. Somos alienados para não pensar duas vezes em buscar o novo, simplesmente por ser novo, e jogas fora o velho, apenas por não ser mais a novidade.

Por conseguinte, a ação de jogar no lixo o que ainda pode ser utilizado gera um desgaste de energia constante para a natureza. O ciclo de utilizar mais recursos do que o meio ambiente consegue produzir nunca acaba, pois, se questionar sobre o dano que causamos à natureza exige um olhar mais crítico, um cuidado maior; faz a maioria optar pelo mais fácil, jogando junto ao lixo, a ideia de que existem maneiras de consumir com consciência.

Fica evidente, portanto, que o consumismo destrói nossa natureza com auxílio da disseminação das propagandas nos veículos de comunicação. Diante desse cenário, é necessário que a mídia, a qual utiliza de muitas propagandas para estimular o consumismo, também realize campanhas publicitárias, incitadas pelo Ministério das Comunicações em conjunto ao Ministério do Meio ambiente, com incentivo a adoção de princípios e estratégias voltadas à proteção e recuperação do meio ambiente, para que ao final de tudo, sejamos alienados para saber cuidar e não somente comprar.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, espero que ajude. Parabéns e continue escrevendo :)

    INTRODUÇÃO:
    O filósofo contemporâneo Adorno afirma que é necessária a consciência crítica, um pensamento que falta à sociedade no cuidado com a natureza. A mídia, que exerce uma enorme influência na vida dos indivíduos modernos, fermenta uma pressão e incentivo ao consumismo cada vez mais fortes, que destrói nosso livre arbítrio e, consequentemente, nos faz destruir o meio ambiente e o tempo que ele tem para se renovar. [1]
    [1] Sua tese poderia estar mais explícita.

    D1:
    [2] Sob essa problemática, convém enfatizar que, conforme o Instituto Akuta, 76% das pessoas no Brasil não praticam consumo consciente. O processo para esse resultado? O relacionamento intrínseco que os meios midiáticos compartilham com o nosso ser, enraizando em nossa mente a necessidade da compra. Somos alienados para não pensar duas vezes em buscar o novo, simplesmente por ser novo, e jogas fora o velho, apenas por não ser mais a novidade. [3]
    [2] Não se esqueça do tópico frasal, ele é extremamente importante para a construção do seu texto.
    [3] Você utilizou uma linguagem com muitas marcas de informalidade. Além disso, acho que poderia aprofundar mais seu argumento.

    D2:
    Por conseguinte, a ação de jogar no lixo o que ainda pode ser utilizado gera um desgaste de energia constante para a natureza. [4] O ciclo de utilizar mais recursos do que o meio ambiente consegue produzir nunca acaba, pois, se questionar sobre o dano que causamos à natureza exige um olhar mais crítico, um cuidado maior; faz a maioria optar pelo mais fácil, jogando junto ao lixo, a ideia de que existem maneiras de consumir com consciência. [5]
    [4] Insira um conectivo.
    [5] Poderia explorar mais suas ideias. Novamente, apresentou alguns desvios gramaticais e marcas de informalidade. Também senti falta de um repertório.

    CONCLUSÃO:
    Fica evidente, portanto, que o consumismo destrói nossa natureza com auxílio da disseminação das propagandas nos veículos de comunicação. Diante desse cenário, é necessário que a mídia, a qual utiliza de muitas propagandas para estimular o consumismo, também realize campanhas publicitárias, incitadas pelo Ministério das Comunicações em conjunto ao Ministério do Meio ambiente, com incentivo a adoção de princípios e estratégias voltadas à proteção e recuperação do meio ambiente, para que ao final de tudo, sejamos alienados para saber cuidar e não somente comprar. [6]
    [6] Você não explicitou a forma que a ação será realizada. Achei essa última frase muito longa, tente dividir mais seu parágrafo.

    NOTAS POR COMPETÊNCIA:
    [1] 160
    [2] 160
    [3] 120
    [4] 160
    [5] 160
    Total: 760

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.